sábado, 1 de junho de 2013

GANESH GAYATRI MANTRA

 Ganesh Gayatri Mantra
Gayatri é uma forma de métrica védica de três linhas especiais normalmente utilizadas em Mantram (Plural da palavra Mantra). Mantram são sons de poder que invocam uma Divindade. Estes sons quando entoados corretamente focam a nossa consciência com a energia que a Divindade representa. Abaixo seguem alguns exemplos de Gayatri que costumam ser recitados em Poojas e Yajnas, formas rituais descritas nos Vedas.
Estes Mantram podem ser recitados usando o Japamala (rosário indiano, feito de cristais, sementes, ossos ou outros materiais naturais e tem 108 contas), são muito poderosos e devem ser entoados acompanhando a respiração, ou de acordo com o ensinamento de um Mestre ou Guru de forma que a pessoa possa obter seus benefícios.
Ganesh Gayatri
Ganesh é filho de Lord Shiva e de sua consorte a Deusa Parvati. Segundo os textos sagrados, Ganesh é o Deus responsável pela remoção dos obstáculos, por ter copilado o Bhagavad Gita ditado pelo sábio Vyasa é conhecido como Deus do Conhecimento ou Deus dos estudantes entre tantas outras características e poderes.
Aum Ekadantaya Vidmahe
Vakratundaya Dhimahi
Tanno Dantih Prachodayat
“Dedicamos nosso pensamento ao Senhor das presas de elefante. meditamos n’Aquele que tem o tronco curvado. Que Suas presas guiem-nos no caminho certo.”
Ganapati Upanishad
As Upanishads são uma parte das escrituras denominadas de Shruti, textos sagrados indianos e fazem parte do Vedanta. Ela discutem principalmente meditação e filosofia e são profundamente respeitadas por serem consideradas instruções religiosas. Cada Upanishad foi escrita por um Rishi, num total de 123 livros sendo 12 as consideradas mais básicas para os estudiosos.
Na Ganapati Upanishad encontramos o seguinte Gayatri:
Aum Tatpurushaya Vidmahe
Vakratundaya Dhimahi
Tanno Dantih Prachodayat
“Dedicamos nosso pensamento para a Pessoa Suprema. Meditamos sobre Aquele que tem o tronco curvado. Que Suas presas guiem-nos no caminho certo”.
Narayana Upanishad
Aum Tat Karataya Vidmahe
Hasti Mukhaya Dhimahi
Tanno Dantih Prachodayat
“Dedicamos nossos pensamentos ao Senhor Misterioso. Meditamos sobre seu rosto de elefante. Que Suas presas guiem-nos no caminho certo”.
Maitrayani Samhita (2,6-9)
Aqui encontramos uma coleção de Mantram para Ganesh.  Os Mantram de Ganesh são considerados Siddhi Mantram, e cada Mantra devidamente entoados se conectam com certos poderes de Ganesh, e devem ser entoados com uma respiração rítmica, fervorosa devoção, intenção sincera e que não seja para desejar mal a ninguém.
De um modo geral, os Mantram de Ganesh produzem bons resultados, afastam o mal, abençoam o devoto sincero com abundância, prosperidade, remoção de barreiras, sabedoria, conhecimento, prudência e sucesso.
Em uma casa dedicada a Ganesh, espíritos malignos não conseguem entrar, nem perturbar a mente do devoto que entoa Mantram de Ganesh. Os Mantram de Ganesh podem ser usados para equilibrar os Cakras, pois Ganesh reside no primeiro Cakra – Muladhara, além de manter a consciência livre dos sinais de depressão, confusão, ciúme, raiva, ódio, medo, pensamentos perturbadores, e outras emoções negativas.
Algumas dicas para quem quer entoar Mantram de Ganesh e outros também. Fazer suas obrigações diárias pela manhã e tomar banho, vestir roupas claras, dê preferência branca ou as cores da Divindade, e o número de japas ou recitações do mantra. Alguns Mantram devem ser recitados por milhares de vezes num prazo determinado.
Algumas Divindades requerem Japamalas com sementes específicas, por exemplo, para Shiva dedicamos Mantram no Japamala de sementes de Rudraksha, Lakshmi a Deusa de Riqueza prefere os Japamalas de sementes de Lotus, no mínimo deve-se fazer um Japamala (uma volta de 108 contas). Sentar em lugar arejado, calmo, procurar conhecer a direção da Divindade, se possível acender uma lamparina de Ghee ou incenso, deve-se escolher um horário fixo (se possível) e no mínimo de 21 dias e alguns podem ser feitos por no Maximo 40 dias, na dúvida procure um Mestre ou um Professor de Mantra. Fazer um Pranayama por alguns minutos. Esta dedicação chama-se Upasana – meditação intensa que traz Siddhis ou poderes espirituais. Mas devo lembrar que para adquiri-los não basta entoar, é preciso, perseverança, dedicação, fé e disciplina.
Outro fator importante deve-se entoar Mantram somente para cura, pedidos altruístas, benefício da humanidade, por exemplo. Abuso do poder do Mantra e mau uso do Siddhi atraem a maldição dos Asuras (espécies de demônios citados nos Vedas). 
Aum Gam Ganapataye Namah
Este mantra é encontrado no Ganapati Upanishad. Pode-se usá-lo quando estiver para fazer uma viagem, iniciar um novo curso ou ir para uma nova escola, uma nova carreira ou um novo trabalho. Também quando for assinar um contrato ou realizar algum negócio licito para que os obstáculos sejam removidos e tudo seja um sucesso.
Aum Shree Gam
Excelente para educação, remoção de obstáculos em todas as áreas. Aumenta a memória, excelente para quem for fazer exames, vestibulares e concursos.
Aum Vakratundaya Hum
Este mantra se encontra no Ganesha Purana e é dito ser muito poderoso. Quando os caminhos parecem tortuosos, desanimados, deprimidos ou negativos, seja em que nível for, Ganesha é chamado para endireitar os caminhos. Pode se r traduzido como “Não se atrase meu Senhor em endireitar meu caminho”. Também é utilizado para afastar demônios ou espíritos malignos. É bom para problemas de Medula Óssea, problemas de coluna vertebral, e o numero mínimo de entoação de 10 Japamalas por dia.
Aum Kshipra Prasadaya Namah
Kshipra é uma palavra sânscrita que significa – instantânea. Se algum perigo ou uma energia negativa estiver vindo e o devoto não souber como evitar a situação, deve entoar japas até sentir que seu pedido foi atendido, a resposta costuma ser  rápida e purifica a alma.
Aum Shreem Hreem Kleem Glaum Gam Ganapataye Vara Varada Sarva Janamme Vashamanaya Swaha
Neste Mantra aparecem os Beejas Mantram – sons sementes, cada Divindade tem um ou mais Beejas Mantram, sons específicos porém sem tradução, alguns Beejas servem para muitas Divindades outros são exclusivos como Gam ou Glaum que são específicos de Ganesh.
Aum Sumukhaya Namah
São muitos os significados, entre eles o pedido para se ter uma alma bonita, um espírito puro. Ao usar este Mantra na meditação a beleza surge de muitas maneiras em nossa vida e junto dela um profundo sentimento de paz que aparece nos olhos e nas palavras.
Aum Ekadantaya Namah
Ekadanta é a palavra sânscrita que se refere à presa do elefante.  Quando Ganesh estava copilando o Bhagavad Gita, Ele quebrou uma presa para usar como caneta. Para muitos estudiosos ter uma presa só significa a quebra da dualidade, e quem mantém em mente este espírito de unidade e devoção sincera pode ser capaz de conseguir tudo.
Aum Kapilaya Namah
É um mantra que eleva a criatividade. Kapila significa vermelho em sânscrito e é também o nome de um Rishi muito importante, sendo considerado o compilador da filosofia Samkhya. Outro significado para a palavra é – desejo de vaca ou vaca da abundancia – isso significa que quem entoa este mantra com devoção sincera pode tornar realidade tudo o que deseja. Principalmente os desejos de cura dos outros.
Aum Gajakamikaya Namah
As orelhas do elefante estão sempre abanando, o que simbolicamente significa que as pessoas falam demais, e por isso o devoto pode não estar recebendo as informações que são realmente importantes. Por isso é um Mantra importante para quem quer desenvolver a capacidade de ouvir a voz de Deus, dos Profetas e Sábios, anjos ou ancestrais. É a capacidade de desenvolver  o ouvido interno.
Aum Lambodaraya Namah
É o mantra para ser entoado quando o devoto quer se sentir como o Universo. Ou que todos os Universos estão dentro de você, assim como a árvore inteira está na semente, o Universo inteiro está no som da criação – AUM ou OM, e que manter a consciência no som OM faz o devoto sentir que ele é o devoto. Se o devoto perceber-se uno com o Universo, a cada dia, a graça de Deus virá e então haverá a Paz Universal.
Aum Vikataya Namah
O significado deste Mantra é perceber este mundo como um sonho ou um drama. Ver este mundo como um drama criado pelo ego, pode manter-nos como uma peça do jogo e não como o jogador. Este mantra é para ser entoado para manter a consciência sobre a Verdade por trás do sonho.
Aum Vighna Nashanaya Namah
Este Mantra invoca Ganesh para remover cada obstáculo na vida do devoto e em suas obras. Através da meditação constante sobre este Mantra, todos os obstáculos e toda energia bloqueada nos corpos são liberados.
Aum Vinayakaya Namah
Vinayakaya é o mundo de ouro de Ganesh. Entoando este Mantra a vida do devoto terá uma idade de ouro, em todos os aspectos, no trabalho, na saúde, na família. Vinayakaya significa que as coisas ficam sob controle. Vinayakaya significa o Senhor dos Problemas.
Aum Dhumraketuve Namah
Nos Vedas o cometa Halley é chamado de Dhumraketu. E os textos dizem que sempre que este cometa aparece não há medo nem terror. E assim como o cometa afasta todo o mal, os mestres dizem que os devotos que tem sabedoria para enfrentar tudo ao fazer a passagem vai para mundo superiores. Este Mantra deve ser entoado por aqueles que querem superar o mal do mundo e substituí-la pela Paz Universal.
Aum Ganadhyakshaya Namah
È um Mantra importante para aqueles que trabalham com grupos, ou para aqueles que levam a cura para grupos.
Aum Bhalachandraya Namah
Bhala em sânscrito significa centro da testa. Chandra significa a Lua no Crescente. Bhalachandra é o ponto do Cakra de onde pingam as gotas do Néctar da Vida – Amrita. E este é o segredo de toda cura. Quem entoa este Mantra sente-se como o próprio Senhor Shiva, que carrega a Lua entre os cabelos, que é Senhor do Néctar da Vida, assim o devoto conecta-se com a Verdade que Cura e dá Vida.
Aum Hreem Shreem Kleem Namo Bhagawate Gajananaya Namah
Significa – Eu me curvo para o Deus Gajanana que concede muitas riquezas. O ideal é começá-lo numa terça feira e fazer no mínimo um Japamala todos os dias.
Vakratunda Mahakaya Suryakoti Samaprabha Nirvighnam Kuru Mey Deva Sarvakaryeshu Sarvada
Significa – Oh! Senhor Vakratunda do tronco curvado e corpo maciço, Aquele cujo esplendor é igual a milhões de sóis, por favor, abençoe-me para que eu não enfrente qualquer obstáculo em meus esforços.
 Referencias:
- Apostila do Curso – Mantram – Sons de Poder – Saleela Devi

- Mantras Que Curam - Thomas Ashley-farrand

- O Livro de Ouro de Otavio Leal

 - The Mantra Book: Chant Your Way to Health, Wealth and Serenity - Lilian Too 

- Mantra Yoga and Primal Sound: Secret of Seed (Bija) Mantras - David Frawley 










-  www. Prophet666. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário