quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mindfulness na Educação

Porque as crianças devem aprender a meditar nas escolas?

A cada dia que passa mais se observa a dificuldade que as crianças têm em prestar atenção, são muitas as fontes de distração, além dos celulares, os IPods, e de tantas outras coisas que vibram ao lado delas. Tem sempre alguém gritando – Preste atenção!, mas a  mente das crianças parecem macaquinhos pulando de galho em galho em algazarra, assim são seus sentimentos e pensamentos.

Este é um problema real em todas as escolas, e os professores e pais não sabem como aquietar a mente das crianças principalmente nos momentos mais importantes durante as atividades escolares. As crianças hoje em dia estão sempre à procura da próxima imagem, mensagem ou sensação. Elas naturalmente estão sempre procurando novas maneiras de se distrair (os adultos também!). Tornou-se um verdadeiro desafio para as pessoas de todas as idades manter a mente focada de forma produtiva, com qualidade de presença no momento presente. Porém todos nós sabemos por experiência própria o quanto custa a falta de atenção, a dificuldade de concentração para o sucesso na vida acadêmica, profissional, estudantil e porque não dizer até mesmo na vida pessoal.


Este assunto tornou-se muito relevante e atual em várias partes do mundo. Enquanto cientistas de várias áreas pesquisam a importância da atenção plena, outras áreas buscam saídas estratégicas que não impliquem necessariamente em aumento nos gastos públicos para tornar a  escola um local mais interessante para aprender, desenvolver as habilidades e formas criativas de lidar com os problemas da vida.

Mais do que ficar dizendo aos alunos – Preste atenção! Podemos oferecer novas ferramentas para que eles lidem melhor com este mundo cheio de distrações e aprendam a concentrar a mente principalmente no momento da aprendizagem. Embora a mente seja naturalmente inquieta ela pode aprender a desenvolver a concentração.  A civilização humana é fruto dessa capacidade incrível, que pode ser reforçada se for ensinada e incentivada desde criança.


Muitas escolas nos Estados Unidos, inclusive Universidades têm adotado uma prática de desenvolver a atenção plena que já de é de uso natural a milênios tanto na Índia como no sul da Ásia, e ela não tem nada a ver com misticismo ou religião.  Com técnica adequada aliada ao uso da respiração o praticante vai aprendendo a desenvolver a atenção e a manutenção da concentração no momento presente.

A investigação científica realizada em várias centros de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa demonstram que o ato de concentrar-se na própria respiração de forma adequada tem efeitos positivos na fisiologia humana, reduz os níveis de pressão arterial, reduz os níveis nocivos do stress e da ansiedade, desenvolve a capacidade dos alunos na concentração, aumenta a criatividade e a capacidade de resolver problemas, aumenta a massa cinzenta do cérebro, aumenta a memória, atua positivamente no alívio das dores crônicas e muito mais.

Uma série de estudos realizados no Canadá tem demonstrado que crianças do ensino fundamental que se envolvem por alguns minutos com exercícios dirigidos de atenção plena ficam mais atentos nas aulas, melhoram nas notas, diminuem os níveis de agressividade e outros problemas comportamentais do que aqueles que não recebem o treinamento. Assim como os professores que são treinados no Programa de Mindfulness (Atenção Plena) conseguem lidar melhor com os problemas em sala de aula, melhoram o ambiente de aprendizagem além deles mesmos usufruírem os benefícios da atenção plena.


 Autora: Sonia Ap. F. Santos (Saleela Devi) é professora de Mindfulness e grande incentivadora do uso da técnica.

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