sábado, 14 de fevereiro de 2015

A Importância de Mindfulness no Tratamento do Câncer

Mindfulness ajuda pacientes com câncer

Pesquisas recentes mostram que Mindfulness Therapy (Terapia Baseada em Mindfulness) pode efetivamente reduzir os sintomas de ansiedade e depressão em pacientes diagnosticados com Câncer.

Quando as pessoas são diagnosticadas com câncer, seus cérebros começam a trabalhar arduamente por horas a fio. O que vai acontecer daqui para frente? Será que vou morrer? O que vai se da minha família?

As respostas a essas grandes questões não são fáceis de encontrar. Como resultado, muitos pacientes com câncer ficam ansiosos e/ou deprimidos, uma misturam de sentimentos e emoções que continuam mesmo quando o tratamento é finalizado. Atualmente já se sabe que as técnicas complementares como Meditação Mindfulness podem contribuir para melhorar tanto o quadro clínico atuando para amenizar as dores físicas como também no bem – estar psicológico do paciente.

Yoga acalma os pacientes

Cientistas dinamarqueses acabam de publicar um novo meta – estudo, que reúne todas as pesquisas do mundo sobre as ligações entre o câncer  e a pratica da Meditação Mindfulness.
Eles  encontraram evidencias sólidas de que a Terapia Baseada em  Mindfulness incluindo os exercícios do Yoga e outras técnicas psicológicas podem ajudar os pacientes com câncer a direcionar a sua atenção para longe das preocupações e especulações que aumentam a ansiedade e a depressão.

A Terapia Baseada em Mindfulness inclui dois programas de intervenção:

1.    (MBSR) – Mindfulness Based in Stress Reduction;
2.    (MBCT) – Mindfulness Based in Cognitive Therapy.

O estudo mostra que a terapia baseada em Mindfulness é uma forma eficaz de tratamento da ansiedade e depressão em pacientes com câncer. Os antidepressivos têm efeitos colaterais e são caros. Incentivo à pratica de Mindfulness mostram um efeito muito claro”. Diz um dos pesquisadores, o Professor Robert Zacharae, do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário Aartus, e também filiado ao Departamento de Psicologia da Universidade de Aartus.

Autoridades de saúde do governo britânico recomendam usar a Terapia Cognitiva baseada na Plena Atenção ou (MBCT) para a prevenção de recaída em depressão recorrente. E nossos resultados são tão so´lidos que as autoridades de saúde em todo o mundo podem começar a recomendar e implementar a MBCT em contextos de Clinicas Oncológicas”.


O efeito médio correspondente a cerca da metade do numero de pacientes ansiosos e deprimidos no grupo que recebeu a Terapia Baseada em Mindfulness, em comparação com aqueles que não receberam este tratamento psicológico”. Jacob Piet

Mindfulness ajuda a tolerar os estados negativos

Os pesquisadores ainda não tem certeza do porquê que a MBSR é uma forma tão eficaz de tratamento. Mas Jacob Piet, cuja tese de doutorado deste estudo, tem uma teoria sobre por que esses métodos (MBSR e MBCT) funcionam. Ele acredita que os exercícios de conscientização apresentam aos pacientes uma boa variedade de situações desafiadoras, eles aprendem a se relacionar com maior tolerância, bondade e aceitação.

Embora os exercícios de Yoga utilizados nestes programas de tratamento sejam simples, os pacientes ainda podem experimentar sensações corporais mais intensos” diz ele. “Eles de alguma estabelecem uma melhor tolerância das sensações corporais desagradáveis e pensamentos e emoções difíceis, por que elas ativam em algumas pessoas processos psicológicos indesejáveis e negativos, como a evasão emocional, preocupação e ruminação mental, que são todas as características da ansiedade e da depressão”. Jacob Piet

Instrutores Qualificados

É muito importante que os exercícios de conscientização sejam praticados corretamente para que os pacientes possam usufruir dos benefícios. Independentemente de saber se o paciente tem câncer ou não, o Instrutor de Mindfulness deve estar atento às preocupações, especulações, ruminações e da autocensura do paciente. O estado de ser conscientemente atento à experiência momento – a – momento no presente pode ter um resultado completamente positivo”.

A pratica disciplinada de Mindfulness torna a pessoa menos crítica não só em relação ao seu próprio corpo, pensamentos e emoções, mas também em relação à outras pessoas”, diz Jacob Piet. “É também um exercício de dirigir a sua atenção para longe da preocupação habitual com o pensamento ruminante, trazendo – o de volta para o momento presente, tal como ele é”.

Embora muitos terapeutas dinamarqueses ofereçam o treinamento mental com Mindfulness, muitos deles  não estão diretamente qualificados para trabalhar com um dos dois métodos que se revelaram mais eficazes citados acima. “Os dois métodos são muito semelhantes”, diz Piet. “Eles são programas que duram 8 semanas, onde os pacientes se encontram semanalmente, em grupos de 15 – 30 pessoas, tanto no MBSR como no MBCT, cada sessão dura em média até duas horas e meia, e os pacientes são convidados a praticar a Atenção Plena Consciente por 45  minutos todos os dias em casa”.


Um Resumo Básico dos Exercícios

                        ·      Exercícios simples e suaves de relaxamento do Yoga;

·      Exercícios de Body scan devidamente orientado pelo Instrutor ou Terapeuta de Mindfulness. Isso os ajuda a se relacionar com seus corpos com maior bondade e consciência.
·      Uma variedade de práticas de meditação sentada com diferentes focos. O objetivo é manter-se consciente do momento presente e, sempre que a atenção plena se distrair em diálogos mentais sobre o passado ou o futuro, por exemplo, o paciente é gentilmente convidado para retornar ao momento presente.
·      A meditação em movimento onde os pacientes aprendem a caminhar de acordo com a técnica, enquanto estão atentos às sensações e outras experiências que o momento presente proporciona, como a respiração e o som.
“E então, há um treinamento informal, quando o paciente é motivado a aproveitar as atividades da vida cotidiana para praticar Mindfulness como parte complementar do tratamento do câncer seja em cada ou nas internações breves”. Piet acredita que este cenário encontra oportunidades “ao virar cada esquina”.
Em torno de 35 a 40% de todos os pacientes com diagnostico de câncer têm níveis tão elevados nos sintomas de ansiedade e depressão, que complica ainda mais o quadro clinico e o processo de tratamento. Nos primeiros seis meses após o diagnostico de câncer, até 50% cumprem os critérios de diagnostico de depressão em nível mais elevado. Este quadro depressivo está associado à hospitalização prolongada, maior índice de mortalidade e, redução na qualidade de vida.

“As autoridades de saúde britânicas recomendam usar a Terapia Cognitiva baseada na Atenção Plena para a prevenção de recaída na depressão recorrente. E nossos resultados são tão sólidos que as autoridades de saúde em todo o mundo podem começar a recomendar e implementar a Terapia Baseada em Mindfulness nos contextos de Clínicas Oncológicas”. Jacob Piet. Que complementa dizendo que é uma solução eficaz e barata, pois requer apenas a visita a um Terapeuta especializado ou treinado, com encontros semanais, de preferência em grupos de no máximo 30 pessoas, ou de forma individual.
“O único problema é que poucos Terapeutas treinados atualmente, por isso é necessário primeiros treiná-los adequadamente”. O estudo publicado apenas no Journal Of Couseling And Clinical Psychology é o resultado de uma aprceria entre o Hospital Universitário Aartus da Universidade de Aartus e da Danish Cancer Society.
Artigo completo no videnskab.dk por Niels Ebdrup

Texto Adaptado por - Sonia Ap F Santos (Saleela Devi) -  Psicoterapeuta e Mindfulness Therapist

Nenhum comentário:

Postar um comentário