segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Auto sabotagem

Será que é só comigo que as coisas não dão certo?

Quantas vezes você já se perguntou por que as coisas não dão certo para você? Seja em tempos de crise ou em épocas de pleno desenvolvimento conhecemos pessoas que se realizam, prosperam, conquistam seus sonhos, pessoas para quem a vida parece fluir de forma natural e sem muito esforço. Ah! Isto é possível sim!

Porém para uma grande maioria a vida parece fluir em círculos intermináveis, revendo e revivendo as mesmas frustrações, anseios, sonhos que não se realizam, casamentos infelizes, árduos trabalhos para no final mal conseguirem pagar as contas. E não estou falando de classes sociais nem tão pouco de problemas políticos.

Muitas pessoas não conseguem sozinhas perceberem que vivem nestes ciclos contínuos de histórias repetitivas porque elas mesmas provocam inconscientemente estas situações, elas se auto sabotam – Procrastinam, realizam contratos inconscientes, assumem falsas identidades, arrumam desculpas, repetem padrões de comportamentos, não reconhecem hábitos nocivos, conformam-se criticando ou culpando os outros, evitam processos psicoterapêuticos e muito mais.

Repetições destroem vidas, não só de quem tem este comportamento, mas também daqueles que convivem diariamente com ele, muitas pessoas podem chegar à quadros depressivos profundos ou  de ansiedade e até mesmo ao suicídio. Muitas destas repetições são até mesmo irracionais, quase como os tics nervosos, e pior é que mesmo alertados, a pessoa não percebe ou não consegue se controlar, quando vê já fez, já falou, já sucumbiu ao ciclo cotidiano das repetições.

Buscar ajuda significa se expor, estar de frente à sua própria vulnerabilidade, descobrir que na verdade repete histórias familiares, que aprendeu na infância aquele molde de comportamento muitas vezes devido ao ambiente familiar outras vezes por que assim foi educado, estimulado, depreciado e que vai ´precisar de esforço, disciplina, perseverança e acompanhamento terapêutico para promover as mudanças de que necessita, mudanças internas e muitas e na maioria das vezes também externa. O remédio pode ser amargo, mas quando tomado na medida certa os resultados podem levar a conquistar transformações na vida pessoal, profissional, financeira e muito mais.

Algumas coisas que um processo terapêutico irá ajudar a compreender são:

Que somos livres – nascemos livres, não precisamos nos manter atados a histórias do passado, regras familiares, tradições comportamentais, constelações familiares, imposições sociais ou da mídia, comportamentos de massa. Podemos fazer escolhas, podemos sonhar, arregaçar as mangas, mudar de profissão, de cidade ou de país. Podemos começar de novo sempre, e não há nada de errado em rever metas e objetivos, ser flexível. É nossa escolha nos mantermos atados ao passado, aos nossos pais, comportamentos e hábitos nocivos, ou dar um grito de liberdade e ir em direção aos sonhos, à realização, aos estados de paz e plenitude. Mas você sabe claramente quais são os seus sonhos? E o que fazer para alcança-los? E ao que te prende?

Que tudo é impermanente – Parece que estou falando de espiritualidade ou de religiosidade, até poderia já que este é um dos mais profundos e verdadeiros ensinamentos de Budha. Mas estou falando de constatação científica. O Universo está em constante movimento, nada fica parado no tempo e no espaço, a vida é um fluxo constante, igual ao rio que corre para o oceano. E todos nós sabemos que até água parada apodrece, e também sabemos que quando deixamos o fluxo do rio seguir em frente, a água contorna todos os obstáculos e segue rumo ao seu destino – o oceano. Ficarmos presos a conceitos, regras, casamentos com contratos inconscientes de infelicidade, padrões de comportamentos só nos conduz a repetições, auto sabotagem, enganos, sonhos que nunca se realizam. É preciso começar reconhecendo que existem questões, aspectos em nossas vidas que precisam ser mudados se queremos transformações nas nossas vidas, afinal tudo, mas tudo mesmo – passa! O mundo é um fluxo em constante mudança, não podemos ficar estagnados, parados no tempo, olhando para o sonho como algo impossível de ser alcançado, sonhando acordado, frustrado, se arrastando na vida, contando as horas para um outro dia. Defina com clareza seus sonhos, ordene-os, estabeleça metas, seja flexível, use sua sabedoria e criatividade e ponha-se a caminho, hoje o sonho pode estar longe, distante; mas com um passo de cada vez, acreditando e vencendo os obstáculos, o cenário com tempo vai se transformando e o sonho antes inatingível torna-se real. Coloque um direcionamento na vida e lembre-se que nada dura para sempre!

Reconhecimento de que tudo é abundante no Universo – vá para qualquer lugar na natureza, e simplesmente observe – existe abundância em toda parte. Lamentavelmente crescemos com conceitos de escassez, mantemos ao longo de nossa vida padrões  e crenças de que tenho que guardar hoje porque amanhã vai faltar, acreditamos piamente na crise e justificamos nossas dificuldades devido a ela, lamentamos e reclamamos olhando aquilo que não temos, cobiçando do outro ou pior se apegando a discursos do passado. É mais fácil reclamar das dificuldades do que agradecer pelo que já se tem. Observe tudo o que você já conquistou, tudo o que já tem, seja grato!

A Neurociências já comprovou que pensamentos e crenças arraigadas podem modificar a estrutura do cérebro. Que tal parar todos os dias por 10 minutos e meditar, deixar a mente livre de pensamentos, 10 minutos sem fazer nada e só respirar e quando voltar ao cotidiano se dar conta que o Universo é maravilhosamente abundante em todos os sentidos. Não há escassez para o Universo, as estações se alternam, o rio flui assim como a vida e não falta nada. Se não conseguir transformar seu conceito interno sobre abundância, procure ajuda, estude com grupos, trabalhe-se e não permita  que estas crenças se mantenham na sua vida.

Emoções Positivas – Manter equilíbrio emocional é importantíssimo. Cuidar da saúde mental e emocional não é falácia dos tempos modernos, terapia não é para desequilibrados, se autoconhecer não é para desocupados. Entre todas as emoções positivas, uma é extremamente importante – AMOR. O amor é a emoção mais poderosa que podemos sentir. Devemos amar os outros e também devemos nos amar. Amar os nossos sonhos, conhecer e amar nossos valores e princípios positivos. O amor é a fonte da qual flui a energia para as nossas realizações. Se desejamos nos considerar pessoas realizadas;  precisamos amar tudo o que fazemos, fazer aquilo que mais amamos fazer. Aqui reforço a necessidade do autoconhecimento. Afinal como posso fazer o que mais amo fazer se eu nem sei o que mais gostaria de fazer na vida? Quantas pessoas escolhem profissões sem conhecerem seus talentos, sua vocação, suas habilidades? Quantas deixaram seus sonhos de lado, para realizar sonhos de outros? Somente quando damos valor aos nossos talentos e habilidades, dedicamos tempo e criatividade aos nossos sonhos e vamos aos poucos substituindo aquilo que executamos de forma obrigatória movida por forças das circunstâncias, mas sem sentimento  é que vamos em direção á nossa realização e estados de paz e plenitude.

Quando temos a coragem de nos desafiarmos podemos reconhecer o quanto somos responsáveis pelos nossos fracassos e desânimos. Não podemos ficar na desculpa que descobri que me auto saboto e não fazer nada, nenhum movimento para mudar, o primeiro passo é não procrastinar. Que tal, sem fazer falsas promessas para ter 2016 diferente, começar agora a transformar a sua vida, sim agora, ainda em 2015. Busque ajude e pare de se sabotar, comece agora a reescrever a sua história. Conheça seus talentos e habilidades. Desenvolva a sua criatividade, estude, aumento seu conhecimento, viva com mais amor e gratidão, transforme conhecimento em sabedoria. Trabalhe-se, dedique-se a si mesmo! De Natal dê um tempo a você mesmo de presente!

Abraços

Sonia (Saleela Devi)
Psicoterapeuta Junguiana
Mindfulness Therapist

E-mail: saleela.devi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário