sábado, 24 de agosto de 2013

DEIXE AS COISAS SEGUIREM SEU CURSO

DEIXE AS COISAS SEGUIREM SEU CURSO

As pessoas têm um quase instintivo pavor de que, a não ser que “pensem” e “mantenham o controle das coisas”, elas esquecerão algo importante e as coisas se tornarão erradas. Na realidade, nem a quarta parte dos pensamentos que enxameiam nossas mentes preocupadas é funcional. O resto (3/4) soa pensamentos “gafanhotos”. Se as condições são tais para que certa ação seja tomada, anos de condicionamento assegurarão que o impulso ocorra e a melhor maneira é ficar tranqüilo e concentrado, em vez de submerso numa enxurrada de memórias, esperanças, aborrecimentos e preocupações.
Confiar na Lei do Karma, na Lei do Condicionamento, ver as coisas tomando lugar, seguro na realização de que “esta agindo por meu intermédio”, “e sou apenas o instrumento”, é muito mais feliz e concentrada maneira de viver. Naturalmente a resistência do apego e o véu do sentimento errôneo de “estou agindo” causam o fluir dos pensamentos de forma indisciplinada. Maior concentração traz paz, liberdade de emoções errôneas, claro julgamento e senso real de bem-estar. Matai os dois gigantes que habitam na selva das nossas mentes: o Desejo (TANHA) – através da paz e liberdade de ansiedade e emoções maléficas e a ignorância (AVIJJA) – desaparecem pela claridade da visão e a crescente consciência da verdade do não – ser (ANATTA). “Isto não é meu! Isto não é o que sou! Esta não é a minha natureza real”.
Em outras palavras: “Estes objetos nada tem a ver comigo”. “De maneira alguma tocam meu verdadeiro ser”. “Eu não sou quem faz estas ações”. É a ignorância que nos faz identificar com “nossas” ações e toma a responsabilidade delas em nossos ombros. Desta forma nos amarramos à Roda do Condicionamento. A constante Concentração na Sabedoria nos libera! Ou melhor, mostra que nunca estivemos presos, exceto em PENSAMENTO!
Referência:
A Paz ao Alcance de todos – (Smrtypasthana Shastra) de Bikku Mangalo

Participe das nossas Oficinas de Meditação e dos nossos grupos de estudos entre em contato pelo e-mail: saliladeva@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário