domingo, 9 de novembro de 2014

Compaixão e Altruísmo






“O Amor e a Compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles, a humanidade não pode sobreviver.”
Dalai Lama XIV, A Arte da Felicidade

Como Psicoterapeuta e facilitadora de cursos, observo as dificuldades dos profissionais da Área da Saúde em lidar com pacientes suas famílias e até mesmo seus amigos, quem sabe lidar com todo o sistema à sua volta. A grande maioria não se dá conta de o quão importante são a Compaixão e o Altruísmo no contexto da Saúde e da Educação.

A empatia é uma emoção considerada por todos como fundamental na relação entre as pessoas, no entanto, o profissional que conseguir aliar a compaixão à sua responsabilidade profissional não só ajudará na assistência, mas também irá melhorar o bem - estar e a qualidade de vida das pessoas envolvidas nas relações. Sabemos que a Compaixão constrói a felicidade e a bondade, e decompõe a raiva e o stress.

O que é Compaixão?
Compaixão é uma palavra comum e muito utilizada, mas defini-la pode ser muito difícil. O Good Greater Science Center define Compaixão como – sofrer juntos, para que desta forma não se torne um sinônimo da Empatia ou do Altruísmo. Muitas pesquisas científicas demonstram que quando uma pessoa sente Compaixão, nosso ritmo cardíaco diminui e as sensações de prazer aumentam. O resultado é um desejo evolutivo de ajudar ainda mais outras pessoas. A Compaixão portanto, envolve reconhecer não só o sofrimento do outro, mas também ter um desejo maior de ajuda-los a aliviar o sofrimento.

Porque a Compaixão é tão importante?

Assisti ao vídeo de Robert McClure – Mindfulness & Compassion in Health Care.  O autor destaca a importância da Compaixão aos profissionais da Área da Saúde que pode ser reforçada pela formação do cultivo da Compaixão. E sugere que a base desta formação venha do CCARE – The Center for Compassion and Altruism Research and Education da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. Muitos alunos desta formação comentam que passam a ver seus pacientes de uma forma que eles nunca viram antes, e alegam que “tudo” fica muito mais fácil. CCARE acredita que praticar a Compaixão é tão importante quanto a atividade física e uma dieta saudável para a nossa saúde em geral.

Como podemos cultivar a Compaixão?

§   Pratique Meditação – Um dos principais conceitos na formação do Cultivo da Compaixão é a Meditação. Ao meditar, nos tornamos mais conscientes de nós mesmos, do nosso ambiente, além de melhorarmos nossa habilidade de escutar com mais atenção. Desenvolvemos assim a autocompaixão que é um fator chave para atender o nosso desejo de ajudar os outros. Existem inúmeras técnicas de Meditação, atualmente as que mais são cientificamente pesquisadas são a Mindfulness (Samatha) e a Zen.
§   Pratique a Gratidão -  Quando nos tornamos mais gratos, nos tornamos mais capacitados a apreciar as circunstancias das outras pessoas. Existem inúmeras maneiras de praticar a gratidão, desde uma palavra até um diário de gratidão.
§   Pratica de Exercícios – Exercícios integrativos -  Mente/Corpo como Yoga, Pilates ou até o Tai Chi além de muitas Artes Marciais que não só melhoram a força e a flexibilidade como diminuem o nível de Stress. Manter o stress em níveis mais baixos promove sentimentos positivos em relação a si – mesmo e aos outros.
§   Praticar o Altruísmo – Faça alguma coisa por alguém, sem buscar qualquer benefício para si – mesmo. Sabemos que o reconhecimento é um fator motivador, mas se tirarmos essa possibilidade, estaremos agindo de forma altruísta. Passamos a apreciar a conexão social, um simples ato de humanidade onde se atua em benefício do outro sem nada em troca, nem um “muito obrigado”!
O que significa a Compaixão e o Altruísmo para você? Como fomentar a autocompaixão em sua própria vida?
Estaremos nos encontram no Templo Taikanji em Dezembro para em um Retiro de Meditação e Silencio tocarmos nossos corações cultivando a importância da Compaixão e do Altruísmo conosco mesmo e com as outras pessoas.

Sonia Ap. Fonseca Santos (Saleela Devi) – Analista Junguiana, Psicoterapeuta, Integral Therapist, Mindfulness Therapist, Professora de Hatha e Asthnga Yoga, Filosofia Oriental e Meditação com mais de 15 anos de experiência. Facilita e coordena cursos grupos de estudos e retiros nas diversas dimensões do Ser, no desenvolvimento e expansão da consciência e em diversas técnicas de meditação, inclusive cursos e retiros de Mindfulness Based Stress Reduction. Estudou com Mestres e Doutores como Terry Partner Phd. in Integral Psychology; Spiral Dynamics – Don Beck, Integral Therapy – Ken Wilber, MIndfulness Body in Mind – Dra Tamara Russell do King College London entre outros. Atende com hora marcada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário