terça-feira, 7 de maio de 2013


Meditação Mindfulness
Os Quatro Fundamentos da Atenção Plena

I - Atenção Plena no Corpo
1.      Atenção Plena na Respiração
Há muitas formas de praticar estes exercícios. A mais básica é se concentrar na sensação da respiração na ponta do nariz, permanecer ciente da respiração, tanto na inspiração como na expiração, observando todo o processo do inicio ao fim.
2.    Postura do Corpo
As quatro posturas básicas estão caminhando, em pé, sentado e deitado. O exercício é estar simplesmente ciente de todas as sensações do corpo.
3.    Clara Compreensão (Sampaajnna)
ü  Clara compreensão do propósito. Porque estou realizando está ação?
ü  Clara compreensão da adequação. Esta ação é adequada de acordo com esta circunstancia?
ü  Clara compreensão do domínio da meditação. Posso incorporar a prática no dia a dia?
ü  Clara compreensão da realidade – observar as três características em todas as suas atividades, ou seja, impermanência, sofrimento e não – eu.
4.    Reflexão sobre a realidade desse corpo
Ver o corpo como uma composição de partes líquidas e sólidas. No Budismo são consideradas 32 partes.
5.    Reflexão sobre os elementos materiais
Ver o corpo como um processo físico. A física tradicional é baseada nos quatros elementos: terra (extensão), água (coesão), ar (motilidade) e fogo (energia). Alternativamente, podem ser utilizados conceitos mais modernos.
6.    As contemplações no cemitério
Plena Consciência da impermanência do corpo e para quebrar a ilusão da imortalidade. Budha organizou uma lista para ser utilizada como exercício de visualização, que passa da repulsa a tranqüilidade.
ü  O corpo apodrecido (primeiros dias da morte);
ü  O cadáver sendo devorado por animais e vermes;
ü  O esqueleto, sem a carne e sem sangue;
ü  Os ossos espalhados;
ü  Os ossos branqueados pelo Sol;
ü  Os ossos amontoados em pilhas;
ü  Pó dos ossos.

II – A Contemplação dos Sentidos
Os sentimentos (Vedana), não devem ser com fundidos com as formações mentais mais complexos, denominados pela psicologia de emoções. Os sentimentos no sentido técnico aqui utilizado são os básicos, e eles podem ser classificados de várias maneiras:
ü Agradável, desagradável ou neutro;
ü Corporal e mental;
ü Mundano ou supramundano.
Uma sensação agradável pode ser considerada aquela que dá prazer (comida, sexo...), uma sensação agradável no sentido supramundano é aquela que vem pelo Jhana. Uma sensação desagradável no sentido mundano é, por exemplo, a tristeza pela perda de bens.
III – Contemplação da Mente
Questionamentos que faz perceber qual o estado da mente, tais como: Sinto ódio? Tenho ilusão ou não? Estou distraído? Vivo disperso? Sou livre?
As respostas revelam o estado da mente, o nível de consciência que está presente.
IV – Contemplação da mente com objetos (Dhammas)
1.     Os cinco obstáculos:
ü Sentido, desejo, raiva, preguiça e torpor, preocupação e agitação, dúvida;
Formas de combate:
ü Sentido, desejo – Atenção Plena na respiração;
ü Raiva – Meditação Metta Bhavana;
ü Preguiça e Torpor – Mudança de postura na vida, percepção da Clara Luz;
ü Preocupação – Atenção Plena na respiração;
ü Dúvida – Estudos, questionamentos.
2.     Os cinco Agregados do Apego
Os cinco constituintes para dissipar a idéia de um “eu”.
ü  Forma;
ü  Sentimento;
ü  Percepção;
ü  Formações Mentais;
ü  Consciência.
3.     Os seis sentidos internos e externos
ü  Olhos / Visão
ü  Ouvidos / Som
ü  Nariz / Odor
ü  Língua / Paladar
ü  Pele / Toque
ü  Mente / Formações Mentais
4.     Os Sete Fatores da Iluminação
ü Investigação do Dhamma
ü Energia
ü Êxtase
ü Atenção
ü Tranqüilidade
ü Concentração
ü Equanimidade
Os primeiros três fatores podem ser desenvolvidos quando a mente está calma, os últimos três quando a mente está agitada. A meditação Mindfulness pode ser praticada em todas as circunstâncias.
5.     As Quatro Nobres Verdades
1)     A Nobre Verdade do Sofrimento – nascimento, doença, velhice e morte, não conseguir o que quer, os cinco agregados influenciados pelo apego;
2)    A Nobre Verdade da Origem do Sofrimento – Desejo;
3)    A Nobre Verdade da Cessação do Sofrimento - Extinção do Desejo (Nibbana);
4)    A Nobre Verdade do Caminho que Conduz à Cessação do Sofrimento – O Caminho Óctuplo: o entendimento correto, pensamento correto, fala correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.
Satipatthana Sutta D 22


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