quinta-feira, 12 de junho de 2014

Liderança Consciente e Meditação


Liderança Consciente

Muitos dos meus alunos, principalmente aqueles que procuram a meditação para poder apenas obter seus múltiplos benefícios reclamam da dificuldade de “parar a mente, esvaziar a mente dos pensamentos constantes”. Uma aluna até me disse “eu tenho mais que um pensamento ao mesmo tempo, faço duas coisas ao mesmo tempo, você está me pedindo o impossível!”
A proposta da meditação é muito mais que interromper o fluxo constante dos pensamentos ruminantes, mas esvaziar a mente faz parte do processo da pratica meditativa. O que possibilita entre outros benefícios alcançar a eliminação do stress (manter-se conectado com o passado) ou da ansiedade (manter-se constantemente preocupado com o futuro).
Ao longo dos anos tanto como praticante, como incentivadora e professora de Meditação constatei que os benefícios da meditação estão além da evolução da espiritualidade. A Mindfulness assim como outras técnicas sejam elas dinâmicas ou passivas podem contribuir muito para desenvolver líderes ainda melhores, executivos mais atentos e profissionais mais conscientes, focados e presentes em qualquer que seja a sua área de atuação.
Mas afinal o que é Mindfulness (Atenção Plena)? Segundo Jon Kabat-Zinn – Mindfulness é simples consciência do momento presente. Pela caligrafia chinesa Mindfulness pode ser traduzido literalmente – “presente de coração”.
Mindfulness é a pratica de prestar mais atenção ao que está acontecendo no momento presente, desde uma imagem, um som, um sabor, um cheiro, uma sensação física, uma emoção ou até mesmo um pensamento. É o que os antigos mestres indianos ensinavam – tornar-se um observador da própria mente, e assim aumenta seu nível consciência. Apenas observar, sem julgar, criticar, sofrer, angustiar ou desenvolver apego. O que torna a pessoa capaz de observar de fato a realidade do que está acontecendo aqui e agora, livre de preconceitos. Isto permite que o líder tenha uma qualidade de presença diferenciada.
Vou deixar aqui dez formas que como líderes podem praticar a Liderança Consciente e a Atenção Plena e desta maneira alavancar sua carreira ou seus projetos de vida:
1.      AQUIETANDO A MENTE – Desenvolva a disciplina e o comprometimento com você mesmo de meditar diariamente por pelo menos 20 minutos. Procure um ambiente agradável, sereno e silencioso. Inicie a prática com exercícios respiratórios (faça respirações abdominais profundas, inspirando e expirando somente pelas narinas). À medida que você vai respirando mente e corpo vão criando uma conexão profunda. Pesquisas científicas sobre os efeitos da meditação no cérebro provaram que praticantes de meditação disciplinados com pelo menos 30 minutos de prática diária tiveram um aumento na massa cinzenta, principalmente em regiões associadas à memória, empatia, stress e senso de si – mesmo. Redução da matéria cinzenta da Amígdala, região do cérebro associado ao stress, ansiedade e processamento das emoções. Em outras palavras quem medita fica mais inteligente, paciente, relaxado!
2.      AUTOCONSCIENCIA – Chamamos de Meditação com Objeto quando escolhemos algum “objeto” para observar enquanto meditamos. Podemos observar a respiração, os pensamentos, às emoções, sensações corpóreas, entoar um mantra, um cristal, uma flor, na verdade qualquer coisa. E quanto mais focamos nossa mente na observação do objeto escolhido mais aumentamos a consciência de si – mesmo. E assim vamos descobrindo singularidades a respeito de nós mesmos que podem nos surpreender. Hábitos, crenças, comportamentos (positivos e negativos), ilusões, fantasias se desnudam e nos surpreendem. Tempos de fazer mudanças se apresentam!
3.      COMPAIXÃO – Quanto mais praticamos meditação, mais compassivos nos tornamos. Primeiro porque ficamos mais relaxados, tranqüilos, pacientes e atentos. A nossa mente vai esvaziando os pensamentos sem muito esforço. Nosso nível de aceitação amplia, queremos nos conhecer mais, mas também queremos conhecer mais os outros. E isto é extremamente importante para aquele profissional que desejar ser um líder de verdade! Faz parte da Liderança Consciente saber ouvir, compreender o que está sendo dito, conhecer profundamente a si - mesmo e melhor ainda os membros de sua equipe. Só assim saberá com precisão que decisão tomar sem se deixar levar por julgamentos, apegos ou preconceitos.
4.      CONTROLE DA ENERGIA – Você já percebeu que grandes mudanças vão surgindo à medida que você pratica meditação. Aumenta o seu autoconhecimento e à medida que você passa a se conhecer melhor possa a controlar a energia despendida com os pensamentos ruminantes, com as ações e as reações imediatas, principalmente as relacionadas com o chamado “piloto automático”. Se tudo é energia, a qualidade da minha energia influencia diretamente a energia do ambiente onde estiver inserido, isto é conhecido no meio científico como – contágio emocional e ressonância límbica – que são processos biológicos reais e que impactam as pessoas que estão em contato direto conosco em qualquer situação ou ambiente. Então eu pergunto: Que tipo de líder você quer ser? Que marca energética você quer deixar impressa na sua equipe?
5.      OUVINDO COM EFICÁCIA – Muitos líderes podem ser até eficientes, mas poucos são eficientes e eficazes. Meditar desenvolve a sua consciência auditiva, ou seja, você se torna mais consciente dos sons à sua volta. Agora você tem que juntar o aumento na sua consciência auditiva com o aumento da sua capacidade de compreender o que está sendo dito! E mais ainda, a meditação aumenta nossa capacidade de memória e assim a nossa capacidade de lembrar o que foi dito também aumenta! Simplesmente ouvir, sem critica, sem julgamentos ou reações antecipadas com interpretações errôneas e obviamente conclusões bem distantes da realidade. Quantos erros podem ser evitados! Quantas soluções mais criativas podem ser encontradas! Na minha área de trabalho isto também é conhecido como Inteligência Emocional! E esta é a inteligência fundamental para a realização pessoal e profissional do líder.
6.      ENVOLVIMENTO – O aumento do autoconhecimento contribui para o desenvolvimento da nossa capacidade de fazer escolhas melhores, inclusive naquelas que envolvem outras pessoas. Tornamos-nos mais envolventes, motivados e criativos. Tornamo-nos aquele tipo de líder que influencia e motiva a equipe, criando um vínculo que entre outras coisas aumenta a qualidade do trabalho desenvolvido e o comprometimento com a empresa.
7.      LIVRE ARBITRIO – Ouvi uma palestra outro dia em que o palestrante explicava uma grande descoberta cientifica – entre o pensamento e a ação o tempo dura apenas vinte nano segundos – este é o tempo entre pensar e agir! Este é o tempo do nosso chamado Livre Arbítrio! É por isto que a grande maioria das pessoas vive no piloto automático e nem se dão conta disto! A prática diária da Mindfulness diminui, quando não elimina o piloto automático. Tornamo-nos mais centrados, focados, presentes, conscientes. Esta qualidade do Ser ajuda-nos a aumentar a pausa entre pensamento e ação de forma que passamos a agir segundo o que o preceito budista chama de – Ação Correta. A qualidade das nossas ações muda para melhor. Não somos mais tomados pelas reações instintivas provocadas pelas emoções descontroladas. Pense: como líder, quantas vezes você agiu de forma precipitada e depois teve que arcar sozinho com a responsabilidade?
8.      INTUIÇÃO – Também conhecido como “voz interior”. Steve Jobs (um praticante da meditação budista) dizia “Eu comecei a perceber uma compreensão intuitiva e uma consciência mais significativa do pensamento abstrato e da análise lógica intelectual... em minha opinião intuição é uma coisa muito poderosa, mais poderosa que o intelecto. Isso teve um grande impacto sobre o meu trabalho”. Já Albert Einstein “A mente intuitiva é uma dádiva sagrada e a mente racional é um servo fiel. Criamos uma sociedade que honra a serva, mas esqueceu a dádiva”. A Meditação Mindfulness aquieta a mente de tal maneira que quando estamos em silencio ouvimos aquela “vozinha” interior, que normalmente é encoberta pelos pensamentos ruminantes, pelas reações emocionais, pelas atitudes instantâneas, pelo stress ou pela ansiedade, pelo estado de sonolência em conseqüência das noites de insônia etc. Quando utilizamos nossa sabedoria interior que se manifesta como  intuição fazemos escolhas melhores, solucionamos os problemas de forma mais acertada, crescemos como ser humano, conquistamos um sucesso embasado. É preciso persistência, esforço e vontade, mas com o tempo todos nós podemos desenvolver nossa capacidade intuitiva.

9.      MUDANÇAS – Uma habilidade importante para o líder é ter a capacidade de se adaptar às mudanças. Normalmente quando ocupamos cargos de liderança carregamos dentro de nós aquela falsa sabedoria de “eu sei como deve ser”. Gastamos uma enorme energia correndo atrás de metas que podem transformar a nossa vida, estabelecemos o rumo. Mas, não temos todo o controle que imaginamos ter, e se não estivermos conscientes momento a momento podemos não perceber com antecedência os obstáculos que podem surgir de repente no caminho que vão exigir uma revisão do planejamento pré-estabelecido. Quantos alunos e clientes comentam que por não estarem abertos e receptivos vêem seus sonhos desabarem ou metas que tinham tudo para ser “dar cero” simplesmente serem destruídas da noite para o dia. As oportunidades estão presentes todo o momento, mas se não estivermos focados nem sequer as percebemos. Uma das primeiras coisas que devemos aprender mesmo que a duras penas é que o apego arraigado a conceitos do que devemos ser ou ter na verdade só nos prejudica. Adaptar-se a mudança, estar aberto e receptivo a novas formas de fazer, novos campos de conhecimento, oportunidades e possibilidades pode fazer toda a diferença para quem quer ser um líder de sucesso.
10.  FOCO – Já é muito divulgado pela mídia e pelos livros de auto-ajuda que a prática da meditação melhora a nossa capacidade de concentração seja nos estudos, no trabalho, na pratica de esportes ou até mesmo na criação artística. A meditação provoca alterações nas ondas de ritmo Alfa do cérebro. Christopher Moore, neurocientista da MIT diz “Nossos dados indicam que o treinamento em meditação melhora a capacidade de concentração, em parte, porque permite que a pessoa regule melhor como as coisas terão impacto sobre ele”. Quantas vezes temos que ler ou estudar textos complexos, chatos mesmos, ou participamos de reuniões maçantes e nossa mente vaga por uma infinidade de pensamentos, quando voltamos percebemos que perdemos informações relevantes, nem sempre dá para recuperá-las sem passarmos por um constrangimento.  Estar focado é imprescindível em qualquer situação, ganhamos tempo, criatividade, rapidez, eficácia. E de profissionais assim que as empresas estão atrás hoje em dia. É comum ouvir – “o tempo urge, tempo é dinheiro, o cliente não quer perder tempo, etc.”!
A prática da meditação verdadeira nunca chega ao fim, ela torna-se a sua vida e como você se comporta em cada momento” – Jon Kabat-Zinn (palestra na Google).
Se você já é um líder, e que ser ainda melhor ou quer se tornar um líder consciente repense sua visão sobre a prática da meditação e considere esta poderosa ferramenta como um poderoso recurso muito importante que esta à sua disposição.












Nenhum comentário:

Postar um comentário