sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Por que fazer Psicoterapia?

Afinal o que exatamente faz um Psicoterapeuta? E como eles podem ajudar?

Os termos “Psicoterapeuta, Terapeuta, Conselheiro” são muitas vezes utilizados para descrever um profissional que trabalha com clientes sobre temas como: relacionamentos, problemas emocionais, de saúde, ou profissionais e mentais. São normalmente profissionais especializados  que trabalham com uma ou mais ferramentas, que passaram por um tempo de dedicado a estudo e formação além de  treinamento intensivo para poder atender às necessidades de seus clientes.

Isto significa que estes profissionais são pessoas hábeis em ajudar seus clientes com problemas como depressão e ansiedade, stress e dificuldades diversas de relacionamentos, dificuldades em assumir a liderança em suas vidas pessoais ou profissionais, angústias e outros desequilíbrios emocionais, ter um problema em qualquer área da vida não é um pré-requisito para procurar ajuda. De fato, muitos profissionais  atendem a clientes que estão tendo dificuldades em lidar com sua vida pessoal, questões de crescimento pessoal e muitos outros temas que não se enquadram nos parâmetros de saúde mental diagnosticável.

Os Psicoterapeutas devem possuir uma compreensão da condição humana para poderem ser uteis a quem deseja fazer mudanças na vida, transformar comportamentos, crenças e hábitos, mudarem as impressões mentais, lidarem de forma diferenciada com os pensamentos ruminantes e problemas preocupantes, curar antigas feridas ou descobrir o significado ou a razão por trás do que está acontecendo em sua vida.

Porque as pessoas procuram os Psicoterapeutas?

Os Psicoterapeutas costumam em geral atender de forma individual (Presencial ou On Line) para ajudar a descobrir  fonte de origem do stress, da dor, do ressentimento ou frustração entre tantas causas do sofrimento na vida da pessoa. Muitas vezes atuam como Conselheiros ajudando o cliente a determinar foco, metas e a colocar em movimento um plano ou projeto de vida a fim de criar e sustentar uma mudança positiva. A relação entre ambos costuma se aprofundar e é neste ponto que muitas questões centrais entram em foco.  Não é incomum para um cliente que procure o processo terapêutico entrar no consultório com um objetivo em mente apenas para descobrir que algo diferente se torna o ponto focal do trabalho terapêutico. Como os encontros costumam ser semanais, as experiências tornam-se mais dinâmicas, o conteúdo das sessões se ajustam às necessidades mais prementes das diferentes situações da vida cotidiana. Soluções e planos de tratamento são ajustados, diferentes técnicas ou ferramentas podem ser utilizadas para engrenar as mudanças na vida do cliente.

Profissionais que atuam com a Psicoterapia tentam ajudar os clientes a enfrentar e resolver os seus problemas de modo que, em ultima análise ele chegue ao ponto crucial de não precisar mais de aconselhamento. Para alcançar este objetivo, o cliente e o Terapeuta devem trabalhar juntos para descobrir a raiz dos problemas e gerar soluções realistas que podem ser colocados em prática na vida do cliente.

Que tipos de problemas um Terapeuta pode ajudar?

Os profissionais da Psicoterapia tipicamente oferecem suporte aos seus clientes em uma variada gama de questões, incluindo o stress, diferentes dificuldades de relacionamentos, como conflitos conjugais, problemas de trabalhar em equipe, em resolver questões profissionais, desenvoltura ou espírito de liderança consciente, problemas de infidelidade, de autoconfiança e autoestima, insatisfação sexual, problemas financeiros entre tantos outros. Podem ajudar com preocupações não específicas como angústias e tristezas sem explicação aparente, baixa autoestima, gestão da depressão ou ansiedade periódica ou outros problemas diagnosticados de saúde mental ou física. Muitos profissionais se especializam em áreas como o vício em drogas, álcool ou sexo, distúrbios alimentares ou mesmo em desenvolvimento da carreira.

O que o cliente deve esperar?

A função do profissional em Psicoterapia é ouvir sem julgar para poder ajudar o cliente a lidar e encontrar a solução para seus problemas emocionais. Fornecem um lugar seguro onde os clientes podem falar sobre todo e qualquer problema que perturbe sua paz mental. O Psicoterapeuta é treinado para ouvir de forma objetiva e poder oferecer um feedback, insight ou esclarecimentos, mostrar o campo de infinitas possibilidades muito além do caminho estreito encontrado por quem enfrenta a situação sozinho e não encontra por si mesmo nenhum alívio.

Durante a sessão, o Psicoterapeuta geralmente atua como um guia. O cliente pode esperar que seu conselheiro lhe faça perguntas e os incentive a falar, e assim possam juntos aprofundar o tema trabalhado. Terapeutas normalmente não falam tanto quanto o cliente, por que só o cliente conhece o tamanho da sua dor e, e ele em ultima análise que vai fazer todo o trabalho para resolver o problema.

Se você está procurando ajuda, tenha em mente que os Terapeutas não irão resolver os seus problemas por você. o papel dele é ajudar a facilitar a sua compreensão dos fatos, expandir / desenvolver a sua consciência, oferecer insights que contribuirão para que as mudanças, escolhas, processos de transformação o ajudem na resolução dos problemas da sua vida, pois usa visão dos fatos é mais ampla e diferenciada. O processo terapêutico desenvolve uma melhor compreensão do que o cliente realmente quer da vida, ou do que os seus atos, pensamentos e ações estão fazendo com a sua vida. Este profundo trabalho interior pode ajudar a aumentar a harmonia em todos os relacionamentos incluindo o relacionamento consigo mesmo.

Normalmente as sessões duram entre 50 e 60 minutos em base regular, posteriormente, os encontros podem se tornar quinzenais ou até mesmo mensais a título de acompanhamento. Os atendimentos também podem ser em grupos, ou de casais e mesmo familiar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário