segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dores Crônicas e a Meditação

Quando falamos de dor crônica como as causadas pelas doenças autoimunes, a maioria dos pacientes desejam alguma solução mirabolante,  de ação rápida. Elas querem qualquer coisa que as façam sentirem-se melhor, que proporcionem qualidade de vida e alivio nas dores e outros sintomas.

A dor crônica pode ser grave e debilitante, ela interfere com a capacidade da pessoa exercer todas as suas atividades cotidiana, dificulta muito a sua concentração e pode levar a uma depressão grave.

É preciso algo a mais que a medicação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida, mais que uma alimentação saudável ou o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. Um recurso que está sendo amplamente investigado é a utilização disciplinada da pratica meditativa.

A evidência que a pratica da meditação é muito eficaz é esmagadora tanto nos estudos da Esclerose Múltipla, da Fibromialgia, como em outras condições crônicas. Uma pesquisa na área da Neurologia (2010; 75; 1141-1149) demonstrou que a qualidade da saúde, incluindo a incidência de depressão, ansiedade e fadiga diminuíram significativamente nos participantes de um programa de oito semanas de Mindfulness. Outros estudos descobriram que a meditação produz inúmeros benefícios para o cérebro (como o aumento da massa cinzenta, aumento das conexões) além da melhora no funcionamento adequado do sistema imunológico.

Charles L. Raison, MD, diretor clinico do Programa Mente-Corpo na Escola Universitária de Medicina de Emory, Atlanta, acredita que a redução do stress é o componente chave da pratica da meditação que contribui no processo de cura de muitas doenças e promove saúde e qualidade de vida aos pacientes. Ele tem conduzido inúmeros estudos que demonstram que a meditação diminui a gravidade da Fibromialgia e outras doenças autoimunes, “É difícil pensar em uma doença em que o stress e o humor não sejam atingidos” diz Dr. Raison.

Muitas outras pesquisas, incluindo o estudo de Paul Grossman (2007), que foi publicado na revista Science News, descrevem como pacientes que praticaram a Meditação Mindfulness obtiveram uma melhora significativa em sua capacidade de controlar a dor, a depressão, ansiedade e até mesmo os sintomas físicos de suas doenças depois que começaram a praticar a meditação regularmente.

Atualmente ouvimos muitas pessoas falarem dos benefícios da meditação incentivando a pratica. Assim a meditação deixou de ser uma pratica exclusiva dos Yogues e monges. Qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer lugar pode praticar a meditação. As bancas e livrarias tem inúmeros livros e artigos ensinando alguma técnica meditativa. Mas nada como o acompanhamento de um instrutor ou professor para ensinar a técnica corretamente e dar orientações mais específicas a cada aluno, principalmente para aqueles que estão buscando a pratica com motivos que vão além da espiritualidade, como a busca dos benefícios que a meditação trás aos diversos problemas de saúde.
Então se você que aprender a meditar corretamente, procure um professor que possa ensinar uma técnica mais adequada à sua personalidade ou ao tratamento complementar para seu problema de saúde.











Contato: Sonia Ap. F Santos (Saleela Devi) -  saleela.devi@gmail.com

Curta nossa Fan Page - Ser Atento

E leia também o texto do Dr Paulo http://drpaulo.net/yoga-e-depressao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário