domingo, 31 de março de 2013


Uma mesa-redonda com imaginária entre Anthony Robbins e Gautama, o Budha em ser o melhor que se pode ser.
Eu estava meditando sobre uma idéia interessante: o que aconteceria se o mestre histórico de Iluminação, Gautama, o Budha e o lendário treinador de desenvolvimento pessoal Tony Robbins tivesse uma conversa sobre o desenvolvimento humano? Quais seriam suas respostas para as seguintes questões: como podemos ser melhor que podemos ser, como podemos cultivar a motivação pura, e o que isso significa para viver melhor? 
Moderador: Obrigado por concordarem em participar deste diálogo. Vocês dois são conhecidos por representarem com excelência suas filosofias, não só em seus próprios campos, mas no desenvolvimento humano em si também. Vocês também são professores muito talentosos com muitos seguidores em todo o mundo. 
Suas capacidades de guiarem os outros pelo caminho árduo e desafiador do autodomínio e da Iluminação Espiritual são inigualáveis. É por isso que pensei que seria um presente para vocês estarem os dois juntos na mesma mesa – redonda para compartilharem seus pensamentos e suas idéias sobre a transformação humana no século 21.
Anthony Robbins: Muito obrigado. É bom estar com todos vocês.
Gautama, o Budha: Eu estou profundamente honrado. Que todos os seres sencientes tenham a  experiência da paz e da liberdade do sofrimento!
Moderador: Então me deixe começar com você Tony. Eu tenho três perguntas. O primeiro é sobre como nós podemos melhorar a nós mesmos. Todo mundo quer saber como eles podem ser o melhor que puderem ser. Que conselho você pode nos dar?
Robbins: O melhor conselho que posso dar é exatamente o que eu estava gritando aos quatro ventos nos últimos 30 anos. Em primeiro lugar, tome uma medida grandiosa! O que isto significa é: descubra as diferentes formas com que você deseja mudar a sua vida, e depois comece a trabalhar. Isso requer que você defina metas claras e coerentes, e o mais importante, para crie estratégias para atingir esses objetivos. Comece agora, hoje, neste minuto. Não espere mais um segundo. Não deixe padrões de hábitos antigos continuarem a entrar em seu caminho e afundá-lo. Comece com um plano claro de como você deseja alterar a sua vida física, emocional e intelectual. Pense sobre sua carreira, seus relacionamentos, seus hobbies, como você gostaria de ser diferente? A coisa mais importante é tomar medidas em massa para mudar a sua vida para a vida de seus sonhos. Hoje!
Moderador: Obrigado Tony. Isso é muito inspirador! Então Gautama, como você responder a pergunta de como podemos ser o melhor que podemos ser neste mundo em rápida mutação e acelerado em que estamos vivendo?
Budha: Queridos, essa é uma questão muito importante! Desde que atingi minha Iluminação sob a  árvore Bodhi muitos anos atrás, eu fui pregar às multidões um ensinamento poderoso de auto - libertação que pode nos despertar no nível mais profundo de nosso ser. Na minha filosofia, o "melhor" que podemos ser é nos tornarmos totalmente libertos, totalmente iluminado para se tornar nada mais nada menos do que um Budha vivo. E para ter sucesso em se tornar liberto, desta forma, deve colocar o Dharmma  (ensinamentos espirituais) em prática com todo o seu coração. Isso significa fazer o esforço nobre para desenvolver uma forte base moral no âmago de quem somos. A forte base com que devemos nos esforçar para superar uma vida de ignorância é aprender a transcender nossa mente condicionada através da prática de uma profunda meditação.
A Meditação profunda dará origem ao Samadhi - uma visão poderosa da verdade última da nossa própria natureza. A verdade é o vazio ou o vazio é o nada. Essa é a experiência direta da própria liberdade. Este tipo de descoberta vai nos libertar do que eu descobri ser um obstáculo para a felicidade: o desejo. Desejo para as coisas deste mundo. Se nos apegarmos apenas nesta liberdade de querer, será maior do que o maior.
Moderador: Uau! Obrigado por isso, Mestre Gautama. Minha cabeça está girando e eu me sinto tonto ora ouvir suas palavras de sabedoria atemporal e perene.
Tony, a minha segunda pergunta é sobre a bondade. Como podemos nos tornar pessoas melhores? Cuidando das outras pessoas? Menos egoístas e mais caridosos?
Robbins: Obrigado. Agora esta é uma grande questão! Você sabe que eu acredito apaixonadamente que as pessoas boas tendem a ser pessoas mais felizesE, para ser feliz, eu acredito que é essencial que estarmos progredindo nas áreas mais importantes de nossas vidas. Quer se trate de nossos relacionamentos íntimos, do nosso trabalho, das nossas finanças, nossa saúde física e bem-estar, e também na nossa espiritualidade. Para ser feliz é preciso saber, sem qualquer dúvida de que estamos nos desenvolver, estamos nos movendo, estamos crescendo. Mais uma vez, é o que nos dá a conexão mais profunda e satisfatória com a vida, muito mais do que obter o que nós pensamos e o que nós queremos, seja um novo relacionamento, um carro novo, ou uma promoção.
Além disso, pessoas que sabem que elas estão se desenvolvendo nos aspectos mais importantes de suas vidas, quase sempre elas possuem um profundo sentimento de gratidão. Elas sabem o que é preciso para crescer e que isto não é um dado adquirido. E, finalmente, a gratidão nos inspira a ajudar os outros, para servir os outros, da mesma forma que os outros nos ajudaram. Então eu acredito que pessoas "boas" são pessoas felizes e as pessoas felizes são pessoas gratas.
Moderador: Muito obrigado Tony. Você me ajudou a ver o que eu preciso fazer para ser mais sério e focado em meu próprio desenvolvimento. Em vez de simplesmente viver a vida, eu preciso sentar no banco do motorista e colocar o meu pé no acelerador!
Mestre Gautama, como você responderia à pergunta de como podemos nos tornar pessoas melhores, mais carinhosas, amorosas, em fim pessoas “boas”?
Budha: Amigos, o que vocês chamam de "bondade" já é a sua verdadeira natureza! Amor, bondade, compaixão, generosidade é o fluxo natural e espontâneo do coração e da mente de um ser que foi liberado da ignorância e do egoísmo. O que é a ignorância? A ignorância é a crença de que você está separado! Para se tornar uma pessoa "boa", uma pessoa amável, uma pessoa amorosa, você precisa ver através da ilusão de uma existência separada. E, para fazer isso, você precisa meditar profundamente sobre as duas verdades fundamentais da realidade. A primeira verdade é o profundo reconhecimento da Natureza do Vazio de todos os fenômenos da existência.
A segunda verdade é a Natureza Interconectada de todas as coisas visíveis e invisíveis, conhecidas e desconhecidas. Quando você medita com tal intensidade sua mente se torna translúcida, você vai ver diretamente e por si mesmo o que estou apontando: a natureza última da realidade é de uma luminosidade vazia, de um mistério incompreensível que silencia a mente e abre o coração. "Bondade" é o fluxo natural daquele que realizou esta verdade.
Moderador: Mestre Gautama, muito obrigado por isso, eu sinto que minha mente está se tornando tranqüila. Mas antes dela se desligar por completo, eu preciso fazer a minha pergunta final para ambos.
Tony, agora que você já esclareceu o que significa melhorar a nós mesmos e também como podemos nos tornar uma pessoa boa, eu tenho mais uma consulta. O que significa para cada um de nós viver no limite de nosso potencial?
Robbins: Bem, eu acho que de muitas maneiras eu já respondi a esta pergunta. Primeiro de tudo, estar em nossa vantagem significa que estamos evoluindo nas áreas mais importantes de nossas vidas. E, segundo, para viver a nossa vantagem, para mim, tenho que dizer que parei de viver de forma egoísta. Para colocar de forma mais simples, se nós realmente estamos em nosso limite, estamos ajudando a mudar o mundo.
Moderador: Obrigado Tony. Gautama?
Buda: Concordo plenamente com o grande Senhor Robbins! Eu diria que para estar em vantagem e viver com vantagem: significa que, ou somos aspirantes a Budhas e Bodhisattvas ou estamos totalmente realizados como Budhas e Bodhisattvas. Lembrem-se, estes seres encarnam para o bem dos outros. Eles não vivem mais neste mundo apenas para seu próprio benefício. Esses seres iluminados estão aqui apenas para trazer a luz da consciência superior a este mundo para que mais e mais pessoas despertem...
Moderador: Obrigado Tony! Obrigado Gautama! Excelente!  Você deu a mim mesmo e todos nós muito em que pensar e muito para viver.
por ANDREW COHEN – 17/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário