sábado, 31 de janeiro de 2015

Mindfulness e Aceitação dos Valores

Terapia da Aceitação e Compromisso



Acredito ser muito importante notar que no contexto da meditação, a palavra Mindfulness tenha uma tradução livre para – Atenção Plena – da palavra Anapanasati na língua Pali da Índia Antiga.

Com a prática disciplinada da Meditação Mindfulness pode-se ter uma visão sobre uma variedade de coisas, e talvez a mais importante seja a oportunidade de desenvolver um insight sobre o funcionamento de nossa própria mente a partir de um observador não parcial. Esta perspectiva tem o potencial para nos permitir ver se as nossas mentes estão colorindo todas as nossas percepções, momento a momento, de uma forma que pode ou não ser verdade.

Dr. Holly Rogers, Psiquiatra da Universidade de Duke escreveu um artigo para alunos estressados chamado de “Mindfulness for Stress Management” e nele diz: “Mindfulness tornou-se extremamente popular nesta cultura, com os pensamentos apontando uma miríade de efeitos positivos sobre o nosso sistema imunológico, sistema cardiovascular e estados de espirito para citar apenas alguns... Para os adultos emergentes, porém as vantagens da prática de Mindfulness pode ir além desses benefícios básicos de saúde... A meditação Mindfulness quando praticada regularmente, permite que você se familiarize com o funcionamento de sua mente de uma forma que pode ter consequências profundas... a prática tem o potencial para criar autoconhecimento transformador, o tipo de autoconhecimento que é particularmente valioso para adultos emergentes.”

Se você quiser ler o texto completo entre o no link: http://blog.oup.com/2012/07/mindfulness-é-mais-que-gestão-do-stress/

Dr. Michael Baime, Diretor do Programa de Atenção Plena da Universidade da Pensilvância observou que um equívoco comum é que a atenção plena é sobre aprender a ser feliz ou eliminar o stress. Em vez disso, Dr. Baime observa em um artigo no New York Times: “O stress não vai embora, nunca. É por isso que nós chamamos de gerenciamento do stress, em vez de eliminar o stress”. Ele escreveu, Mindfulness pode “criar um mundo onde você experimenta a profundidade, significado e conectividade. Você vê a alegria e a tristeza mais plenamente e resolve profundamente em uma forma autêntica de ser”. 


Então o que é uma forma “autêntica de ser” realmente significa se a forma como estamos acostumados a ser é estressada e exausta? Com base no que é ensinada na Terapia da aceitação a intervenção baseada em Mindfulness e em Compromisso, descobrir uma forma autêntica é ser iniciado em centrar-se para poder perceber a nossa respiração. É então, quando através da Compaixão centrada em observar a nossa mente e sua relação com o stress, que descobrimos a autêntica forma de ser. A partir dessa constatação, há muitas ideias para se ter, incluindo a natureza sempre flutuante de stress e um esclarecimento sobre o que é mais importante para cada um de nós na vida, talvez o que alguns chamariam de nossos “valores”. Estas observações, a natureza do stress e uma compreensão dos nossos valores, seriam reflexões profundas, um grande retrato de fato. Em seguida, uma vez que a meditação é sobre como é importante agir de acordo com os nossos valores, para que possamos trabalhar com tensões inerentes da vida de uma forma mais autentica e construtiva. Para uma referencia sobre como colocar todos estes pedaços juntos, considere:

·      Respirar fundo, depois abrandar;
·      Observar a mente;
·      Ouvir seus valores;
·      Decidir sobre as ações que são motivadas por seus valores.
(adaptado de Ciarrochi, Hayes e Bailey (2012) – Get Out of Your Mind)

Até mesmo o nome de Terapia da Aceitação e Compromisso pode ser vista como um guia para aceitar o stress, pois é sem tentar evitar e, em seguida, assumir o compromisso de agir de acordo com os seus valores.  A este respeito, sinta-se livre para ver um vídeo do Dr. Steven Hayes sobre o desenvolvimento da Terapia da Aceitação intitulado: “Como lidar com um ataque de pânico”: http://www.youtube.com/watch?v=MiDhosleZA4

Gostaria de fazer uma observação final que se você tentar resolver a sua vida e tentar descobrir que os seus valores durante uma prática contemplativa você irá criar ainda mais stress para si – mesmo. Mesmo que você faça exercícios de Aceitação e Compromisso para ajudar a descobrir gradualmente quais são os seus valores, terá que ter adquirir a habilidade da paciência que é fundamental na vida e na meditação porque os insights só acontecem em seu próprio tempo.


“Mexa na água barrenta, e ela ficará nublada. Deixe-a sozinha, ela se tornará clara. Deixe-a percorrer o fluxo e ela vai encontrar o seu caminho. Pare de perseguir o contentamento, e ele virá para você.”
Lao Tzu (Tao Te Ching)
Com gratidão

Saleela Devi

Nenhum comentário:

Postar um comentário