Meditação Mindfulness
Os Quatro Fundamentos da Atenção
Plena
I - Atenção Plena no Corpo
1.
Atenção Plena na Respiração
Há muitas formas de praticar estes exercícios. A mais básica é se
concentrar na sensação da respiração na ponta do nariz, permanecer ciente da
respiração, tanto na inspiração como na expiração, observando todo o processo
do inicio ao fim.
2.
Postura do Corpo
As quatro posturas básicas estão caminhando, em pé, sentado e
deitado. O exercício é estar simplesmente ciente de todas as sensações do
corpo.
3.
Clara Compreensão (Sampaajnna)
ü
Clara
compreensão do propósito. Porque estou realizando está ação?
ü
Clara
compreensão da adequação. Esta ação é adequada de acordo com esta
circunstancia?
ü
Clara
compreensão do domínio da meditação. Posso incorporar a prática no dia a dia?
ü
Clara
compreensão da realidade – observar as três características em todas as suas
atividades, ou seja, impermanência, sofrimento e não – eu.
4.
Reflexão sobre a realidade desse
corpo
Ver o corpo como uma composição de partes líquidas e sólidas. No
Budismo são consideradas 32 partes.
5.
Reflexão sobre os elementos
materiais
Ver o corpo como um processo físico. A física tradicional é
baseada nos quatros elementos: terra (extensão), água (coesão), ar (motilidade)
e fogo (energia). Alternativamente, podem ser utilizados conceitos mais
modernos.
6.
As contemplações no cemitério
Plena Consciência da impermanência do corpo e para quebrar a
ilusão da imortalidade. Budha organizou uma lista para ser utilizada como
exercício de visualização, que passa da repulsa a tranqüilidade.
ü
O corpo
apodrecido (primeiros dias da morte);
ü
O cadáver
sendo devorado por animais e vermes;
ü
O esqueleto,
sem a carne e sem sangue;
ü
Os ossos
espalhados;
ü
Os ossos
branqueados pelo Sol;
ü
Os ossos
amontoados em pilhas;
ü
Pó dos
ossos.
II – A Contemplação dos Sentidos
Os sentimentos (Vedana), não devem ser com fundidos com as
formações mentais mais complexos, denominados pela psicologia de emoções. Os
sentimentos no sentido técnico aqui utilizado são os básicos, e eles podem ser
classificados de várias maneiras:
ü
Agradável,
desagradável ou neutro;
ü
Corporal e
mental;
ü
Mundano ou
supramundano.
Uma sensação agradável pode ser considerada aquela que dá prazer
(comida, sexo...), uma sensação agradável no sentido supramundano é aquela que
vem pelo Jhana. Uma sensação desagradável no sentido mundano é, por exemplo, a
tristeza pela perda de bens.
III – Contemplação da Mente
Questionamentos que faz perceber qual o estado da mente, tais
como: Sinto ódio? Tenho ilusão ou não? Estou distraído? Vivo disperso? Sou
livre?
As respostas revelam o estado da mente, o nível de consciência que
está presente.
IV – Contemplação da mente com
objetos (Dhammas)
1.
Os cinco obstáculos:
ü
Sentido,
desejo, raiva, preguiça e torpor, preocupação e agitação, dúvida;
Formas de combate:
ü
Sentido,
desejo – Atenção Plena na respiração;
ü
Raiva –
Meditação Metta Bhavana;
ü
Preguiça e
Torpor – Mudança de postura na vida, percepção da Clara Luz;
ü
Preocupação
– Atenção Plena na respiração;
ü
Dúvida –
Estudos, questionamentos.
2.
Os cinco Agregados do Apego
Os cinco constituintes para dissipar a idéia de um “eu”.
ü
Forma;
ü
Sentimento;
ü
Percepção;
ü
Formações
Mentais;
ü
Consciência.
3.
Os seis sentidos internos e
externos
ü
Olhos /
Visão
ü
Ouvidos /
Som
ü
Nariz / Odor
ü
Língua /
Paladar
ü
Pele / Toque
ü
Mente /
Formações Mentais
4.
Os Sete Fatores da Iluminação
ü
Investigação
do Dhamma
ü
Energia
ü
Êxtase
ü
Atenção
ü
Tranqüilidade
ü
Concentração
ü
Equanimidade
Os primeiros três fatores podem ser desenvolvidos quando a mente
está calma, os últimos três quando a mente está agitada. A meditação
Mindfulness pode ser praticada em todas as circunstâncias.
5.
As Quatro Nobres Verdades
1)
A Nobre Verdade do Sofrimento – nascimento, doença, velhice e
morte, não conseguir o que quer, os cinco agregados influenciados pelo apego;
2)
A Nobre Verdade da Origem do
Sofrimento – Desejo;
3)
A Nobre Verdade da Cessação do
Sofrimento - Extinção do
Desejo (Nibbana);
4)
A Nobre Verdade do Caminho que
Conduz à Cessação do Sofrimento – O Caminho Óctuplo: o entendimento correto, pensamento correto,
fala correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção
plena correta e concentração correta.
Satipatthana
Sutta D 22
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