domingo, 16 de agosto de 2015

Minffulness e o Câncer


Mindfulness (MBSR) no Tratamento contra o Câncer
Lembro bem quando saiu o resultado dos exames da minha mãe- Câncer de Mama.  A palavra câncer por si só já causa muito stress, parece uma sentença de morte, mesmo diante de tantos avanços da medicina, do carinho e apoio dos médicos, amigos, vizinhos e parentes.
A experiência de ter uma pessoa que se ama com este diagnostico  é muito estressante, porém maior stress passa aquele que está com a doença. Sabemos que o câncer trás junto de si muita angústia que pode levar à depressão, ansiedade, medo e levar até os transtornos mentais, que somente ajudam a complicar o tratamento contra o câncer. Lembro-me dos médicos sempre pedindo para mantermos um estado de humor saudável, tentando não deixar que a minha mãe ficasse triste ou deprimida pois isto influenciava no tratamento. Hoje como Analista Junguiana e especialista em Mindfulness Therapy fico imaginando como a ciência avançou nos tratamentos e como é muito importante não permitir que o stress afete os pacientes com câncer, e o quanto a psicoterapia e a prática de Mindfulness pode colaborar com todo o processo de tratamento. Mindfulness não é um paliativo, tão pouco um placebo.
Hoje fico muito feliz ao ver que praticar meditação não é somente mais uma prática para buscadores espirituais ou devotos de religiões orientais, mas que a ciência está investigando profundamente uma técnica de meditação de origem budista remontando a mais de 2.000 anos de prática contemplativa por adeptos ao redor do mundo e, que pode ser praticada por qualquer  pessoa, de qualquer idade e condição de saúde, independente da crença religiosa/espiritual e suas práticas. Não somente para evolução espiritual, busca pela iluminação ou experiência de samadhi, mas também e é aqui que a ciência mais estuda, a cura do stress, depressão, ansiedade entre tantos outros benefícios comprovados e protocolados, inclusive a diminuição e controle das dores crônicas causadas por doenças como o câncer.
Dezenas de milhares de pessoas que passaram pelo treinamento de oito semanas do Programa de Mindfulness Based stress Reduction (MBSR) e intervenções clínicas relacionadas com a Minfulness Therapy em todo o mundo se beneficiam da prática e seus benefícios para a saúde física, mental e emocional. A prática inclui exercícios de compreensão da relação mente / corpo, exercícios de alongamento, exercícios de respiração e prática meditativa passiva. Os estudos científicos elucidam os mecanismos de como a meditação Mindfulness influencia os aspectos fisiológicos do corpo e fornecem suporte para os seus efeitos na saúde e bem-estar.
Na depressão o paciente revive seus momentos passados, sejam eles bons ou ruins, na ansiedade ele foca em um futuro ainda não existente, em ambos os casos  há sofrimento, e o único lugar onde a pessoa não está é no momento presente.  Mindfulness envolve intencionalmente a conscientização do momento presente, convida a uma experiência  de abertura e curiosidade com o que acontece agora, o que leva à autocompaixão e a bondade amorosa com todos os outros, sem julgamento ou critica nem apego aos pensamentos ruminantes e crenças. Pois Mindfulness significa ver e experimentar as coisas como elas realmente são, usando todos os cinco sentidos, consciente de seus pensamentos, emoções/sentimentos, ações e reações, sem julgamento, buscando identificar as ações baseadas no piloto automático, e compreendendo os sintomas do corpo.
Na meditação passiva Mindfulness (Shamatha) é uma técnica conhecida como sendo uma meditação com objeto, o praticante escolhe um objeto de atenção, é aconselhável que o objeto seja a respiração porque é uma ação que estamos executando onde quer que estejamos, mas poderíamos escolher qualquer outra cosia, o foco da atenção será sobre o objeto escolhido, mesmo quando a mente divaga, o praticante simplesmente volta a focar no objeto escolhido, de forma neutra e tranquila. Manter a mente centrada ajuda a aquietar a mente, reduz as distrações, relaxa o corpo, interrompe o fluxo de pensamentos ruminantes.
Este processo é evolutivo desenvolve a estabilidade da mente, estágios diferentes de atenção, permite o reconhecimento de hábitos mentais e emocionais, levando o praticante avançado a estágios superiores de consciência e, estados duradouros de paz e plenitude, influenciando desta forma no tratamento médico contra as doenças.
TREINAMENTO MENTAL
Todos devem aprender a forma correta de praticar Mindfulness, e os pacientes devem ser acompanhados de um profissional de MBSR que deverá avaliar o progresso e ajustar a técnica de acordo com a necessidade do paciente. Mindfulness é um tipo de treinamento mental, atualmente a Neurociência já comprovou a neuroplasticidade cerebral, ou seja, os neurônios ou células cerebrais são maleáveis, o cérebro tem a capacidade de alterar a sua estrutura e função, e estas são só as mais recentes descobertas, existem muitas outras pesquisas sendo realizada nesta área por nomes importantes como o Dr. Richard Davidson da Universidade de Wisconsin com praticantes avançados de meditação, e em especial de Mindfulness.
Mindfulness fortalece determinadas regiões do cérebro associadas com atenção e com a capacidade de perceber as sensações corporais internas além da flexibilidade mental, sua prática também atenua a atividade da amigdala (área associada ao medo). Praticar Mindfulness diária e disciplinadamente ajuda a diminuir o processo de desatenção que ocorre comumente nas atividades cotidianas habituais.
Mas Mindfulness não beneficia somente o cérebro do praticante mas também regula e controla as emoções proporcionando um equilíbrio nas relações afetivas, isto permite uma maior facilidade na comunicação das relações interpessoais, o que é muito importante para as pessoas que sofrem de câncer que muitas vezes tendem a se isolar no sofrimento e tem dificuldade de exprimir suas emoções e desejos. O treinamento da mente com Mindfulness afeta diretamente os processos neuroendócrinos e imunológicos ligados ao stress., diminui a reatividade do sistema cardiovascular, baixa a produção de hormônios do stress e marcadores  inflamatórios. Quanta coisa boa, não?
Muitos hospitais americanos e europeus já trabalham com programas de Mindfulness, treinando o corpo clinico e psicológico no Programa de oito semanas de Mindfulness que inclui aulas teórico / práticas, incentivando que se tornem praticantes regulares e participe de retiros e salas de discussão para troca de sensações, evolução e aplicabilidade da técnica, integração de Mindfulness na vida cotidiana. É muito importante que os professores se tornem experientes, conhecendo toda a técnica em profundidade, acompanhem os estudos e pesquisas mais recentes e convidem a comunidade, hospitais, clinicas e universidade participarem de forma a oferecer ao paciente salas de meditação devidamente acompanhadas de um profissional experiente. Em determinados casos clínicos, Mindfulness pode ser ensinado ou praticado de forma individual, isto é feito para atender a necessidades especiais do paciente, em alguns casos específicos  ele pode acompanhar gravações de meditação guiada preparada especialmente para ele, sem no entanto deixar de ter um acompanhamento de um professor e de ter o apoio de outros praticantes que é sempre motivador.
A princípio o praticante de Mindfulness enfrenta cinco obstáculos (Desejo, Aversão, Preguiça/Torpor Mental, Inquietação/Remorso, Duvida/Indecisão), quando devidamente acompanhado, o professor aplicará o que os Mestres Budistas chamam de cinco antídotos (Interesse, Bondade e Compaixão, Relaxamento e Calma, Energia e Entusiasmo, Autoconfiança).
MINDFULNESS E OS PACIENTES COM CÂNCER
A meta-análise de mais de 10 grandes estudos encontraram efeitos excelentes para os resultados de saúde mental como: ansiedade, depressão, stress, angústia, além de pequenos efeitos na saúde física como: função imunológica, pressão sanguínea, marcadores tumorais. Um estudo demonstrou menos stress, desesperança e preocupação ansiosa sobre o câncer. Como referencia temos os estudos de Matousek e Dobkin sobre redução de stress, Lengacher e colegas sobre o medo da recorrência e maior energia e funcionamento físico nos praticantes de Mindfulness, Witek – Janusek et al melhorias nas medidas biológicas e maior otimismo em lidar com pacientes com câncer, e muitos outras referências significativas podem ser encontradas e estudadas.
A angustia emocional pode ter um impacto significativo sobre o paciente com câncer, a depressão pode levar ao  declínio no tratamento e aumentar o risco de morte, reduzir o impacto das emoções destrutivas e o stress causado por elas torna-se importante para a eficácia de todo o processo, já que o câncer exige muito do corpo e da mente. Mindfulness ensina o praticante a permanecer focado, a acalmar a mente e a viver mais plenamente o momento presente, gerenciando a qualidade de vida sem criar expectativas.
EXISTEM RISCOS?
Muitos poderiam perguntar se existe algum risco para quem pratica Mindfulness durante o tratamento contra o câncer, mas a prática da meditação é muito segura e tem muito poucos riscos associados.  Como já foi dito acima, o praticante pode enfrentar um ou mais dos obstáculos o que pode levar a um quadro  transitório de ansiedade, até porque estará olhando de forma mais consciente para a qualidade dos pensamentos e sentimentos perturbadores. Praticantes avançados como os monges que ficam horas dias às vezes isolados em meditação também passam pela experiência dos obstáculos, às vezes com riscos ainda maiores. Por isso independente do nível do praticante é muito importante que seja acompanhado de um professor experiente durante todo o período de tratamento, e mesmo os condutores da prática nas salas de meditação também possuam um profissional com quem possam compartilhar sua própria experiência e a de seus pacientes.
Com tudo isso vale o investimento de aprendizagem, pois esta é uma poderosa ferramenta que está sendo utilizada em diversas áreas da medicina e da saúde mental, sua aplicabilidade tem custo baixo e baixo risco mente/corpo para profissionais e pacientes.
REFERENCIAS:
·      Ledesma D K H: Mindfulness based Stress Reduction and Cancer – Meta analisys
·      Shapiro SL, Astin SR et al: Mindfulness Based Stress Reduction for health Care professional
·      Lazar SW, Kerr CE et al: Meditation experience is associated witj increased corticol thickness
·      www.cancernetwork.com
Se desejar participar de um Programa de Mindfulness (MBSR) para pacientes com câncer entre em contato com Sonia A F Santos pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com ou saliladeva@yahoo.com.br. Podemos abrir um curso de formação para grupos especiais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário