quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os Quatro Fundamentos da Meditação Mindfulness (SHamatha)

Os Quatro Fundamentos da Atenção Plena
Meditação Mindfulness
 O discurso sobre os Fundamentos da Atenção Plena, o Satipatthana Sutta é o décimo discurso da coleção do Comprimento Médio (Majjhima Nikaya) dos discursos de Buddha. Existe uma outra versão contida na Coleção de Discursos Longos (Digha Nikaya (22)), que difere apenas por uma explicação mais detalhada sobre as Quatro Nobres Verdades.
Os Budistas de toda parte e principalmente os pertencentes à Escola Theravada nunca se esquecem da importância do Satipatthana Sutta e da prática do Dhamma. Os Budistas têm até mesmo a intenção de ouvir o discurso nos últimos momentos de suas vidas, e em noites de lua cheia é comum ver os monges recitando o discurso em voz alta enquanto praticantes do Budismo fazem suas meditações. O texto escrito em Pali é normalmente colocado no altar, sendo fonte de reverência pela Sabedoria nele contido. Aqui está um breve resumo, que não tem a intenção de servir substituto para um estudo mais profundo para aqueles que pretendem adquirir Sabedoria pelo conhecimento direto ou pelos praticantes de meditação Mindfulness, mas de ser apenas um incentivo ao estudo e à pratica da Meditação Anapanasati (Mindfulness).
1.     Atenção Plena no Corpo
1.            Atenção Plena na Respiração
Existem muitas variações neste exercício. O mais básico é a concentração na sensação da respiração na ponta do nariz, mantendo-se consciente de todo processo respiratório, a inspiração e a expiração devem ser observados desde o inicio, o meio e o fim. Muitas vezes são indicados Mantram de duas sílabas como “Bud – dho” como uma ajuda na concentração.
2.            Postura do Corpo
São quatro as posturas básicas: Caminhando, em pé, sentado e deitado. O exercício é simplesmente manter-se ciente em todos os momentos da disposição do corpo.
3.             Clara Compreensão – Sampajanna
·         Clara compreensão do Propósito – Porque estou realizando esta ação?
·         Clara compreensão da Adequação – Essa é uma ação adequada dadas as circunstâncias?
·         Clara compreensão do domínio da técnica de meditação – Pode esta ação ser incorporada à prática?
·         Clara compreensão da realidade, observando as três características em todas as atividades diárias – ou seja, observando a impermanência das coisas, o sofrimento e o não – eu.
4.             Reflexão sobre a Realidade desse corpo
Ver o corpo como um conjunto de partes, algumas sólidas outras liquidas. A lista tradicional é composta de 32 partes.
5.             Reflexão sobre os elementos materiais
Ver o corpo como um processo físico. Segundo a tradição oriental a composição da matéria é composta de quatro elementos: Terra (extensão, solidez), Água (Coesão, liquidez), Ar (motilidade, espaço) e Fogo (energia, calor). Alternativamente, podem ser utilizados os conceitos físico/químicos modernos.
6.             Contemplações da morte
Estes exercícios utilizados para obter a plena consciência da impermanência do corpo e quebrar a ilusão da imortalidade deste. A lista dada pelo Budismo pode ser usada como técnica de visualização, que vai da repulsa à tranqüilidade.
·         Corpo apodrecido (poucos dias depois da morte);
·         O cadáver sendo devorados por vermes, animais e aves;
·         O esqueleto ainda com alguma carne, sangue e tendões restantes;
·         O esqueleto ligado ainda por alguns tendões, sem carne mas manchado de sangue;
·         O esqueleto ainda ligado por alguns tendões, sem nenhuma carne ou manchas de sangue;
·         Os ossos soltos e espalhados;
·         Os ossos branqueados pelo Sol;
·         Os ossos amontoados em pilha um ano depois da morte;
·         Pó dos ossos;
2.  Contemplação dos Sentimentos
Os Sentimentos (Vedana) não devem ser confundidos com as formações mentais mais complexas chamadas de – emoções. Os Sentimentos aqui têm um sentido mais básico. E  podem ser classificados de várias maneiras:
·      Agradável, neutro e desagradável;
·      Corporal ou mental;
·      Mundano e não – mundano.
Como exemplos, a agradável sensação de prazer ao fazer uma refeição, a agradável sensação de arrebatamento ao experimentar uma experiência mística. A desagradável sensação de tristeza pela perda de bens ou a desagradável sensação de desapontamento pelo lento progresso na meditação.
É importante saber que sentimentos agradáveis imperceptíveis levam ao desejo, sentimentos desagradáveis imperceptíveis levam à má-vontade ou desejos negativos e os sentimentos neutros imperceptíveis levam à ignorância. Conhecer seus sentimentos é o ponto chave da Origem Dependente, onde o processo pode ser transcendido e a libertação (Iluminação) alcançada.
3.  Contemplação da Mente – Estados de Consciência
Qual é o seu estado espiritual? Você gosta de luxuria? Sente ódio ou não? Procura o autoconhecimento ou vive no piloto automático (Estado ilusório)? Sente - se uma pessoa desenvolvida ou subdesenvolvida? Sente-se disperso ou concentrado?  É uma pessoa livre ou apegada? E outras questões.
Estas questões se referem ao “fundo” da mente, é importante conhecer se sua consciência está no nível básico ou em um nível mais profundo, se vive no momento presente ou na depressão do passado ou na ansiedade do futuro.
4.  A Contemplação da Mente (Dhammas)
1. Os Cinco Obstáculos – estados mentais que levam a extravios.
·         Sentido/desejo, desejo, raiva, preguiça/torpor, preocupação /agitação, dúvida cética.
Que devem ser combatidas com:
·         Sentido/desejo – Meditação tendo como objeto o corpo (por exemplo: Body Scan ou Meditações na morte);
·         Raiva – Benignidade (Meditação Metta Bhavana);
·         Preguiça/torpor – Mudança de Postura diante dos fatos da vida ou percepção da Clara Luz da Realidade;
·         Preocupação/Agitação – Meditação Mindfulness (Atenção Plena na respiração);
·         Dúvida cética – Participação em Grupos de estudos filosóficos, questionamentos em processo terapêutico, participação em grupos religiosos com rituais, poojas etc.
2. Cinco Agregados do Apego
Os cinco constituintes que dissipam a idéia de uma auto-entidade – um “eu”:
·      Forma;
·      Sentimento;
·      Percepção;
·      Formações Mentais;
·      Consciência.
3. Os Seis Sentidos Internos e Externos
     Toda consciência surge através de uma destas portas:
·      Olhos – Forma;
·      Ouvidos – Som;
·      Narinas – Odor;
·      Língua – Paladar;
·      Pele – Toque;
·      Mente – Idéia.
4. Os Sete Fatores da Iluminação
·      Investigação da Mente (Dhammas)
·      Energia;
·      Êxtase;
·      Atenção Plena;
·      Tranqüilidade;
·      Concentração;
·      Equanimidade.
As três primeiras precisam ser desenvolvidas quando a mente está calma e as três últimas quando a mente está agitada. A Meditação Mindfulness pode ser aplicada em todas as circunstâncias.
5.  As Quatro Nobres Verdades
A base filosófica do Budismo está contida nas Quatro Nobres Verdades.  E o apego é a causa da maioria das formas de sofrimento – as cinco categorias que são objetos de apego (panc’upadana kkhandha). Toda corporeidade, todos os sentimentos e sensações, todas as nossas percepções, todas as formações mentais e todos os níveis de consciência, são impermanentes, e são fonte de sofrimento. Porque são fenômenos condicionados. É um ciclo repetitivo apego, desejo, ação, karma
·      A Nobre Verdade do Sofrimento (nascimento, doença, velhice, morte, não conseguir realizar os desejos, os Cinco Agregados influenciados pelo apego); Todo sofrimento vem do desejo e a nossa própria existência está condicionada pelo desejo, que são três: a ânsia por prazeres dos sentidos (kama tanha), o desejo da existência continuada e renovada (bhava tanha) e o desejo de aniquilação após a morte (vibhava tanha). Esta é a verdade da origem do sofrimento.
·      A Nobre Verdade da Origem do Sofrimento – Desejo;
·      A Nobre Verdade da Cessação do Sofrimento – A extinção do desejo – Nibbana - a obtenção da felicidade perfeita, a quebra da cadeia de renascimentos e sofrimento através de Nibbana, só é possível através da extirpação total das três formas de desejo. Está é a verdade da cessação do sofrimento.
·      A Nobre Verdade do Caminho que conduz à cessação do sofrimento – O Caminho Óctuplo:
·      Entendimento Correto,
·      Pensamento Correto,
·      Fala Correta,
·      Ação Correta,
·      Modo de Vida Correto,
·      Esforço Correto,
·      Atenção Plena Correta,
·      Concentração Correta.
O Nobre Caminho Óctuplo é composto por três tipos de treinamento resumido em: Conduta Virtuosa (Sila), concentração (Samadhi) e Sabedoria (Panna).
A Conduta Virtuosa expulsa a luxuria. A calma da verdadeira concentração e a aquisição da cultura intelectual vence a raiva/ódio. A Sabedoria vinda pela concentração correta ou conhecimento direto resultante da meditação dissipa toda ilusão. Todos estes três tipos de treinamento são possíveis somente através do cultivo constante da Atenção Plena – Mindfulness (Sati).
Mindfulness é conhecida como um corpo docente de controle (Indriya) e um poder espiritual (Bala) e também é o primeiro dos sete fatores da Iluminação (Satta Bojihanga).
REFERÊNCIAS:
·         Este é um simples resumo do Satipatthana Sutta – D.22 traduzido do WWW.arrowriver.ca/dhamma;
·         Os Fundamentos da Atenção Plena – Satipatthana Sutta traduzido do Pali para o inglês por Nyanasatta Thera
·         O Livro dos Provérbios Kindred V – Samyutta Nikaya III PP 119-168
·         WWW.acesso insight.org/nyanasatta
·         Discurso sobre as aplicações de Mindfulness (Satipatthana Sutta) – Provérbios Comprimento Médio, terceira edição pp 322-346
·         Criação de Mindfulness (Maha-satipatthana Sutta) Diálogos de Buddha traduzido pelo prof. Rhys Davids
·         The Heart of Buddhist Meditation – Nyanaponika Thera. Buddhist Publication Society


Indicação – Programa de 8 semanas  de Treinamento em Meditação Mindfulness, com Saleela Devi. Maiores informações sobre formação de grupos, valores e datas e sobre aplicação do programa em empresas e escolas entre em contato pelo Tel. (11) 99463-5825 ou pelo e-mail: saliladeva@yahoo.com.br ou  saleela.devi@gmail com. Para quem desejar o programa pode ser oferecido em outro espaço ou cidade/estado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário