terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tonglen - Mais que uma Meditação

Meditação Tonglen
Uma oportunidade de desenvolver uma melhor relação com as outras pessoas.

Tonglen é uma técnica de meditação do Budismo Tibetano que faz parte dos ensinamentos do Dozgchen. É uma prática simples, porém muito poderosa, pois produz um efeito curativo. Para praticá-la, não é necessário, no entanto, ser um praticante de avançado em meditação, pois ela não exige um conhecimento profundo da filosofia budista, mas ela exige um ser grau de coragem.

Por que coragem? É incrível como somos pessoas divididas por nossos sentimentos positivos e negativos, podemos até não reconhecer. É comum observar no consultório, como é doloroso reconhecimento da capacidade de sentir raiva ou mesmo ódio por alguém. A coragem nos convida a um compromisso real com a situação e com as pessoas que serão envolvidas na técnica. Este compromisso pode com certeza transformar nosso comportamento e nosso olhar sobre o outro, e assim desenvolver a compaixão.

A prática da meditação Tonglen é tão envolvente que pode tornar-se um hábito saudável, porque ela cura a nossa dor e a do outro também. Hoje conhecemos praticas meditativas dinâmicas ou passivas. Eu considero na verdade o Tonglen como uma meditação “ativa”, pois podemos praticá-la durante nossas atividades diárias, fora do horário da pratica normal da meditação, em qualquer momento. Apenas tento todo o cuidado de não praticar o Tonglen quando estivermos dirigindo, ou exercendo uma atividade muito perigosa.

Nas aulas da Oficina de Meditação e Saúde, para os alunos iniciantes eu incentivo sempre a manutenção da qualidade de presença, ou seja, manter-se consciente do momento presente.  Uma forma de desenvolver esta qualidade é manter-se focado na respiração natural. Observando a inspiração e a expiração, sentindo a presença no aqui e agora, procurando diminuir o diálogo interno. Procurando não entrar no jogo da mente, nem se distrair com o fluxo das emoções que possam surgir. Tornar-se um observador de si – mesmo.

Para um praticante de meditação mais avançado busco incentivar a busca pela realidade por detrás das ilusões, que o Budismo denomina de Shunyata, e que um praticante de Dozgchen poderia chamar de Clara Luminosidade da Mente.

É comum um praticante de meditação passar por experiências de percepções sensoriais, sentir-se tomado por pensamentos ruminantes ou sentimentos reprimidos. A lição é sempre não dar valor para estas experiências e retornar de forma calma e tranqüila ao estado de Atenção Plena – Mindfulness – usando a respiração como foco, a mente consciente do momento presente.

Estando nesta qualidade de presença, observe uma pessoa estranha que esteja no momento passando por uma experiência muito adversa da sua, uma situação dolorosa como alcoolismo, uso de substâncias entorpecentes ou qualquer outra situação que te cause incomodo pelo simples fato dela existir. Não use os seus conceitos ou pré-conceitos para julgar ou criticar, apenas procure se colocar no lugar dela use seus cinco sentidos para entrar em sintonia, sentir seu sofrimento, sua angústia, seu conflito interno. É o que Tonglen chama de entrar em sintonia com outro – Neutro – uma pessoa que passa por nós na rua, que não conhecemos de quem nada sabemos, que muitas vezes até evitamos.

Além desta pessoa, podemos ter outra com que temos uma relação conflituosa. Aqui pode imperar sentimentos como a raiva, agressão ou outro sentimento negativo. Escolha para a prática do Tonglen, aquela cujo relacionamento causa um profundo incomodo. Não elabore mentalmente nenhum julgamento moral, nem retribua sentimentos negativos. Pare por um momento, faça a sua prática meditativa e busque sintonizar-se com ela, coloque-se no lugar dela e sinta a sua dor. É o que o Budismo chama de entrar em sintonia com o inimigo.

É muito importante manter-se num estado não-dual à medida que você vai se sintonizando com o outro. Neste momento podemos sentir a compaixão vibrar no Cakra Anahata (Cardíaco) de forma profunda e natural. Este profundo sentimento vai - nos envolvendo à medida que vamos dando espaço. Não tenha receio, mantenha-se aberto e receptivo à compaixão pela pessoa escolhida.

Aprofundando a prática do Tonglen, quando estiver entrando em sintonia com a pessoa escolhida, procure inspirar e expirar todos os sofrimentos pelos quais a pessoa esteja passando. Absorva o sofrimento no Cakra Anahata, imagine que ao fazer este exercício você está também aliviando a dor do outro, substituindo a angústia e o conflito por amor e esperança. Imagine que você está aliviando o fardo do outro, tornando a vida dele mais leve, frutífera e feliz.
Embora não deva ser o objetivo ultimo, ao praticarmos o Tonglen estamos criando um bom karma, tanto para nós mesmos como para o outro. O que vale mesmo é pensar que a cada ciclo de inspiração e expiração, o sofrimento é substituído pela cura. Shantideva, um mestre budista ensina sobre o Estado de Boddhicitta, chama este ato de – o coração de uma mente iluminada. A intenção e a ação conjunta têm o efeito de dissolver o apego que nos afasta da verdadeira natureza de todas as coisas.

O Estado de Boddhicitta tem a capacidade de dissolver o karma negativo nosso e do outro e desatar os nós que nos mantêm unidos na situação conflitante, eliminando o estado de servidão ou ignorância que nos mantêm presos muitas vezes por várias vidas.

A prática do Tonglen deve ser diária. Seria maravilhoso se tornasse um hábito, a cada pensamento de critica o julgamento diante de qualquer situação ou relacionamento conflituoso. Faz nascer a compaixão por todos. Praticar o Tonglen com que amamos é fácil, difícil é abraçar a causa de dissolver os incômodos que perturbam nossas vidas e mantêm a nossa mente num diálogo interminável e doentio. Com o tempo praticamos o Tonglen envolvendo todo o planeta. Provocamos uma maravilhosa mudança de comportamento à nossa volta.

Gostou? Pratique!

Estamos abrindo uma nova turma de Meditação e Saúde, venha participar. Temos também uma turma de Meditação Avançada e Psicologia Budista. Se estiver interessado saiba mais pelo Tel. (11) 9-94635825 ou por e-mail: saleela.devi@gmail.com com Sonia Ap F Santos (Saleela Devi) ou nos Blogs: saleeladeviterapias.blogspot.com.br  / mahadevaterapiasemeditacao.blogspot.com.br/ - torne-se um seguidor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário