terça-feira, 16 de junho de 2015

Insônia


A Insônia é uma desordem do sono, entre as suas características estão ou a dificuldade de relaxar e adormecer e/ou dormir a noite inteira. Podemos listar alguns sintomas:
·         Dificuldade em relaxar;
·         Dificuldade em adormecer;
·         Dormir sem regularidade, acordando diversas vezes durante a noite;
·         Acordar muito cedo se sentindo cansado;
·         Estado de Sonolência durante o dia;
·         Irritabilidade, ansiedade, depressão;
·         Falta de foco, concentração, memória;
·         Dores crônicas como enxaqueca;
·         Problemas cardiorrespiratórios;
·         Problemas gastrointestinais;
·         Preocupações contínuas e/ou pensamentos ruminantes.

Tipos de Insônia

São considerados dois tipos de Insônia:

·         Primária – A falta de sono não é decorrente ou associado a algum problema de saúde;
·         Secundária – Significa que a falta de sono ou dificuldade em dormir pode estar associado à outra causa como, por exemplo: asma, bronquite, sinusite, câncer, depressão, etc., dores; uso de medicação ou substâncias ilícitas.
O tempo também pode variar de pessoa para pessoa, assim como a sua durabilidade, pode ser de curto prazo – Insônia Aguda – que pode durar uma noite ou ficar por semanas. Ou pode durar por mais tempo – Insônia Crônica – três a quatro noites por semana durante um mês ou mais.

Possíveis causas:
Insônia Aguda

·         Stress diário;
·         Doença;
·         Desconforto Emocional, Mental ou Físico;
·         Fatores ambientais: ruído, claridade excessiva, mudanças de temperatura, que interferem no processo do sono;
·         Uso de determinados medicamentos para tratamento de Gripes, Resfriados, Depressão, Problemas com pressão arterial, Asma por exemplo.
·         Interferências constantes como troca de turno.
·         Falta de regularidade nos horários.
·         Alimentação inadequada, pesada ou gordurosa.

Insônia Crônica

·      Depressão e/ou Ansiedade;
·      Stress crônico;
·      Dores Crônicas
Independente do tipo é importante a procura de um especialista que além dos exames físicos, análise do histórico médico deve analisar o histórico do sono. Ter um diário onde se controla a qualidade do sono, interferências durante a noite e a vida cotidiana que possam dificultar a qualidade do sono. Podem ser necessários exames mais específicos.

Tratamentos

A Insônia Aguda pode não precisar de tratamento específico, mudanças de hábitos durante o dia e também na hora de dormir podem ter profundos efeitos benéficos. Medicamentos específicos para dormir neste tipo devem ter tempo limitado, drogas de ação curta e que não tenham como efeitos a sonolência durante o dia, porém se deve lembrar que muitas têm efeitos colaterais indesejáveis e tendem a perder a eficácia ao longo do tempo.

Para a Insônia Crônica inclui o tratamento das condições subjacentes que estão causando a insônia.  E neste tipo a Psicoterapia deve ser levada em consideração como aliada ao tratamento clínico. Técnicas de Meditação como a Mindfulness tem sido muito pesquisada, e a muito tempo deixou de ser uma prática mística, para se tornar uma terapia complementar muito respeitado pelos seus múltiplos benefícios físicos mentais e emocionais. Exercícios respiratórios como os Pranayamas do Yoga, também surtem excelentes efeitos, além da terapia de restrição do sono ou exercícios físicos como caminhadas podem ser uteis.

Para combater a Insonia:

Uma mudança radical de hábitos nocivos deve ser considerada para uma boa noite de sono, seguem algumas dicas:
·      Tentar tem um horário regular para dormir, assim como para levantar-se todas as manhãs. Tentar também não dormir durante o dia, nem mesmo pequenos cochilos.
·      Evitar a cafeína, nicotina e álcool, ou qualquer droga ilícita. Elas interferem na qualidade do sono.
·      Procure exercitar-se durante o dia, mas não na hora de dormir para não ficar excitado, da prática de exercício até a hora de dormir procure uma diferença de três a quatro horas.
·      Cuidar da alimentação é fundamental. Não ingerir alimentos pensados, gordurosos ou que tenha estimulantes; apenas um lanche leve pode ajudar a dormir melhor.
·      Procure criar um ambiente agradável e confortável no quarto de dormir. Mantenha a escuridão, o silêncio, e temperatura ambiente natural, nem quente nem frio. Tampões de ouvidos podem ajudar se houverem muitos ruídos.
·      Procure criar uma rotina relaxante antes de dormir. Até mesmo colcoar os pés em água quente e depois calçar meias  e ir direto para a cama. Ler um bom livro, ouvir musica  suave, ou tomar um banho.
·      Evitar levantar-se para resolver problemas. Também evite usar a cama para outra coisa senão dormir ou sexo.
·      Se não conseguir relaxar, levante-se  e procure ler ou distrair-se com algo que não seja excitante. Só volte para a cama quando sentir sono.
·      Se estiver em um momento de muito stress, procure organizar por escrito uma lista das coisas que tem para fazer no dia seguinte antes de ir para a cama. Certifique-se que colocou nela as suas principais preocupações.

Referencia:

The National Sleep Foudation, MD Louis R Chanin

Saiba mais sobre o meu trabalho:



Ofereço seminários, retiros, palestras e workshops sobre vários temas relacionados com Mindfulness e Psicoterapia ao longo do ano. Ofereço também Workshops e Oficinas personalizados sob medida para o seu negócio, comunidade ou empresa de acordo com a necessidade profissional para desenvolver liderança consciente. Para mais informações entre em contato comigo pelo telefone (11) 99463 5825 ou por e-mail:  saleela.devi@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário