terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO


O Poder da Cura da Bondade

Todos nós já ouvimos o velho ditado de que quem come uma maça por dia nunca vai ao medico, mas o que dizer de um sorriso?
Várias pesquisas estão sendo realizadas pelo CCARE (Centro de Pesquisa de Compaixão Altruísmo e Educação da Universidade de Stanford) revelam diversas evidencias cientificas que indicam que a bondade amorosa (Loving Kindness) detém o poder de cura. A bondade muitas vezes esquecida  na correria do dia a dia é um remédio praticamente livre de custos tem um impacto estatisticamente significativo sobre a nossa saúde física. E podemos auto aplicar ou aplicar-nos outros sem causar dano nenhum! Por exemplo, o efeito positivo da benignidade é ainda maior do que o uso da aspirina para reduzir o risco de um ataque cardíaco.  Não requer nem mesmo que você saia de casa para ir a farmácia.

Para aqueles que trabalham na profissão de cuidar do outro como os profissionais da área da Saúde e da Educação sabem da importância de ser compassivo.  E agora isto não é mais uma crença – é uma verdadeira ciência. A revisão da literatura cientifica – Dignidade  da saúde / CCARE, mostra que quando os pacientes são tratados com bondade e compaixão – quando há um esforço sincero para conhece-los, real sentimento de empatia, vontade de se comunicar com eles, ouvi-los e responder às suas necessidades – pode levar aos seguintes resultados:

·         Rápida cicatrização das feridas;
·         Redução da dor;
·         Redução da ansiedade;
·         Redução da pressão arterial;
·         Diminuição do tempo de internação.

A pesquisa também mostra que quando médicos e enfermeiros agem com compaixão, os pacientes são mais propensos a estar dispostos a informar com mais detalhes seus sintomas, o que pode levar a diagnósticos mais precisos. Os pacientes se tornam mais propensos a aderir a seus tratamentos prescritos, o que leva à redução de reinternações.

A análise também descobriu que os pacientes não são os únicos que observam melhora nos resultados do tratamento – médicos, psicoterapeutas, psicólogos, enfermeiros, cuidadores, terapeutas que fornecem o benefício deste tipo de tratamento também. Um ambiente de trabalho onde a bondade amorosa é percebida ajuda os funcionários a se sentirem mais engajados  e menos exaustos, o que é extremamente importante quando se trata de profissionais que atuam em atividades profissionais que cuidam de outros, às vezes sob muita pressão ou ouvindo somente queixas e problemas.

Atualmente ouvimos queixas constantes da qualidade dos atendimentos na área da Saúde. Clinicas e convênios buscam reduzir custos, sem reduzir a qualidade do seu atendimento. Porém não é o que observamos.

Mas as pesquisas demonstram que no contexto dos cuidados da Saúde Mental e da Medicina, a bondade não deve ser vista como uma reflexão tardia morna e distorcida, ou algo de bom para se mostrar depois que o tratamento médico “real” foi administrado.

Ao contrário, a bondade amorosa e a compaixão devem ser vistas como uma parte indispensável do processo de cura. Afinal, como nos ensina Hipócrates há mais de um século: “Eu vou lembrar que... aconchego, simpatia e compreensão pode superar a faca do cirurgião ou as drogas da farmácia”. Portanto, é responsabilidade daqueles que trabalham e estudam no campo da Saúde Mental, da Medicina e outras terapias lembrarem – se do espirito deste compromisso, e fazerem atos de bondade não tão aleatórios para com as pessoas que servimos e ajudamos a curar todos os dias.


Loving Kindness (Bondade Amorosa) significa a ação proposital ou voluntária realizada com sensibilidade para atender as necessidades de outra pessoa e deve estar ativamente voltada para a promoção do seu bem-estar.

Adaptação do texto de Lloyd Dean & James Doty, MD.

Terapia Focada na Compaixão

No dia 10 de Janeiro estaremos  iniciando no Curso Livre de Terapia Focada na Compaixão com o Módulo I.

Principais Tópicos do Curso:

·         Descobrindo a autocompaixão;
·  Aprendendo a ser gentil consigo mesma – Pratica Contemplativa;
·         Ouvindo o corpo – Mindfulness do Corpo e Mindfulness das Sensações;
·         As emoções destrutivas;
·         Afinal, o que é Autocompaixão – Exercício de Plenitude da Mente;
·         Os caminhos da autocompaixão;
·         Praticando a bondade amorosa;
·         O Cuidar de nós e o cuidar dos outros;
·         Personalizando a Autocompaixão;
·         Encontrando Equilíbrio.

Curso apostilado!

Local: Rua Dona Eponina Afonseca, 130 Chácara Santo Antônio SP/SP

Taxa de Inscrição de R$50,00 para reserva de vaga (não devolvível em caso de desistência)

Valor do Investimento: R$ 350,00

Data: 10/01/2015 das 9.30h às 17h
Vagas: 10

Contato:
E-mail:  saleela.devi@gmail.com


Facilitadora - Sonia Ap. Fonseca Santos (Saleela Devi) – Analista Junguiana, Psicoterapeuta, Integral Therapist, Mindfulness Therapist, Spiritual and Life Coaching com mais de 15 anos de experiência. Atende com diversas técnicas: Terapia de Regressão, Hipnose Ericssoniana, Psicologia Contemplativa, Transe de Terceira Geração da Hipnose, Voice Dialogue, entre outras para desenvolver e expandir a consciência. Professora de Filosofia Oriental facilita e coordena cursos e grupos de estudos e retiros nas diversas dimensões do Ser, estudou com Mestres e Doutores como Terry Partner Phd. in Integral Psychology, Dra Tamara Russeell Phd Psychology of London College entre outros.  Atende com hora marcada!





http://www.huffingtonpost.com/project-compassion-stanford

Nenhum comentário:

Postar um comentário