As 8 Consciências do Budismo
Muitos alunos me perguntam afinal o que é consciência? A filosofia
budista ensina que temos oito consciências. As cinco primeiras são diretamente
conectadas com os cinco órgãos dos sentidos, assim temos a consciência visual,
a consciência olfativa, a consciência auditiva, a consciência que vem pelo tato
e a consciência que vem pelo paladar. Os estímulos visuais, sensoriais e os
auditivos ocorrem dentro da sexta consciência – a consciência mental.
De acordo com os ensinamentos de Budha os órgãos sensoriais do
corpo humano são como portões de percepção para as cinco primeiras
consciências. E estas consciências não fazem discriminação, ou julgamentos e
criticas sobre a percepção por isso elas tocam a realidade das coisas tais como
são. A consciência mental distorce a percepção da realidade das primeiras cinco
consciências.
A sétima é conhecida como Manas ou mente aflita ou mente klesha. O
relacionamento de Manas com a oitava consciência é muito sutil. É ela que
encarna a idéia de que existe um “eu” independentemente do nosso estado, quer
estejamos dormindo ou acordados, felizes ou tristes, positivos ou negativos,
esta sétima consciência sempre se apega a sensação de um eu existente. É nela
que surgem os três venenos: ganância, paixão e ignorância. Na sétima
consciência surgem os traços de personalidade.
A oitava consciência de acordo com os textos budista oferece uma
compreensão abrangente de quem somos, é conhecida como a consciência
armazenadora, pois contem as sementes de todas as outras. O objetivo do budismo
é se concentrar em entender a mente e purificar as oito consciências, até
chegarmos a tocar a realidade das coisas tais como são. Até que isto ocorra
estas oito consciências atuam como várias camadas constantemente operando em
conjunto para criar a vida que vivemos.
A sexta consciência é a mental, a primeira das consciências
internas, ela engloba entre outras coisas a felicidade, a excitação ou a
frustração da experiência individual, e é consciência da conceituação, nela
quem está envolvido é o cérebro. É nela que as sementes regadas na oitava
consciência se transformam em formações mentais que irão gerar novas sementes
que neste processo se fortalecem. A capacidade de relembrar o passado, fazer
reflexões e planejar o futuro com emoções ocorre na sexta consciência. As cinco
primeiras consciências são incapazes de pensar, refletir, analisar, estas
habilidades pertencem à da consciência mental.
A oitava consciência ou Alaya em sânscrito atua como a consciência
da qual todas as outras surgem; uma de suas funções é armazenar todas as impressões
latentes que são criadas pelas demais. Essas impressões latentes são chamadas
de “Chagpa” em tibetano e quando
praticamos ações positivas, armazenamos sementes karmicamente positivas que
mais tarde quando devidamente regadas podem se transformar em formações mentais
positivas. Se praticarmos atos negativos, tais como ofender pessoas, roubar,
matar, enganar, criamos sementes karmicamente negativas, quanto mais ações
deste tipo praticamos mais regamos as sementes negativas que se transformarão
em formações mentais negativas, como num ciclo sem fim. É por isso que no
Budismo está oitava consciência é conhecida como consciência armazenadora!
Alguns estudiosos sugerem que uma representação adequada para esta
consciência é a imagem de um rio que está sempre fluindo. Um fluxo de energia
que está continuamente mudando, mas como um rio que não perde sua identidade e
sua consistência, através dos ciclos sucessivos de vida e morte. E é esta
habilidade de fluir que abre um campo de infinitas possibilidades para transformar
as sementes e formações mentais contidas na oitava consciência.
As duas principais funções da oitava consciência são reconhecer
tudo o que acontece momento a momento, inconsciente e conscientemente e ao
mesmo tempo em ato contínuo armazenar tudo como sementes karmicas.
É por isso que a prática contínua da Plena Consciência é
importante, devemos nos esforçar para identificar a qualidade das sementes que
existem em nós e aquelas que estamos sempre regando e fortalecendo. A única
consciência capaz de alcançar a claridade pura é a consciência armazenadora,
pois embora ela contenha as sementes de todas as qualidades ela é
indeterminada, ou seja, não é saudável nem nociva. Assim quando mantemos a
Plena Consciência, temos a oportunidade de fortalecer as boas sementes.
A prática da meditação entre outros exercícios das mais diversas
culturais, permite neutralizar os efeitos venenosos da sétima consciência.
Mas há mais uma consciência – a Consciência Pura ou a Natureza de
Budha “Amala Vijnana” – existente em
todos os seres. Viver com todos os atos e pensamentos por ela direcionados é
viver no Nirvana.
Saleela Devi
REFERENCIA:
Thich Nhat Hanh – TRANSFORMAÇÕES DA CONSCIÊNCIA - Ed Pensamento
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