quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como saber se estou meditando corretamente?

Aprendendo a meditar – Sinais do Sucesso
Fale-se muito na importância da meditação hoje em dia devido aos profundos benefícios físicos, emocionais e mentais que ela proporciona. Meditar parece simples. Muitas revistas apresentam artigos com sugestões de meditações, e as pessoas ficam com idéias pré-concebidas sobre as práticas meditativas. Observo nas minhas aulas as dificuldades de aprender a meditar corretamente. Para que você não caia nas armadilhas vou dar algumas dicas.
Em primeiro lugar não caia na ilusão que você pode praticar só de vez em quando  e ainda assim vai receber os benefícios da prática. Como qualquer outra coisa que fazer com sucesso exige estudo e prática, o mesmo acontece com a meditação. Comece pela técnica básica, pratique diariamente, com compromisso e dedicação, e as recompensas serão enormes. Meditar diligentemente traz, paz, felicidade duradoura, foco, tranqüilidade, aumenta a inteligência e a memória, aumenta a massa cinzenta do cérebro, regulariza o funcionamento dos diversos sistemas do corpo físico, traz autocontrole emocional e muito mais.
Meditar é um verdadeiro desafio, pois a mente é normalmente inquieta e difícil de ser dominada, por isso muito iniciantes desistem. Regra número UM – simplesmente relaxe. Não se compare com outras pessoas. Não desanime diante de qualquer dificuldade. Procure um instrutor para acompanhar o seu desenvolvimento. Insista e preste atenção aos sinais:
1.         QUIETUDE – Para meditar corretamente, é necessário estar “presente”. É muito importante sentar-se na postura correta e sentir-se aterrado, centrado, enraizado. Estar conscientemente sentado. Depois, faça um esforço – o esforço é necessário – para manter a mente tranqüila, livre dos pensamentos ruminantes. Não brigue com a sua mente, não crie nenhuma discussão interna. Não se frustre com os pensamentos que surgem do nada. Com o tempo e  dedicação, a prática diária vai se transformando em confiança e determinação. Não desenvolva  tensões físicas ou mentais por causa do esforço, nem culpa quando uma prática não for necessariamente como você esperava.  Nem um dia é igual ao outro.
2.         SEJA – Pratique alguns exercícios de alongamento, respiração e relaxamento antes de simplesmente sentar para meditar. Isto ajuda a se livrar do stress e da ansiedade. A postura corporal ajuda a entrar num estado natural de simplesmente SER.  No inicio buscar técnicas que ajudem na concentração pode ser muito importante. Chama-se Meditação com Objeto, e este objeto pode ser desde uma simples pedrinha, um mantra, acompanhar a respiração, ouvir um som específico, ou observar a própria consciência. Mantenha-se alerta, consciente no objeto, presente na meditação. Se algum pensamento surgir, permaneça tranqüilo e volte a focar no objeto escolhido. Mantenha-se relaxado. Observe se há tensão muscular em algum ponto do corpo, como os ombros ou pescoço e busque relaxar a região com a própria respiração. Quando ficar fácil simplesmente ficar por alguns instantes conscientemente presente você está no caminho.
3.         PENSAMENTO  - No inicio é muito difícil criar um estado mental tão calmo como um lago sem ondas. Não faça deste o objetivo inicial, nem estabeleça como sucesso criar e manter este estado mental. Esta proposta aprisiona e cria muitos obstáculos à prática meditativa. Aos alunos iniciantes sempre digo que no começo o mais importante e simplesmente ignorar os pensamentos, não focar neles, não dialogar com a mente. Sentar para meditar não significa que os pensamentos não surgirão, sejam eles bons ou maus, um pensamento ou outro pode até surgir, mas isto é irrelevante se você não se der atenção a ele. Ignorar os pensamentos é uma parte importante da meditação.
4.         CONSCIÊNCIA – Desenvolvimento da sua consciência é um dos principais benefícios da meditação. Isto significa que você com o tempo vai ficando mais atento ao ambiente, às pessoas, às suas emoções, qualidade dos seus pensamentos, sons, cheiros e tudo o mais. Seus limites, percepções e sentidos se expandem, suas escolhas se modificam, mudam os comportamentos e hábitos. Comece a observar-se. É muito bom ter um diário aonde vai anotando as pequenas sutilezas do dia a dia. Você se torna mais tranqüilo, desperto, atento, focado, além de criar uma relação com o tempo mais calma.
5.         TEMPO – A prática diária da meditação desenvolve um estado de consciência atemporal. A relação com o tempo e espaço se expande, é a consciência da liberdade e da eternidade. Outro fator que demonstra se está meditando corretamente é a perda da noção do tempo na prática da meditação. No inicio aconselho uma prática de 10 minutos que vai crescendo até chegar a 20 minutos, solicitando que alguém avise delicadamente que o tempo terminou ou tenha outra forma de controle. Aos praticantes avançados buscamos chegar até uma hora. E para estes peço que deixem de lado a compulsão pelo controle do tempo. E quando você se esquece de controlar e relaxa na prática você está na direção certa.
Comece devagar e busque a orientação de um instrutor de sua confiança. A experiência dele vai ajudá-lo no seu desenvolvimento como um praticante sério. Desta forma obterá todos os benefícios que a meditação trás. Muitas pesquisas científicas estão acontecendo sobre estes benefícios seja na Medicina, na Psicologia, na Educação entre outras áreas. Mas você só vai senti-las se praticar corretamente. Faça da meditação um hábito diário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário