segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como transformar a mente

Guru Raiz
Ensina-se que Guru Raiz é aquele que transforma a mente do discípulo para o Dharma, beneficiando a sua mente até gerar dentro dela a consciência Bodhicitta. Sua capacidade de transformar seus discípulos é intensa e profunda, mesmo que ele não tenha uma grande compreensão sobre o Dharma.
Muitas vezes ensina utilizando palavras simples, mas a sua forma de falar é tão poderosa que subjuga a mente indomada do aluno. Esta capacidade de transmitir seu conhecimento pode vir de vidas passadas. E desta capacidade surge uma conexão com seu discípulo.
Quando nasce esta conexão com o Guru, desenvolvemos uma devoção a ele, porque passamos a ver o Guru como o próprio Budha manifestado. Olhamos para ele com olhos devovion ais e coração puro e nele vemos Tara, Vajrayogini, Palden Lhamo, Heruka e todos os Budhas e seres das Terras Puras. Mesmo que o Guru repreenda seu discípulo duramente seja com o corpo, a fala ou a mente o sentimento é que qualquer que seja a ação, ela foi cometida  pelo próprio Budha.
Se o Guru aconselha ou dá ensinamentos, o discípulo entende que todos os Budhas o estão aconselhando. Esta é a melhor forma do discípulo demonstrar respeito e devoção pelo corpo, mente e fala do seu Guru. Tratar o Guru com este respeito promove uma profunda purificação no corpo, mente e fala do discípulo. Quando o Guru está triste, seus discípulos ficam tristes, e quando o Guru está feliz, todos os seus discípulos ficam felizes. Este modo de agir é o melhor ritual devocional a ser realizado. O caminho a ser percorrido por cada um dos seus discípulos passa das bênçãos do Guru ao estado de Bodhisattva.
Adquirimos mérito agindo com esta dedicação e respeito. É comum os discípulos ofertarem água, frutas, flores ou outro presente nos altares para todos os Budhas, estas ofertas quando feitas de coração produzem mérito para quem as realiza, mas respeitar o Guru Raiz produz mérito infindável.
Assim quando temos algum tipo de veneno mental ou estamos passando por algum tipo de problema, devemos consultar o nosso Guru, porque ele é a manifestação de todos os Budhas, e desta forma tem a total capacidade de nos ajudar a dominar a mente rebelde e nos purificar de nossos sofrimentos causados no Samsara.
O Guru Tem inúmeros métodos para ajudá-lo, porém sempre aplicará de forma gentil e bondosa aquela de que você mais necessita. Mesmo que ele parece irado, ou com raiva, por trás destes sentimentos está o amor incondicional que todos os Budhas sentem pelos seus discípulos. Portanto, não é relevante se o método utilizado é irado ou pacifico, ele é aquele que lhe permite iluminar a sua mente.
Todos os Budhas se manifestam no Reino Humano, com aspectos humanos normais, inclusive com uma psicologia pessoal, isto é necessário para que possam atrair os discípulos e estes possam se aproximarem plenamente, caso contrário não criariam o vínculo necessário para assimilarem os ensinamentos e domarem a mente até a chegada da Iluminação. Afinal o Despertar é para o discípulo, não para o aluno.
Vida a vida para os outros!

Resumo dos ensinamentos do Lama Zopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário