Meditação nas Empresas




Programa de Redução de Stress, Depressão e Ansiedade nas empresas
Cargas de trabalho excessivas, longas horas dedicadas ao trabalho, reestruturações inquietantes causam stress, angústias, depressão e ansiedades nos funcionários. Quando a saúde do funcionário está ruim, também é ruim a qualidade do trabalho prestado. O stress é uma das maiores causas de ausência no trabalho causando atrasos, perdas financeiras, mal – estar nos relacionamentos profissionais, dificuldade de liderança, aumento do stress de poder, entre outros fatores.
Numerosos estudos têm relatado os benefícios da meditação para condições como stress, pressão, ansiedade, dores, função imunológica. Foi até mostrado que as pessoas que meditam regularmente vivem mais. Por exemplo, em um estudo americano, os participantes que meditaram por nove anos tiveram uma redução de 47% no número de mortes, ataques cardíacos e derrames.
Adicionalmente, existe a evidência da empatia e da compaixão como excelentes potenciadores sobre o desempenho de liderança, pela redução drástica  do "stress do poder" definido pela DC McClelland, Ross, G., & Patel, V. (1985), foi produzido na últimos anos (Boyatzis, RE, Smith, ML & Blaize, N., 2006).
Evidências citadas pelo Instituto Americano de Saúde e Mente / Body Medical Institute da Universidade de Harvard, por exemplo, inclui benefícios como melhora a função cognitiva (incluindo melhor concentração, memória, aprendizagem e criatividade), maior produtividade, analise do custo do absenteísmo devido à doença, lesão ou stress na comunicação entre empregador / empregado e relações com clientes.
Ofereço um processo de treinamento em Meditação Mindfulness para empresas, com o objetivo de desenvolver a atenção plena e consciente nos participantes.
A prática de meditação que é ensinada é não – religiosa, muito embora a meditação tenha sua base em ensinamentos sagrados e filosóficos do Oriente, ela pode ser praticada sem nenhum conflito com a crença do participante.
A prática da Meditação da Atenção Plena é elaborada de forma a ser acessível a uma ampla gama de pessoas. Minha ampla experiência como professora de meditação tem me mostrado que embora cada pessoa se conecte de forma diferente. O que leva os funcionários a usar a técnica ensinada em uma base diária, e assim serem capazes de experimentar os benefícios de longo alcance em seu trabalho e em sua vida domestica.
O objetivo geral das nossas aulas de meditação é ajudar os participantes a:
ü Reduzir o stress;
ü Aumentar a concentração mental, clareza e consciência;
ü Melhorar a produtividade, eficácia e comunicação no local de trabalho;
ü Navegar em situações tensas com padrões de comportamento de forma menos explosiva ou agressiva;
ü Expandir a capacidade de trabalho,
ü Manter a vida e a família em equilíbrio;
ü Maior clareza na tomada de decisões;
ü Mais criatividade na resolução de conflitos;
ü Manter o equilíbrio e foco mental sustentada em ambientes desafiadores;
ü Intencionalmente fazer escolhas conscientes em resposta aos desafios do trabalho;
ü Melhor envolvimento em grupos de trabalho através de uma liderança autêntica e genuína;
ü Criar e manter hábitos de trabalho mais saudáveis;
ü Acessar um nível mais elevado de calma e estabilidade;
ü Diminuir de forma duradoura os sintomas físicos e psicológicos associados com o stress;
ü Maior capacidade de relaxar / auto-regular;
ü A redução dos níveis de dor, e maior capacidade para controlar a dor crônica;
ü Aumentar o nível de energia e entusiasmo;
ü Aumentar o nível de auto-estima;
ü Aumento da capacidade de enfrentar situações estressantes de forma mais precisa a curto e longo prazo;
ü Estar totalmente no presente, no aqui e agora;
ü Observar os pensamentos e sentimentos desagradáveis ​​como elas são;
ü Consciência do que está sendo evitado;
ü Conectar-se com si mesmo, com os outros e com o mundo em torno de nós;
ü Reação baixa a experiências desagradáveis;
ü Baixa identificação com pensamentos (eu não sou o que você pensa);
ü Reconhecimento da constante mudança (pensamentos, emoções e sensações que vêm e vão);
ü Maior equilíbrio, menor reação emocional;
ü Uma maior aceitação e compaixão por si mesmo.

A prática da Atenção Plena, ou Mindfulness, é mais que um conjunto de meras técnicas de relaxamento, é uma atitude perante a vida. Trata-se de um estilo global de enfrentar a vida que impulsiona as forças pessoais dos participantes.
A Meditação Mindfulness ou Atenção Plena reeduca a mente e suas emoções permitindo que o ser consiga ter maior qualidade de vida porque ele aprender a lidar melhor, de forma criativa com o stress da vida quotidiana
Ser líder hoje é atuar como agente de mudança, enfrentar os desafios com uma mentalidade aberta e criar ambientes de diálogo e aprendizagem coletivas. Ter conversas significativas conosco mesmo e com o nosso ambiente, seja pessoal ou profissional, é fundamental para guiar-nos e guiar as nossas vidas. 
As pessoas aprendem a parar pausar e responder mais adaptável, limpar a cadeia reativa gerada em estresse crônico. Isso envolve treinar a mente para estar atento no momento presente, apenas o oposto do que acontece em reação ao estresse crônico.
O treinamento desenvolve um alto nível de consciência, e permite que ao participante se concentre na realidade do momento presente aceitá-lo, o que significa sair do "piloto automático", e viver o presente como se manifesta, para, de lá, para dar respostas e fazer as mudanças necessárias mais conscientes e eficazes.
"Mindfulness é praticar a atenção momento a momento… e trás benefícios significativos a qualquer atividade que empreendamos"
A proposta do Programa de Treinamento em Meditação Mindfulness é um programa de 8 semanas, com encontro semanal de 2 horas na sede da empresa cliente. Não é necessário nenhum equipamento ou alguma roupa especial, pode ser tranquilamente realizado numa sala de reuniões ou dependendo do número de participantes em uma sala de conferencia, pois a prática é feita com os participantes sentados em cadeiras, e os participantes podem usar traje casual.
O programa se baseia principalmente na prática e na experiência que cada participante vai desenvolvendo ao longo das 8 semanas e inclui:
1.      Prática de Meditação Atenção Plena (Mindfulness) guiada;
2.      Exercícios de flexibilidade corporal realizados com Atenção Plena;
3.      Diálogos/exploração para integrar a prática na vida diária;
4.      Instruções específicas e personalizadas para cada participante;
5.      Tarefas diárias para serem feitas em casa;
6.      Diálogos/exploração da experiência da prática;
7.      3 CD’s com prática orientada e apostilas.
É realizada uma entrevista inicial, onde será considerado o estado de saúde física, mental e emocional do participante, bem co mo o compromisso deste de fazer o programa. E no final do programa faz – se uma entrevista final, para que o participante informe sobre as possíveis alterações por parte deste durante o período do programa.
Maiores informações com Sonia Ap. Fonseca Santos – Saleela Devi – Tel.: (11) 99463-5825

Nenhum comentário:

Postar um comentário