quinta-feira, 21 de março de 2013

Sutra Anapanasati


Sutra AnapanaSati
Meditação da Atenção Plena ou
Meditação Mindfulness

Anapana Sati, significando plena consciência da respiração ("sati" significa atenção plena”, anapana" refere-se a respiração) é uma forma básica de meditação ensinada pelo Budha . De acordo com o ensinamento do Budha no Sutra Anapana Sati, praticar a meditação da consciência na respiração como uma parte do Nobre Caminho Óctuplo leva à remoção de todas as impurezas (Klesas) e, finalmente, a realização de Nibbana . 
O ensinamento de Budha é baseado em sua própria experiência na utilização de Anapana Sati como parte de seus meios para alcançar sua própria iluminaçãoNo entanto, a atenção plena na respiração deve ser praticada junto com Metta Bhavana para assim não se retirar do mundo e perder a ligação emocional e compaixão (Kamalashila 1996).
O Sutra Anapana Sati é especificamente sobre a atenção plena na inspiração e expiração. Ele recomenda a prática da meditação Anapanasati como meio de cultivar os sete fatores do despertar: atenção, discernimento, persistência e, o que leva ao êxtase (piti), em seguida, para acalmar (sukha), que por sua vez leva à concentração e depois à equanimidade (Santi). Por fim, o Budha ensinou que com esses fatores desenvolvidos nesta progressão, a prática de Anapana Sati levaria a liberação ou Nirvana.
A meditação Anapana Sati é normalmente praticada tanto em conjunto com a Meditação Vipassana, com a Meditação Zazen, ou com a Meditação Soto Zen (ver nossa postagem sobre a Tradição Zazen Shikantaza). No entanto, antes do praticante poder usar a Meditação Vipassana, precisa primeiro desenvolver concentração suficiente através do uso da Meditação Anapana Sati.
A Prática
A prática da Meditação Mindfulness (como é conhecida no Ocidente) varia. Normalmente, para começar, é preciso sentar-se em uma posição confortável, com as costas e pescoço ereto. Também procure estar em um ambiente confortável e tranqüilo.
Respire naturalmente, sem pretender alterar o comprimento ou a profundidade da respiração. Se a respiração é curta, então, observar que a respiração é curta. Se a respiração é longa, então, observar que a respiração é longa.
Enquanto observa a respiração, o praticante treina a mente para ser sensível, calma, atenta ou focada em várias coisas. Ao inspirar observe todo o corpo, o êxtase, a mente ou os processos mentais, ao expirar torne-se sensível ao objeto observado. Pode também focar na inconstância, no desapego, cessação e renúncia e depois expire focando neste objeto. O treino na respiração leva o meditador a firmar, satisfazer ou liberar a mente e depois ao expirar firma, satisfaz ou libera a mente.
Uma mente não meditativa constantemente tem pensamentos que interrompem a concentração. Como as ondas no oceano, pensamentos surgem e eles caem lentamente ao longe. Ao desprezar os pensamentos, eles lentamente murcham e desaparecem.
Na tradição Budista, existem dois tipos de pensamentos: pensamentos do passado e pensamentos sobre o futuro. Diz-se que quando deixados sozinhos, a mente flui de um pensamento para outro, vagando sem rumo. Há pensamentos que trazem felicidade, e há pensamentos que trazem tristeza.
Os praticantes de meditação são ensinados a evitarem serem interrompidos pela passagem de pensamentos e para voltarem o foco na respiração, mais uma vez.
Os iniciantes na Meditação da Atenção Plena (Anapana Sati) podem seguir quatro etapas:
1.      Contar o sopro no final da expiração;
2.      Contar o fôlego no inicio da inalação;
3.      Concentre-se na respiração, sem contar;
4.      Concentre-se apenas no local onde a respiração entra e sai da narina ou na área do lábio superior. (Kamalashila, 1996)

Estágios da Meditação Anapana Sati

Formalmente, existem 16 fases ou lições da meditação Anapana Sati que são divididas em quatro tétrades. As quatro primeiras etapas envolvem concentrar a mente na respiração, que é o corpo – condicionado (Kaya-sankhara em Pali). O segundo envolve tétrade focando os sentimentos (Vedana), que é a mente – condicionada (Citta – Sankhara). A terceira tétrade envolve a concetração na própria mente (Citta) e a quarta tétrade concentra “a verdade” (Dhamma).
Qualquer meditação usando Anapana Sati deve começar no primeiro estágio, continuar com o segundo estado, e assim por diante, em sequencia. Se a meditação terminar em uma determinada fase, em seguida, na próxima meditação deve-se começar de novo a partir da primeira fase.
Fonte:
ü  Kamalashila (1996) Meditação Budista: A Arte da Tranquilidade e Insight. Birmingham: Windhorse Publicações
ü  Mindfulness com a respiração por Buddhadasa Bhikkhu. Sabedoria Publications, Boston, 1996
ü  A cada respiração por Larry Rosenberg. Clássicos Shambhala, Boston, 1998

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