segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Compaixão - O Trabalho do Amor

Compaixão é o trabalho do Amor


Podemos dizer que a Compaixão é o trabalho do Amor, é mais bem sentido quando estendemos a mão e tocamos delicadamente por trás a alma de outra pessoa. É o reconhecimento e a verdadeira compreensão de que estamos todos juntos neste momento neste lugar.

A Compaixão é parar por um momento para ouvir o que o outro tem a dizer sem critica ou julgamento. É como uma pausa, consciente e um abrandamento para ver e sentir a pessoa que está sofrendo ao nosso lado – para perceber que ela é exatamente como nós, é ouvir o que ela tem para contar. A Compaixão é também  a profunda sabedoria que estamos todos fazendo a mesma viagem e que não estamos sozinhos.

Mas, no estilo moderno de vida, vivemos sobrecarregados, são muitos os meios de comunicação mas nem sempre as informações chegam completas e corretas; é cada ve\ maior a tendência de ficarmos isolados em nossa correria para dar conta de tantos deveres, e pela busca constante de mais e mais informações. Corremos através dos minutos que em breve se tornarão anos, sem folego nem pausa para olhar para o lado. E assim, não percebemos o quanto do vigor da vida  e da areia do tempo são perdidos, simplesmente porque deixamos de lado as simples oportunidades de parar para rir e amar outros, enquanto lavamos as ruas laterais de nossa vida, pequenos momentos que caminhamos alegremente com um segundo olhar.

Mas será que estamos prontos para a intimidade que é estar verdadeiramente conectados com um outro ser? Para a responsabilidade que isto implica? Porque esta intimidade exige uma vontade de ser vulnerável – a de nos deixar tocar e abertamente compartilhar um profundo sentimento, o amor, este sentimento que pode romper as barreiras da vida.

Com a prática, a Compaixão torna-se nossa segunda natureza, e nós nos tornamos muito mais – mais abertos e até mesmo mais dispostos e disponíveis, mais conscientes e talentosos no dia a dia da vida.  Notamos o quanto estamos ancorados, o quanto nossa vida se torna mais rica a cada hora. Quando nossa Compaixão ameniza o sofrimento do outro, a alegria do outro se torna a nossa alegria. A tristeza do vizinho pode ser sentida no nosso coração, e a nossa mão amiga pode com dignidade e graça amenizar a sua dor e com isto também diminuirmos a nossa própria dor e sofrimento, isto é compartilhar. Oferecemos ao outro a oportunidade de também exercer a Compaixão.

Compaixão é assim o trabalho do Amor. E a auto – Compaixão – um autocuidado em estender a mão e tocar a nós mesmos com honestidade permanente  - é muito bom ter um lugar para começar!

Participe do nosso retiro de Silencio e Meditação – tema: Compaixão e Altruísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário