sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Mindfulness e a Gravidez

Mindfulness e a Gravidez


Já sabemos a muito tempo que a prática diária e disciplinada da Mindfulness diminui e até cura a depressão e a ansiedade, além de contribuir para a regulação emocional e assim controlar o stress. Podendo inclusive ajudar as mulheres e suas famílias durante a gravidez.
Na Universidade de Osher da Califórnia, na escola de medicina Nancy Bardake desenvolveu Mindfulness Based Childbirth and Parenting Program, excelente ferramenta para quem trabalha com parto humanizado, enfermeiras e outros profissionais ligados ao parto. Seu trabalho baseia-se em pesquisas inovadoras em neurociência, Mindfulness e a medicina mente/corpo. O programa inclui práticas que ajudarão o praticante a encontrar a calma e facilidade durante esta fase em que a vida muda em vários aspectos, desta forma ele proporciona habilidades e competências para serem usadas ao longo da vida de forma saudável e ligação familiar mais sábia. Alguns benefícios, por exemplo:
·      Aumenta a confiança e diminui o medo do parto;
·      Proporciona mais habilidades para usar recursos internos na hora da dor;
·      Melhora a comunicação entre o casal;
·      Reduz o stress, a depressão pós-parto, melhora a autoestima e o bem-estar;
Quem pratica regularmente Yoga e Meditação durante a gravidez vai sentir durante este momento tão especial:
1.    Lentidão – O mestre Thich Nhat Hanh nos ensina – sorria, respire e vá devagar! – Durante a gravidez aprendemos a dar tempo ao tempo, evitar excessos de atividades e a dar um tempo maior para os próprios cuidados;
2.    Adequar o tempo – Afinal não temos controle sobre tudo, é preciso aprender a fazer escolhas conscientes, como ensina a própria Nancy Bardake – O parto não responde aos relógios que funcionam tanto em nossas vidas. É há uma lição para todos nós – comece respeitando seus momentos, mantenha-se presente para o bebê  durante toda a gravidez até o momento do parto. Surgirão muitas mudanças, algumas desejáveis e outras nem tanto, ajuste qualquer coisa que esteja sentindo. Respire. Pare. Deixe ir o que não é seu!
3.    Qualidade do Sono – Práticas de meditação e a Mindfulness em especial ajuda a melhorar a qualidade do sono. Lembrando que tudo muda depois que o bebê nascer. Fazer exercícios como o Body Scan ajuda no relaxamento, que é excelente para que a gravida conheça seu corpo e todas as mudanças e sintomas que estão acontecendo. E também aprender a respirar corretamente. Nada mais importante que conhecer seu próprio corpo e seus processos.
4.   Adapte-se ao bebê – Se a mulher gravida praticar Yoga e meditação (Mindfulness) durante toda a gravidez ficará mais fácil aproveitar os intervalos de sono do bebê para meditar por ao menos 10 minutos, segurando o bebê, ou durante a amamentação. Aproveitando também os asanas que aprendeu para alongar-se antes da meditação. Isto proporcionará uma maior energia e de qualidade, e paciência na hora de cuidar do bebê de forma mais consciente e alegre.
Quer saber mais sobre MIndfulness? Escreva para saleela.devi@gmail.com – Sonia A F Santos (Saleela Devi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário