quarta-feira, 13 de maio de 2015

MINDFULNESS - PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO

As pesquisas sobre a prática de Mindfulness (Atenção Plena) ainda estejam relativamente no inicio, um número crescente de estudos têm demonstrado os benefícios potenciais da prática meditativa da atenção plena (Mindfulness) para a saúde física, mental e emocional dos alunos, além do bem-estar psicológico, habilidades sociais, desempenho acadêmico e muito mais. Alguns estudos indicam ainda que a Atenção Plena pode ser eficaz para reduzir o stress, a ansiedade e a síndrome de Burnout em Professores de diversos níveis e também os profissionais da área administrativa.
Deixo abaixo uma relação de artigos pré selecionados, com breves descrições de cada estudo e dos seus resultados, fornecendo assim uma visão geral da pesquisa atual sobre a Atenção Plena na Educação. Se você gostar e desejar levar o Programa de 8 Semanas para a sua Escola (para alunos e/ou Professores/Administradores) ou uma Palestra Gratuita sobre Mindfulness entre em contato comigo – Sonia A F Santos (Saleela Devi) pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com.

MINDFULNESS PARA ESTUDANTES PROFESSORES e ADMINISTRADORES


Beauchemin, J., Hutchins, TL,e Patterson, F. (2008). Meditação Mindfulness pode diminuir a ansiedade, promover as competências sociais, e melhorar o desempenho acadêmico entre os adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Saúde Complementar Prática Avaliação, 13, 34-45. Os alunos com dificuldade de aprendizagem (LD; definidas por desempenho acadêmico comprometido) têm frequentemente níveis mais elevados de ansiedade, o stress relacionado com a escola, e habilidades sociais menos ideais em comparação com os seus pares com desenvolvimento típico. Pesquisa em saúde anterior indica que a meditação e o treinamento de relaxamento podem ser eficazes na redução da ansiedade e da promoção de competências sociais. Este estudo piloto utilizou um desenho pré - pós no controle para analisar a viabilidade de atitudes em relação e os resultados de uma intervenção de prática de meditação Mindfulness de 5 semanas administrada a 34 adolescentes com diagnostico de LD. Respostas da pesquisa pós-intervenção esmagadoramente expressou atitudes positivas para o programa. Todas as medidas de resultados mostraram melhora significativa, com os participantes que completaram o programa demonstrando diminuição do estado e traço de ansiedade, habilidades sociais realçadas, e melhor desempenho acadêmico.

Birdee, GS, Yeh, GY, Wayne, PM, Philips, RS, Davis, RB, & Gardiner, P. (2009). Aplicações Clínicas de Yoga para a população pediátrica: Uma revisão sistemática Academic Pediatrics, 9 212-220... – Esta avaliação foi conduzida para avaliar a evidência para aplicações clínicas de Yoga na população pediátrica (0-21 anos de idade). trinta e quatro estudos controlados foram identificados publicados de 1979 a 2008 – áreas clínicas para as quais a Yoga tem sido estudadas incluem a aptidão física, efeitos cardiorrespiratória, habilidades motoras/força, saúde mental e distúrbios psicológicos, comportamento e desenvolvimento, Síndrome do Intestino Irritável, e os resultados do parto acompanhado com Yoga pré-natal. Não foram relatados eventos adversos em estudos revisados. Enquanto a grande maioria dos estudos foram positivos, os resultados são preliminares com base em pouca quantidade e qualidade dos ensaios. Mais pesquisas de Yoga para crianças, utilizando um padrão mais elevado de metodologia e de informação garantido.

Biegel, GM, Brown, KW, Shapiro, SL e Schubert, CM (2009). Redução do Stress baseado em Mindfulness para o tratamento de pacientes psiquiátricos ambulatoriais adolescentes: Um Ensaio Clínico randomizado Journal of Consulting e Psicologia Clínica, 77, 855-866. Este ensaio clínico randomizado foi desenhado para avaliar o feito do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) para 102 adolescentes em idade de 14 a 18 anos, com diferentes diagnósticos em uma clínica psiquiátrica ambulatorial. Em relação ao grupo de controle de tratamento como de costume, aqueles que recebem os sintomas reduzidos MBSR auto relatados de ansiedade, depressão e angustia somática e, aumento de autoestima e qualidade do sono. Além disso, o grupo MBSR demonstrou um maior percentual de melhoria de diagnóstico durante o período de estudo de 5 meses e aumentos significativos na avaliação global de escores de funcionamento relativos aos controles.

Bluth, K., Campo, RA, Pruteanu- Malinici, S., Reams, A., Mullarkey, M., e Broderick, PC (2015). Um Estudo piloto de Mindfulness baseada na escola para adolescentes etnicamente diversos em situação de risco. Mindfulness. Avance publicação On Line: 10, 1007 /s12671 – 014 – 0376-1 Os autores realizaram um estudo piloto randomizado de um programa de atenção plena baseada na escola, aprendendo a respirar, com diversidade étnica de adolescentes em situação de risco. 27 alunos foram aleatoriamente designados para uma classe de Mindfulness ou substancia de controle de abuso que ocorreu durante 50 minutos, uma vez por semana, ao longo de um semestre letivo. As reduções na depressão foram vistos para estudantes na classe de Mindfulness em comparação aos controles. Inicialmente, percebida a credibilidade da classe de atenção dos estudantes foi menor do que a da classe de abuso de substancias. Ao longo do semestre, a credibilidade percebida da classe de Mindfulness aumentou, enquanto o da classe de abuso de substancias diminuiu. Medidas de aceitabilidade qualitativas revelaram que a classe de Mindfulness ajudou a aliviar o stress e que os alunos favorecidos continuaram a pratica.

Broderick, PC, & Metz (2009). Aprender a Respirar: Um Estudo Piloto de um Curriculum de Mindfulness para Adolescentes – Avanços na Escola de Promoção da Saúde Mental 2 (1) 35-46. Este estudo relata os resultados de um estudo piloto de Aprendizagem de respiração, um curriculum de  Mindfulness para a adolescentes criado para uma sala de aula. O principal objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento de competências de regulação emocional através da prática da Atenção Plena. A classe total de 120 idosos a partir de uma escola para meninas privadas participaram como parte de seu curriculum de saúde. Em relação aos controles, os participantes relataram uma diminuição no afeto negativo e um aumento de sentimentos de calma, relaxamento e auto aceitação. As melhorias na regulação da emoção e diminuições em cansaço e dores foram significativas no grupo de tratamento na conclusão do programa.

Davidson, RJ, Dunne, J., Eccles, JS, Engle, A., Greenberg, M, Jennings, P., Vago, D. (2012). Práticas Contemplativas e Treinamento Mental.: perspectivas Para a Educação Americana – Criança Perspectivas de Desenvolvimento, 6 (2) 146-153 Este artigo baseia-se em Pesquisa em Neurociência, Ciência Cognitiva, Psicologia do desenvolvimento e Educação. Assim, com uma bolsa de estudos das tradições contemplativas em matéria de cultivo de desenvolvimento positivo, paragrafo um destaca um conjunto de habilidades mentais e disposições sócio emocionais  no século 21. Estas habilidades incluem a auto regulação das emoções e da atenção, as auto representações e disposições pró sociais como a empatia e a compaixão. Deve ser possível fortalecer essas qualidades positivas e disposições por meio de práticas contemplativas sistemáticas, que induzem a mudanças plásticas na função e na estrutura cerebral, de apoio comportamental e sucesso pró-sociais e acadêmicos em pessoas jovens.

Felver, JC, Frank, JL, e McEachern, AD (2014). Eficácia aceitabilidade e viabilidade em salas com Intervenção na base de Mindfulness para alunos do ensino fundamental. Mindfulness, 5 (5) 589-597 – Este artigo detalha um estudo piloto de intervenção breve baseada em Mindfulness para alunos do Ensino Público Fundamental.  Três estudantes não deficientes com altas taxas de comportamento off tarefa. Durante os períodos de Educação geral selecionados com períodos de 20-30 minutos. Os resultados obtidos através da Observação Direta do Comportamento dos Alunos em sala de aula sugerem que a intervenção eficaz. Questionários aplicados com alunos e professores sugeriram que a prática de Mindfulness é socialmente válida, e a intervenção aceitável em Escolas Públicas.

Greenberg, MT & Harris, AR (2012). Nutrir Mindfulness em crianças e jovens: Estado Atual da Investigação – Criança Perspectivas de Desenvolvimento, 6 (2), 161-166...- Este artigo analisa o estado atual da investigação sobre as práticas contemplativas com crianças e jovens. Ele analisa contexto das práticas contemplativas usadas tanto em ambientes de tratamento e na prevenção ou de promoção da saúde, incluindo programas baseadas na escola. As intervenções que nutrem atenção em crianças e jovens pode ser um método viável e eficaz de criar resiliência em populações universais e no tratamento de desordens clínicas em populações. esta avaliação sugere que a meditação Mindfulness e a Yoga podem ser associadas a resultados benéficos para crianças e jovens.

Mendelson, T., Grenberg, MT, Dariotis, JK, Gould, LF, Rhoades, BL e Folha, PJ (2010). Viabilidade e os resultados preliminares de uma intervenção de consciência plena baseada na escola para a juventude urbana. Journal of Abnormal Psychology Child, 38 (7\), 985-994 – Abordagens baseadas em Mindfulness pode melhorar o ajustamento entre os jovens cronicamente estressados e desfavorecidos através do reforço das capacidades de auto regulação. Este artigo relata os resultados de um estudo piloto randomizado e controlado avaliando a viabilidade, aceitabilidade, e os resultados preliminares de uma prática de Mindfulness e Yoga em intervenção num meio escolar. Quatro escolas públicas urbanas foram randomizadas para uma intervenção ou condição de controle da lista de espera. Os resultados sugerem a intervenção foi atraente para alunos, professores e administradores da escola e que teve um impacto positivo sobre as respostas ao stress problemáticas incluindo pensamentos ruminantes, pensamentos intrusivos e excitação emocional.

M. Thompson, J. Gauntlett-Gilbert (2008). Mindfulness com Crianças e Adolescentes: Aplicação Clínica Eficaz Criança Psicologia Clínica e Psiquiatria, 13, 395-407 – Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral da atenção plena para os profissionais que trabalham com criança ou adolescente. Inicialmente, proporciona alguma orientação e definições do campo, antes de resumir a evidencia atual para a utilidade de abordagem. O artigo recomenda modificações clínicas específicas para Mindfulness com crianças e adolescentes, bem como, analisa como monitorar e melhorar o desenvolvimento desta habilidade. Finalmente, destaca diferenças importantes entre Mindfulness, relaxamento e outras técnicas de meditação.

Frank, JL, D. Broderick, P., Cantrell & Metz (2015) A Eficácia da Redução do Efeito de Base Mindfulness para Stress sobre o Stress do Educador e Bem-Estar: Resultados de um estudo piloto – Mindfulness, 6 (2) 208-216 – Este estudo avaliou a eficácia de um programa de redução de stress baseada em Mindfulness adaptado (MBSR) sobre o stress do educador e bem-estar. O estudo incluiu 36 educadores do ensino médio que participaram do Programa de 8 semanas, e um grupo controle em lista de espera. Os resultados sugerem que os educadores que participaram do MBSR relataram ganhos significativos de auto regulação, auto compaixão e atenção plena relacionadas as habilidades (observação, não julgamento e não reação), melhora significativa em múltiplas dimensões da qualidade de sono foram encontradas também. Estes resultados fornecem evidências promissoras da eficácia da MBSR como uma estratégia para promover o bem estar pessoal e profissional do educador.


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