sábado, 23 de março de 2013



Fundação de atitude da Atenção Plena
Este texto é uma adaptação do livro de Jon Kabat Zinn – Full Catastrophe Living

1. Não julgar - testemunha imparcial para suas próprias experiências - não é bom ou ruim, apenas é. Não bater-se para julgar, apenas perceber o que está fazendo.

2. Paciência - as coisas devem se desdobrar em seu próprio tempo - não há necessidade de sermos impacientes com nós mesmos, encontrar a mente que  julga todo o tempo ou perceber se estamos tensos ou agitados ou com medo.

3. Mente de principiante - uma mente que está disposta a ver tudo como se fosse a primeira vez - permite-nos estarmos  livre de nossas expectativas com base em nossas experiências passadas. A próxima vez que você vê alguém que é familiar, pergunte-se se você está vendo esta pessoa com outros olhos, como ele ou ela realmente é, ou se você está vendo um reflexo de seus próprios pensamentos sobre esta pessoa. Tente com gatos, cônjuge, amigos, etc...

4. Confiança - confiança em si mesmo - é muito melhor confiar em sua intuição e em sua própria autoridade, mesmo se você cometer alguns "erros" ao longo do caminho, do que olhar para fora de si mesmo para buscar orientação. Se algo não está certo, por que não honrar seus sentimentos.

5. Não se esforçar - você não deve fazer isso por um propósito, para conseguir algo ou algum lugar. Não pense "Eu vou ficar relaxado neste momento", isto introduz uma idéia em sua mente de onde ela deveria estar, e junto com ela vem a noção de que você não está bem agora. Preste atenção ao que já está acontecendo no momento. Se você estiver tenso, então preste atenção DNA tensão.

6. Aceitação - aceitação significa ver as coisas como elas realmente são no presente. Se você tem uma dor de cabeça, aceite que você tem uma dor de cabeça. Isso não significa que você deve desistir de seu desejo de mudar e crescer. Isso significa que você deve ver com vontade as coisas como elas são.

7. Deixar ir – as pessoas tendem a segurar os pensamentos agradáveis ​​e tentam se livrar dos pensamentos desagradáveis. Na prática da meditação, intencionalmente deixe de lado a tendência de elevar alguns aspectos de nossa experiência e rejeitar outros. Em vez disso, deixe a nossa experiência ser o que é e pratique observá-la de momento a momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário