terça-feira, 28 de julho de 2015

Psicologia Budista

Perspectiva Budista da Saúde Mental
O Budismo é mais que uma religião, é também uma psicologia, uma psicologia profunda. Seus ensinamentos estão sendo exaustivamente pesquisados, e deste estudos estão surgindo muitas ferramentas para uso em consultório e nos hospitais como a Mindfulness e a Terapia Focada na Compaixão. A busca pelo alivio ou a cura do sofrimento (ou aflição) é a sua principal premissa, o sofrimento existencial vem da doença, velhice e morte. Este insight fez com que Sidharta Gautama fizesse uma jornada espiritual para buscar as respostas para cessar com o sofrimento, e dela resultou o seu despertar.

Este insight central sustenta a abordagem Budista para a saúde mental. O núcleo dos ensinamentos budistas está nas Quatro Nobres Verdades, elas enfatizam a realidade da aflição: “A Nobre Verdade do sofrimento, aflição, é esta: nascimento, velhice, doença, morte, tristeza, lamentação, dor, depressão e agitação são sofrimentos. Dukkha está sendo associado com o que você não gosta, sendo separado do que você gosta, e não é capaz de obter o que deseja”. (Samyutta Nikaya 61.11.5). Em suma, a vida humana está inegavelmente ligada a situações angustiantes.

Da aflição, surge o desejo – Segunda Nobre Verdade. Podemos ver nesta afirmação o progresso da angustia mental e da construção das defesas psicológicas e finalmente dos estados mentais auto destrutivos associados com a saúde mental grave como respostas para as angustias e aflições – um processo de crescimento da fixação. Este apego em si é uma resposta à aflição que ocorreu. Poderíamos explicar assim: diante de um problema (aflição), por hábito ou comportamento as pessoas buscam a distração ou o conforto, principalmente no nível dos sentidos. Com o tempo isto pode se tornar uma repetição do hábito de buscar se distrair o que leva ao segundo ponto a – autoconstrução.  Quando o problema persiste, a autoconstrução pode não ser suficiente para fornecer distração e assim ela se divide em impulsos destrutivos.

Este processo de autoconstrução na Psicologia Budista se chama Dukkha. O ato de criar e manter a auto perspectiva multiplica a dor na qual se baseia a ilusão. E poderíamos analisar desta forma as outras Nobres Verdades. Os ensinamentos budistas incluem também a Originação Interdependente na qual a mentalidade comum é mantida através de um ciclo de vida condicionada.  Vários ensinamentos fundamentais mostram como as pessoas constroem a sua realidade e, portanto o Self através do apego e do desejo.  Este processo pode ser positivo ou negativo. Atração e aversão surgem a partir das nossas reações ao mundo material, e das reações a base da mentalidade global.

A Psicologia Budista propõe uma serie de ensinamentos para treinar a mente. Um deles é a meditação, são muitas as técnicas que evoluem com a prática disciplinada que permitem a compreensão dos condicionamentos e do despreendimento dos objetos do desejo.

Os diversos ensinamentos budistas e exercícios práticos oferecem orientação para aqueles que trabalham na Área da Saúde Mental. Além das Quatro Nobres Verdades a Psicologia Budista também possui três pilares importantes: Sila, Samadhi e Prajna.

·         Sila – Podemos traduzir como disciplina ou a estrutura ética da vida. Para o Budismo viver bem devemos ser moralmente sãos, cuidar dos outros (Compaixão, Altruísmo e Bondade Amorosa), ter uma vida sóbria e respeito por todos os seres vivos. Este estilo de vida proporciona o cultivo de estados mentais mais saudáveis.
·         Samadhi – Este é o estado de espírito que se encontra uma pessoa que está ligada à terra espiritualmente. É também o estado de êxtase que pode resultar da prática disciplinada da meditação. Do Samadhi surgem os estados de calma e plenitude alinhados espiritualmente, que proporcionam uma mudança duradoura e até mesmo definitiva no praticante.
·         Prajna – Entendimento ou sabedoria – ver profundamente. No Prajna experimentamos a integração dos conhecimentos que os ensinamentos budistas oferecem.

A abordagem da Psicologia Budista para a Saúde Mental baseia-se no afrouxamento da preocupação com a identidade, é um convite para uma mudança  na rigidez dos pontos de vistas, incentiva a conexão com os outros e com o meio ambiente. Sabemos que uma pessoa tranquila, mentalmente saudável não permanece preocupada consigo mesmo o tempo todo, interessa-se pelas causas sociais, tem um senso de realidade e visão de mundo moldado no todo e não no individualismo. Fundamenta-se na importância de olhar para a realidade das coisas como elas realmente são.

É importante salientar que o Budismo não postula a devoção a uma divindade que intervêm nos sofrimentos humanos, assim como tem o Cristianismo e outras religiões. No Budismo o sofrimento (Dukkha) tem dois tipos – aquele que surge das circunstâncias existenciais e aquele que surge da mente condicionada. O primeiro tipo é incentivado a ser enfrentado com coragem, o segundo deve ser tratado com a quebra dos padrões habituais de fuga das aflições. Quando o indivíduo não consegue curar ou cessar o sofrimento destas formas, ele deve ser visto como sendo um portador de um estado digno de compaixão e não de condenação, e aqui surge a importância da Terapia Focada na Compaixão e o incentivo a que todos se tornem altruísta.

Em resumo – os ensinamentos budistas nos incentivam a buscar a compreensão do processo mental, e oferecem muitos métodos práticos para o trabalho psicoterapêutico, muito são semelhantes aos métodos terapêuticos ocidentais, por exemplo, no trabalho com medo e pavor (Majhima Nikaya 4) é semelhante a dessensibilização, temos também a análise dos sonhos no (Nikaya 23) como na Análise Junguiana. A contribuição da Psicologia Budista mais estudada atualmente está nas técnicas de acalmar e concentrar a mente, muito importante também é a visão da compaixão e sabedoria como pedras angulares para a melhora da saúde do ser humano.


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