sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mindfulness Baseado na Terapia Cognitiva (MBCT)

Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT)


Mindfulness e a Terapia Cognitiva é derivada do programa original criado por John Kabat Zinn, que é conhecida como a redução do esforço baseado em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR). Esta forma de terapia tem se mostrado extremamente eficaz nos clientes libertando e emancipando várias doenças médicas entre elas a hipertensão, dor crônica e câncer. Além disso, este método funciona igualmente bem para aliviar os sintomas de vários problemas psicológicos, incluindo a ansiedade e o pânico. A plataforma original foi projetado para atender as necessidades das pessoas que sofriam de vários eventos de depressão.

Alguns dos pesquisadores que mais pesquisam e atuam no desenvolvimento da MBTC : Zindel Segal V.; J. Mark G. Williams e John D. Teasdale.

Método da Terapia Cognitiva e o Processo baseado em Mindfulness

A técnica é aplicada através de um programa de oito semanas, acompanhado de apostilas e CD’s que ensinam os alunos a arte da meditação Mindfulness. Os clientes ganham uma capacidade de realinhar-se afastando os pensamentos e os sentimentos  perturbadores e aprendem a concentrar-se sobre as mudanças que ocorrem em seu corpo e mente através da Yoga, Respiração e Meditação.

Ao ser submetido a esta forma de terapia, um cliente é instruído a reconhecer o seu sentido de ser e de ver-se como separado de seus pensamentos e estados de espirito. Essa desconexão permite que um cliente se liberte dos padrões de pensamentos obsessivo que muitas vezes reproduzem a mesma mensagem negativa mais e mais. Ao invés de ser forçado a viver o clima, o cliente ganha uma consciência da separação e começa a entender que eles estão no momento presente e o humor está ativamente existente, ainda que, ao mesmo tempo, mas não tem a mesma dimensão. Esta visão permite ao cliente a oportunidade de curar-se por introdução dos pensamentos positivos e resposta aos humores, a fim de desarmá-los.

Habilidades de longo prazo com a MBCT

Os participantes reconhecem a depressão como uma doença, e assim terão uma série de ferramentas adicionais para combater os seus sintomas depressivos que surgem ao longo do processo da depressão. Esta forma de terapia é muitas vezes utilizada em conjunto com outras formas de tratamento e terapias, muitas vezes, é capaz de reverter a estes métodos em tempos de angustias ou quando são confrontados com situações que o levam a perder o seu sentido de separação de seus pensamentos.

Treinando a prática da MBCT

Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) é um treinamento que propõe uma serie de recursos que será oferecido como um Programa de oito semanas com encontros semanais com duração de uma hora e meia cada, todas as quintas feiras das 18h às 19.30h, com inicio em 15 de Janeiro de 2015.

O objetivo do treinamento é proporcionar a prática da técnica da meditação Mindfulness, à aplicação do método e da integração da atenção plena como ferramentas utilizadas na Terapia Cognitiva. O programa enfatiza a importância da própria experiência meditativa do clinico e do autoconhecimento que eles ganham com isto. Esta descoberta equipa os clínicos com o conhecimento e as habilidades necessárias para ajudar os clientes a desbloquear a sua própria sabedoria interior através da prática da atenção plena. O programa aulas teóricas e práticas.

Programa de Mindfulness:

1.     Introdução do Programa, fundamentos da prática, Body Scan;
2.     Inquietude da mente, Percepções, paciência;
3.     Atitudes fundamentais; Pensamentos, Sentimentos e Respiração;
4.     Observação x Julgamento, Responder x Reagir, exercícios corporais;
5.     Espaço, Observar sem Julgar Estados de Consciência;
6.      Pensamentos Ruminantes, Hábitos Mentais, Autoconfiança, Comportamentos;
7.      Mindfulness para Emoções,  Compaixão e Altruismo, Loving kindness;
8.      Revisão, Kinhin (Pratica caminhando) e Prática diária.

Local.: Rua Dona Eponina Afonseca, 130 Chácara Santo Antônio SP/SP

Valor do Investimento: R$ 900,00 – Sendo R$ 100,00 de taxa de inscrição para reserva de vaga (não será devolvida em caso de desistência) e o valor restante dividido em duas parcelas, sendo a primeira parcela até a primeira aula e a segunda com cheque pré-datado para 30 dias.

Contato com a facilitadora:

E-Mailsaleela.devi@gmail.com ou Tel. (11) 9 9463 5825


Facilitadora – Sonia Ap. F Santos (Saleela devi) – Psicoterapeuta, Analista Junguiana, Mindfulness Therapist, Integral Therapist; Self & Spiritual Coaching & Couseling. Atua na área a mais de 15 anos. Trabalha com desenvolvimento de consciência e evolução do Ser. Coordena Grupos de Estudos na área da Espiritualidade, Filosofia Oriental e Meditação. Facilita diversos cursos na área de Psicoterapia, Desenvolvimento de Consciência e Filosofia Oriental. Facilita e coordena cursos, grupos de estudos e retiros nas diversas dimensões do Ser, estudou com Mestres e Doutores como Terry Partner Phd. in Integral Psychology, Dra Tamara Russeell Phd Psychology of London College entre outros.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário