sábado, 24 de janeiro de 2015

Meditação e a Saúde Mental

Benefícios Psicológicos da Meditação



Quando praticamos meditação abrandamos nossa atividade mental de forma muito natural, porém mantendo ao mesmo tempo o estado mental alerta, consciente. Após a prática, nos sentimos mentalmente renovados, mais calmos, relaxados e com uma profunda sensação de bem-estar. Estes benefícios aumentam com a pratica regular disciplinada e acompanhada de um instrutor de meditação que vai fazendo os ajustes à técnica escolhida.

A meditação leva a uma sensação de estar à vontade com o mundo. Nota-se na grande maioria dos praticantes um aumento na autoestima, autoconfiança e na paz interior expressada nas atitudes, comportamentos e hábitos, aprendem a reconhecer as crenças negativas com mais facilidade e lidam melhor com novos desafios. A prática disciplinada desenvolve a atenção e capacidade de concentração, facilitando a aprendizagem e aumentando a capacidade de memória.

Com vinte minutos diários de prática a pessoa sente-se menos ansiosa quando tem que lidar com questões que anteriormente causavam stress. Atua de forma evidente na liderança consciente pois torna-se um ouvinte melhor e apresenta maior empatia o produz melhor qualidade nas relações interpessoais.

A calma mental traz consigo a capacidade de julgamento de forma mais precisa o que atua diretamente na melhora das habilidades de resolução de problemas, junto com a calma vem um aumento na paciência e na tolerância, percebe-se a mudança na ação que se torna mais criativa e construtiva.

Atualmente diversos centros de pesquisas americanas e canadenses como o CCARE da Universidade de Stanford, ou o Centro de Pesquisa em Mindfulness da Universidade e Massachusetts, já demonstraram que a prática meditativa produz amplas melhorias na saúde mental, reforçando os aspectos positivos e reduzindo de várias formas o sofrimento psíquico. Veja:

·      Em uma revisão de 144 estudos descobriu-se que a meditação foi marcadamente mais eficaz na redução da ansiedade do que outras técnicas (Journal of Clinical Psychology). A meditação também reduz a depressão, hostilidade, instabilidade e desequilíbrio na consciência emocional, indicando o crescimento na estabilidade emocional e desenvolvendo uma personalidade mais resiliente;

·      Em outra análise de 42 resultados de pesquisa independentes, a meditação foi apontada como um método eficaz no aumento da auto realização e no desenvolvimento pessoal. Uma análise posterior revelou que a meditação é extremamente eficaz no desenvolvimento de três componentes independentes: a maturidade emocional, auto resiliência e uma perspectiva positiva da vida, integrando o ser e o mundo (Jornal de Comportamento Social e da Personalidade);

·      Um exaustivo levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Saúde Sueca encontrou evidências de que internações psiquiátricas são menores entre pessoas que praticam a meditação do que na população em geral.


Estamos convidando a todos aqueles que querem aprender ou melhorar a pratica a participar de um dos cursos abaixo:

1.      Oficina de Meditação e Saúde – Indicado para iniciantes, o curso dura um ano, onde serão estudados e praticados diversas técnicas passivas e dinâmicas praticadas pelas principais religiões e que atuam amplamente no bem-estar do praticante, além da fisiologia da meditação, estudos dos estados e estágios de consciência, autocompaixão (Love Kindness) – Curso Apostilado com inicio dia 5 de Fevereiro, encontros semanais todas as quintas feiras;

2.      Grupo de Meditação Avançado e Estudos da Filosofia Oriental – Indicado para quem busca desenvolvimento pessoal, evolução da consciência, autorealização, autoconhecimento e liderança consciente. Estudos de textos canônicos e Mestres do Oriente. Curso Apostilado com inicio dia 19 de Fevereiro, encontros semanais toda quinta feira;

3.      Programa de Mindfulness Based Stress Reduction  - Programa de 8 semanas para trabalhar o desenvolvimento da Atenção Plena, que tem sido amplamente utilizado nos meios da Saúde e nas corporações, inclusive na Área da Educação para aumentar níveis de saúde, bem-estar e concentração. O Programa é baseado em protocolos de pesquisas cientificas. Curso Apostilado. Sem vínculos religiosos. Inicio dia 24 de Fevereiro.

4. Retiro de Meditação Zen e Silêncio - Tema: Consciência Emocional - Estão abertas as inscrições para um retiro de 4 dias a ser realizado no mês de Abril/2015 no Templo Taikanji indicado para para todas as pessoas que estão buscando aprender sobre Consciência Emocional, Meditação e a importância do silêncio. O Templo fica na Serra da Cantareira. E as aulas serão oferecidas pela facilitadora e pelo Monge Enjo responsável pelo local. Podem participar budistas e não budistas com idade acima dos 18 anos. Veja fotos do retiro anterior neste Blog: saleeladeviterapias.blogspot.com.br.


Consulte sobre valores pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com

Endereço: Rua Dona Eponina Afonseca, 130 Ch. Santo Antônio SP/SP

Facilitadora: Sonia Ap. F. Santos (Saleela Devi) – Psicoterapeuta focada em questões atuais, utiliza em consultório diversas técnicas modernas, com abordagem integrativa e Mindfulness.

Estes e outros Cursos Palestras e Workshops podem ser levados para empresas, espaços, escolas e escritórios, cidades e estados! Entre em contato e saiba mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário