quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Despertando a Consciência

ESPIRITUALIDADE É CONSCIÊNCIA

A consciência é a parte espiritual do ser humano e, é totalmente plena e ativa quando estamos cientes do momento presente. A consciência humana, porém, é uma pequena parte da Consciência Maior Espiritual que poderia existir dentro da psique. Quando a Consciência Espiritual do Ser se funde com a consciência humana básica do indivíduo, este se transforma.

A Consciência Maior ou a Consciência Espiritual não se manifesta como um pensamento, nem como uma emoção, nem como qualquer tipo de sentimento que alguém irá reconhecer. Manifesta-se à sua própria maneira, em sua própria natureza. Ela não é uma emoção, por isso não traz qualquer tipo de resposta emocional dentro do corpo ou dentro da psique. Não faz com que a aparência do indivíduo seja mais agradável, ou que tenha gestos diferenciados, emoções jorrando à flor da pele, dê gargalhadas sonoras, ou chore por nada, tudo isso pertence ao mundo das emoções. Consciência não é emoção.

Consciência não dá a sensação ou sentimento de êxtase, como quando praticamos meditação. Consciência não é manifestação espiritual. Não pode ser pensada, ou traduzida como bela, como amor, como uma emoção qualquer, nem pensamento nem emoção são manifestações diretas do estado espiritual.

Quando as manifestações espirituais surgem, elas possuem uma maneira completamente diferente de atuar no indivíduo, e começam por dentro. Não despertam uma emoção, mas o indivíduo tem a sua própria percepção. Todos os sentimentos são da natureza do ego, não provêm do espírito.


Mas quando a Consciência Maior se manifesta traz consigo a clareza necessária à psique. Para experimentá-la, pratique manter-se plenamente atento, momento a momento, observe como as coisas pouco a pouco vão se tornando claras e, em seguida, todas as propriedades espirituais da Plena Consciência que existem dentro de você podem começar a se manifestar.


Sonia Ap. F. Santos (Saleela Devi) - Psicoterapeuta e Facilitadora de Cursos e Grupos de Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário