sexta-feira, 20 de junho de 2014

Atendimento Psicoterapêutico

Preciso de Atendimento Psicoterápico?
Os Quatro Pilares da vida de um indivíduo são: Saúde, Relacionamentos, Trabalho e Espiritualidade. Estes Pilares representam as quatro dimensões da nossa vida cotidiana. São como as quatro patas dos animais, as quatro pernas da mesa, as quatro colunas da nossa casa; todas são necessárias para que aja equilíbrio, estabilidade e força no dia-a-dia. Negligenciar qualquer um significa um desequilíbrio, oscilação e falta de totalidade, deixando-nos incapazes de enfrentar todos os muitos desafios e oportunidades que se apresentam no nosso cotidiano.
Uma das principais missões de um Psicoterapeuta e ajudar você a manter-se plenamente apoiado por estes Quatro Pilares fundamentais, porque uma vez bem equilibrado fica mais fácil vivenciar plenamente a felicidade e a plenitude que a vida oferece nos relacionamentos, na saúde, carreira e no crescimento espiritual; envolvendo a vida com mais consciência, mais coração e mais intensidade. O trabalho psicoterapêutico proporciona o encontro consigo mesmo, uma vida mais libertária, plena e abundante nos Quatro Pilares.
Não é somente quem está com problemas de saúde mental que precisa passar por tratamento psicológico ou mesmo psiquiátrico (Esquizofrenia, Psicopatias, Transtornos, Deficit de Atenção, Bipolaridade, etc.).  Muitas pessoas passam por sintomas situacionais derivados da dinâmica da vida diária – stress, ansiedades, pânico, depressão, angustia medos – termos da saúde mental que são muito negligenciados em todo o mundo, mas que causam muito sofrimento humano e grandes gastos na economia. Se você faz parte deste grupo e gostaria de ter ajuda, o que deve fazer?
Deve procurar um profissional no Sistema de Saúde (SUS) ou no Plano de Saúde da sua empresa ou um atendimento particular.
As consultas podem ser feitas de forma presencial ou On-Line (que algumas vezes é mais barata). Combine com o profissional que escolher o que é melhor para o seu caso. Existem algumas vantagens em fazer o trabalho psicoterápico On – Line:
1.      Você não precisa se deslocar até o consultório. O que significa ganho de tempo, principalmente em uma cidade grande como São Paulo. Muitas vezes o profissional escolhido está até mesmo em outra cidade ou estado.
2.      Manutenção da privacidade. Principalmente se você não quer que ninguém saiba que você está fazendo um tratamento ou uma consultoria psicológica.
3.       As consultas On-line costumam ter um valor diferente da presencial.
4.      Facilita a comunicação, principalmente quando o paciente é introvertido ou inibido.
No entanto se você optar pela consulta presencial há também algumas vantagens:
1.         O Psicoterapeuta pode usar técnicas e recursos como a PNL, o Reiki, Deeksha, Terapia de Regressão, Resgate de Alma, Hipnose Ericssoniana ou Terceira Geração da Hipnose, Mindfulness Therapy entre outras em que a presença do paciente fortalece a técnica.
2.         O esforço pessoal de sair de casa, mudar de ambiente, sair da zona de conforto ajuda no processo psicoterapêutico,
3.         Aumenta a conexão de confiança entre paciente – terapeuta. O paciente tem papel ativo no processo de cura. E para o terapeuta o relacionamento com o paciente é fundamental para a compreensão dos sintomas, já que é ele que detém o conhecimento e os estudos dos processos normais e anormais da psique, assim como das habilidades e aspectos da personalidade, histórico familiar e expectativas do paciente. E qualidade de presença de ambos no set terapêutico ajuda o paciente a encontrar o equilíbrio perdido e que provocou o desajuste psicológico. O terapeuta só pode contribuir no tratamento se o paciente realmente quiser ser tratado.
Para saber se você realmente quer participar de uma assistência psicoterapêutica, observe:
1.           Eu quero ser ajudado – Você precisa reconhecer que tem um problema e aceitar esta condição. O terapeuta não tem como ajudar se, nem você mesmo reconhece e aceita o seu problema. O terapeuta representa o lado passivo no processo de cura, o paciente desempenha o lado ativo.
2.           Buscar um bom profissional – No Set Terapêutico você vai poder discutir todos os temas de sua vida que trazem alguma dor, sofrimento ou desequilíbrio. Por isso procure um profissional apto a dar a você o tratamento adequado. Além da competência, também tem que haver confiança e empatia.
3.           Abertura e Disponibilidade – Primeiro reconheça que você tem um problema que causa determinado prejuízo na sua vida. Diante do terapeuta conte a ele tudo o que o aflige, diga o que busca e sente. Permaneça aberto e disponível a responder com honestidade todas as perguntas que o profissional fizer, saiba que a intenção dele não é de forma alguma intrometer-se na sua vida, mas para encontrar a fonte do sofrimento para isto pode ser necessário vasculhar a sua vida muito além do que você mesmo imagina. É fundamental o voto de confidencialidade.
4.           Precisão e honestidade – Diante do profissional vá direto ao ponto da dor. Não divague ou conte histórias sem fim, não confunda, fale de outra pessoa ou invente, não distorça as palavras, aproveite bem o tempo que é dedicado exclusivamente a você. A qualidade da comunicação é fundamental. Toda a fala se transforma em ferramenta e recursos para o processo de cura. Diante do terapeuta precisão e honestidade são fundamentais.
5.           Confiança – O terapeuta é acima de tudo uma pessoa dedicada a guiar o outro no processo de cura. Se você não ajudar, ele nada pode fazer. Se você mentir, ele não pode ajudar. O terapeuta não faz adivinhações. Pelo contrário, o bom terapeuta estuda e se atualiza continuamente, para manter-se apto a atender as pessoas que o procuram. Ouça com atenção e confie.
Estes princípios são apenas alguns que devem ficar bem esclarecidos e, que significam a base da construção de um relacionamento sério.
Caso você deseje marcar uma consulta para conhecer as formas com que posso contribuir no seu processo de cura saiba quais são as áreas em que atuo:


1.              Psicologia Contemplativa – Baseada na Psicofilosofia Budista (o que não exige que o paciente seja ou adote o Budismo) que é inteiramente focada na questão da realização do Ser Humano. Identifica a realização e a melhor forma de alcançá-la. Isso nada tem a ver com sucesso financeiro ou social, porque a realização é vista como muito mais que riqueza material, fama ou status. A Psicoterapia Contemplativa não está muito preocupada com a realização da felicidade como é normalmente entendida e perseguida. O Budismo não é cego ao sofrimento que atinge todo ser humano em diferentes níveis. Para o Budismo o sofrimento psíquico – seja qual for a causa - é um fato cotidiano, comum a todos. A Psicologia Contemplativa procura trazer através de uma maior com compreensão, uma perspectiva diferente sobre a vida. E espera que ao chegar a uma nova perspectiva, um bom número de problemas psicológicos resolva-se ao longo do caminho. O Budismo é acima de tudo uma ciência que estuda a mente, seu conhecimento atualmente tem sido amplamente pesquisado de forma científica em várias áreas da Medicina (principalmente pela Neurociência) e da Psicologia com resultados extraordinários.
     O Budismo começa com uma missão. É acima de tudo uma busca interior, metafísica para descobrir o significado e propósito da condição humana, não é uma religião nem um sistema de crenças, nem uma prática ritualística. É simplesmente uma abordagem para os problemas fundamentais da vida e da existência. A busca é uma auto-análise radical, nada deve vir entre o paciente e os fatos nus de sua existência. A Psicologia Contemplativa busca levar o paciente a algum tipo de normalidade, busca gerar no indivíduo, um espírito de investigação, não somente sobre a sua condição imediata e sua constituição psicológica, mas também sobre o seu destino final metafísico, seu significado e propósito como ser humano.
2.              Terapia Analítica – Tratamento com base na Teoria Analítica de Carl G. Jung. Esta terapia explora a mente inconsciente que influencia pensamentos e comportamentos, o tipo psicológico. E tem como objetivo oferecer uma visão e a resolução para a pessoa que procura o tratamento. É um tratamento de longo prazo, dependendo da profundidade da preocupação a ser explorada. A Terapia Analítica provoca profundas mudanças na personalidade e no desenvolvimento emocional. Através do processo de autoconhecimento, transformação e atualização, a Terapia Analítica pode ajudar o indivíduo a ver o que está fora de equilíbrio na sua Psique. E isto irá capacitá-los a conscientemente fazer as mudanças que irão ajudá-lo a tornar-se mais equilibrado e completo.
3.              Mindfulness  Therapy – Nesta técnica são discutidas as situações e pensamentos ruminantes problemáticos com vista a ajudar o paciente a se tornar mais consciente a cada momento. Não há nenhuma tentativa de mudar o pensamento, mas simplesmente tornar-se mais consciente dos problemas que alguns pensamentos atraem. Existe um encorajamento para que o paciente faça reflexões sobre as situações, emoções perturbadoras. O objetivo é permitir que o paciente tenha uma relação diferente com as situações problemáticas, emoções e sensações corporais. O resultado disto é autoconhecimento, aumento no bem – estar, mais controle do seu processo mental o que permite um menor gasto de tempo e energia na forma de lidar com as dificuldades focando no que realmente é significativo. Muitas dificuldades tendem desta forma a desaparecer completamente.
4.              Integral Therapy – Esta técnica criada por Ken Wilber (Psicologia e Espiritualidade Integral) oferece um mapa para curar a pessoa de forma integral, pois atua nos Quatro Pilares de uma vida equilibrada. Fornece caminhos experimentais para explorar a saúde de maneira que vêm a partir da borda da Psicologia pós-moderna.
5.              Trance Therapy – Utiliza as técnicas de Hipnose Ericssoniana, Hipnose de Terceira Geração ou Terapia de Regressão. Estas terapias  são um procedimento terapêutico utilizado para terapias breves. Como o método de regressão de memória, onde o paciente é tecnicamente por meios de relaxamento profundo e estados ampliados de consciência levado a retroceder a estágios de vidas passadas, desta ou de supostas outras vidas. O paciente volta do relaxamento perfeitamente bem, totalmente desconectado das lembranças revividas e sem a carga emocional do momento relembrado. A Terapia de Regressão visa atuar dentro de um problema específico, assim o paciente aprenderá que sua vida presente, medos, conflitos, dificuldades ou qualquer outro incomodo estava inconscientemente ligado às memórias passadas e que agora libertado poderá viver o momento presente de forma tranqüila e espontânea.
A Hipnose Ericssoniana é um procedimento terapêutico que respeita as característica de cada cliente, todas as sugestões são individualizadas ou adaptadas para cada um. O paciente não será hipnotizado se não estiver disposto a trabalhar as próprias dificuldades. A Hipnose Ericssoniana acredita que toda pessoa tem dentro de si os recursos para resolver seus próprios problemas, que tem o poder e muitas vezes não se dá conta disto. Esta técnica facilita a percepção e o fortalecimento do indivíduo através de suas próprias vivencias.
6.              Terapia Shamânica (Resgate de Alma) – O Resgate de Alma é uma prática Shamânica. É um processo terapêutico feito com algumas sessões para ativar o processo de cura de traumas, perdas, violência, etc. O Shamanismo acredita que determinados sofrimentos causam a “perda de parte da alma”, a partir deste momento a pessoa sente-se incompleta, incapaz de assumir sua total vitalidade. Toda a sua capacidade de agir e viver normalmente é afetada. O processo de Resgate da Alma visa buscar e reintroduzir as partes faltantes reintegrando o ser em sua totalidade.

7.              Calatonia – Técnica terapêutica efetuada com toques na pele em pontos específicos dos pés, calcanhar e tornozelo, desenvolvido pelo médico húngaro Petro Sándor. Muito utilizada em hospitais e clinicas porque proporciona relaxamento profundo e conforto aos pacientes. Alivia dores crônicas, neuroses por stress pós-traumático, depressão, ansiedade, neuralgias e outros tipos de dor.
8.              Deeksha – A consciência de uma pessoa é a totalidade de todas as suas experiências. Consciência é aquilo que você irradia no mundo à sua volta. Deeksha (Benção da Unidade) é uma poderosa energia que atua nas áreas conflituosas da sua psique e através de processos espirituais, provocando uma transformação profunda no seu ser.
9.              EFT (Emocional Freedom Therapy) – A técnica da EFT provoca a mudanças de paradigma ao trabalhar com a energia que bloqueia o equilíbrio emocional do indivíduo. É uma técnica na qual a pessoa toca pontos específicos de acupuntura enquanto focaliza um problema emocional que pretende resolver. Criada pelo Dr. Roger Callahan, que afirmava que “as emoções negativas são uma interrupção no campo de energia do corpo”. Ao se trabalhar este ponto com frases que atuam no problema específico a pessoa vai liberando o ponto obstruindo restaurando o equilíbrio e dissolvendo o obstáculo.
Além destas técnicas outras podem ser introduzidas no Set Terapêutico de acordo com o paciente como: Imaginação Ativa, Análise de Sonhos, Arte Terapia (Mandalas), técnicas de meditação ativas ou passivas, PNL, Breath Therapy.
Outro trabalho desenvolvido é o Coaching para líderes de empresas e profissionais da área Jurídica. Através do desenvolvimento da Mindfulness (Atenção Plena) e exercícios de Leadership, o trabalho conjunto visa desenvolver o profissional no desenvolvimento da liderança tanto na sua vida profissional como pessoal.
Maiores informações sobre endereço, valores e formas de pagamento -  entre em contato por e-mail: saleela.devi@gmail.com As consultas duram de cinqüenta minutos ou uma hora e meia dependendo da técnica utilizada (Terapia de Regressão ou Hipnose por exemplo).

Programas, Cursos e Workshops sobre Meditação, Mindfulness e Zazen podem ser oferecidos em empresas e escritórios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário