sexta-feira, 13 de junho de 2014

Porque as empresas devem investir em Meditação?



Veja porque os executivos, líderes e demais profissionais devem investir na prática da Meditação nas empresas:
1.       Diminuição dos Riscos de Ataque Cardíaco – O principal estudo sobre o tema foi publicado na Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes “A principal conclusão é que, adicionado à assistência médica de costume, a intervenção mente/corpo (MT) pode ter um efeito importante sobre eventos cardiovasculares” diz Robert Schneider autor do estudo.
2.       Processamento de Informações – A Universidade da Califórnia estudou os cérebros de praticantes de meditação avançados comparando com pessoas que nunca meditaram ou, que são iniciantes na prática. Foram realizados ressonância magnética em aproximadamente 100 pessoas, sendo metade de praticantes e metade não praticantes. Os que praticam meditação apresentaram alterações no córtex cerebral que justamente associado à rapidez de processamento de informações. Este estudo foi publicado na Frontiers in Neuroscience Human (fevereiro/2012).
3.       Criatividade – A Universidade de Leiden (Holanda) pesquisa dois tipos de meditação para estudar o pensamento criativo: a capacidade de gerar novas idéias e soluções de problemas. O estudo foi publicado na Frontiers in Cognition (Abril de 2012), onde revelaram que os praticantes de técnicas de meditação com objetos internos ou externos tiveram um desempenho melhor em tarefas relacionadas com a descoberta de novas idéias.
4.       Níveis de Stress – A Universidade de Washington junto com a Universidade do Arizona testaram como a meditação pode ajudar profissionais a manterem o foco e a paciência. Recrutaram quarenta e cinco gestores de RH e um terço praticaram Mindfulness por oito semanas, um terço aprendeu o relaxamento corporal e um terço não praticou nada. Todos os grupos receberam múltiplas tarefas estressantes antes e depois das oito semanas de pesquisa. O estudo foi publicado nos Anais da Interface (maio de 2012) onde demonstraram que o grupo que praticou Mindfulness teve menos stress do que os outros dois grupos. Este estudo também relatou influencias na Síndrome de Burnout, que custam uma fortuna nos negócios com a perda de produtividade anualmente.
5.       Geração Z – Esta é a geração mais consciente do momento. Para estas pessoas os valores nos negócios e o foco no lucro são equilibrados com o foco no planeta e também nas pessoas. Os membros desta geração esperam que seus empregadores invistam em treinamento e desenvolvimento na área do Ser Humano além do profissional. Esta Geração Z está muito familiarizada com técnicas de meditação e são mais abertos aos seus benefícios. Acreditam que empresas que aplicam programas de bem-estar/ qualidade de vida, aos empregados se diferenciam das empresas que não aplicam treinamento nestas áreas.
6.       Culturas Corporativas – Janice Marturano, Vice-Conselheiro Geral da multinacional General Mills criou um programa de Yoga, Meditação Mindfulness na empresa, acreditando no desenvolvimento da concentração, clareza, criatividade e conexão. Segundo Janice “Essa compaixão para conosco mesmo, para com todos ao nosso redor, colegas, clientes, é o que o treinamento da Mindfulness realmente oferece”. William George, membro do Conselho Goldman Sachs concorda, “O principal caso da Meditação é que, se você estiver totalmente presente no trabalho, vai ser mais eficaz como líder, vai tomar melhores decisões, permite relacionamentos profissionais mais eficazes. Isso me manter focado no que realmente é importante”.
7.       Vício – A meditação oferece uma profunda contribuição no tratamento de dependência química e na prevenção. Um estudo de 2007 demonstrou que indivíduos que participaram de práticas meditativas durante a recuperação, aumentando os níveis das habilidades de enfrentamento, maior consciência nos gatilhos que induzem ao abuso no uso de substancias. O vicio em substâncias químicas custam bilhões nos negócios globais a cada ano. Meditação oferece a perspectivas de abordar os problemas pela raiz que facilita o enfrentamento.
Resumo do artigo de Neil Seligman (Diretor do Profissional Consciente)
Para levar Treinamento de Mindfulness ou Zazen para escritórios ou empresas entre em contato conosco pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário