quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um Mapa sobre Desenvolvimento de Consciência


Ken Wilber - Resumo do Modelo da Spiral Dynamics

Ken Wilber é talvez a influência mais fundamental na perspectiva da Espiritualidade Racional, tanto por causa de seu modelo global de desenvolvimento, e seu foco sobre a relação entre consciência não-dual (espiritualidade experiencial) e a física / social / realidade material. Seu uso de Dinâmica da Espiral para simplificar e comunicar a essência de um modelo de desenvolvimento de uma forma que não só explica, mas também ilumina é uma de suas mais importantes contribuições para o entendimento popular de tanto a existência e importância dos estágios no desenvolvimento humano.
“Com base em extensa pesquisa iniciada por Clare Graves, Spiral Dynamics (desenvolvida por Don Beck e Christopher Cowan) vê os seres humanos em evolução ou em desenvolvimento através de oito grandes ondas de consciência. Por conveniência, vou reimprimir meu breve resumo destas ondas no Livro: Uma Teoria de Tudo”. Ken Wilber

Dinâmica da Espiral e as ondas de EXISTÊNCIA
Um Modelo de Desenvolvimento de Consciência


Os seis primeiros níveis são "níveis de subsistência" marcados pela "primeira camada de Pensar." Em seguida, ocorre uma mudança revolucionária na consciência: o surgimento de "níveis de Ser" e "pensamento de segunda linha", existem duas grandes ondas.
 Aqui está uma breve descrição de todas as oito ondas, a porcentagem da população mundial em cada onda, e a percentagem de poder social realizada por cada um.

1.
 Bege: Arcaico-Instintivo. O nível básico de sobrevivência; comida, água, calor, sexo e segurança têm prioridade. Usa hábitos e instintos para sobreviver. O Self distinto é mal despertado ou sustentado. Reúne-se em bandos de sobrevivência para perpetuar a vida. 

Onde é encontrado: primeiras sociedades humanas, recém-nascidos, idosos senis, em estágio avançado de Alzheimer, vítimas, moradores de rua, doentes mentais, massas famintas. Aproximadamente 0,1% da população adulta, poder de influência de 0%.

2.
 Roxo: mágico-animista. O pensamento é animista; espíritos mágicos, bons e maus, os deuses distribuem bênçãos sobre a terra ou maldições e feitiços que determinam os acontecimentos. Reúnem-se em tribos étnicas. Os espíritos existem nos antepassados ​​e aglutinam a tribo. Parentesco e linhagem estabelecem vínculos políticos. Soa "holística", mas na verdade é atomístico: "há um nome para cada curva do rio, mas nenhum nome para o rio." 

Onde é encontrado: crença em maldições do tipo vodu, juramentos de sangue, ressentimentos antigos, amuletos de boa sorte, rituais mágicos da família, superstições e crenças étnicas; é forte no Terceiro Mundo, configurações de gangues, equipes esportivas e empresariais "tribos".
 10% da população, 1% de poder. 

3.
 Vermelho: Deuses de Poder. Primeira emergência de uma tribo forte, poderosa, impulsiva, egocêntrica, heróica. Mágico-míticas, espíritos, dragões, animais e pessoas poderosas. Deuses e deusas arquetípicas, seres poderosos, forças para ser considerada como boa ou má. Senhores feudais que protegem os servos em troca de obediência e trabalho. A base dos impérios feudais - poder e glória. O mundo é uma selva cheia de ameaças e predadores. Conquistam dominam; aproveitam ao máximo, sem arrependimento ou remorso; estar aqui agora. 

Onde é encontrado: os "terríveis dois anos", juventude rebelde, mentalidades de fronteira, reinos feudais, heróis épicos, vilões de James Bond, líderes de gangues, soldados da fortuna, Nova Era narcisista, estrelas do rock selvagens, Átila, o Huno, Senhor das Moscas.
 20% da população, a 5% de poder. 

4.
 Azul: Ordem Mítica. A vida tem significado, direção e propósito, com eventos determinados por Outro todo-poderoso ou Ordem. Esta Ordem justa impõe um código de conduta baseado em princípios invariáveis ​​absolutista e de "certo" e "errado". Violação do código ou regras tem repercussões graves, talvez eternos. Produzem o código de recompensas para os fiéis. Base de nações antigas. Rígidas hierarquias sociais; paternalistas; uma maneira correta e apenas uma maneira correta de pensar sobre tudo. A lei e a ordem; impulsividade controlada através da culpa; crença concreto-literal e fundamentalista, a obediência à regra da Ordem; fortemente convencional e conformista. Muitas vezes, religioso” ou mítico” [no sentido filiação mítica; Graves e Beck se referem a ele como o nível "santo / absolutista"], mas pode ser Ordem secular ou ateísta ou Missão. 

Onde é encontrado: América Puritana, China confucionista, Inglaterra de Dickensian, a disciplina de Cingapura, o totalitarismo, códigos de cavalaria e honra, boas obras de caridade, o fundamentalismo religioso (por exemplo, cristão e islâmica) Boy e Girl Scouts, "maioria moral", patriotismo.
 40% da população de 30% de poder. 

5.
 Laranja: Realização Científica. Nessa onda, os próprios escopos da "mentalidade de rebanho" de azul, e procura a verdade e o significado em termos individualistas - hipotético-dedutivos, experimental, objetivo, mecanicista, operacional - "científica" no sentido típico. O mundo é uma máquina racional e bem afinada com as leis naturais que podem ser aprendidas, controladas e manipuladas para os seus próprios fins.  Realização altamente orientada, especialmente (nos Estados Unidos) para ganhos materiais. As leis da ciência regulam a política, a economia, os acontecimentos humanos. O mundo é um tabuleiro de xadrez em que os jogos são disputados como vencedores ganhar preeminência e privilégios em detrimento dos perdedores. Alianças de mercado; manipulação dos recursos naturais para os ganhos estratégicos. Base de estados corporativos. Verbo característico – Ter.

Onde é encontrado: O Iluminismo, Atlas Shrugged de Ayn Rand, Wall Street, classe média emergente em todo o mundo, a indústria de cosméticos, troféu de caça, o colonialismo, a Guerra Fria, a indústria da moda, materialismo, humanismo secular, auto-interesse liberal.
 30% da população, 50% de poder. 


6.
 Verde: O Ser sensível. Comunitário, vínculo humano, sensibilidade ecológica, networking. O espírito humano deve ser livre de ganância, dogma, e divisão; sentimentos e cuidados substituem a fria racionalidade; apreço da terra, Gaia, a vida. Contra a hierarquia, estabelece ligação lateral e ligando. Eu permeável, auto-relacional, entrosamento do grupo. Ênfase no diálogo, relacionamentos. Base de comunidades de valor (ou seja, afiliações livremente escolhidas baseadas em sentimentos compartilhados). Atinge decisões através da reconciliação e consenso (lado negativo: "processamento" interminável e incapacidade de tomar decisões). Espiritualidade de atualização, trazer harmonia, enriquecer o potencial humano. Fortemente igualitário, anti-hierarquia, valores pluralistas, construção social da realidade, a diversidade, o multiculturalismo, sistemas de valores relativistas; essa visão de mundo é muitas vezes chamada de relativismo pluralista. Pensamento subjetivo, não-linear, mostra um maior grau de calor humano, sensibilidade e cuidado pela Terra e todos os seus habitantes. Verbo característico – Ser.

Onde é encontrado: ecologia profunda, pós-modernismo, idealismo holandês, aconselhamento rogeriano, sistema de saúde canadense, psicologia humanista, a teologia da libertação, a investigação cooperativa, o Conselho Mundial de Igrejas, Greenpeace, direitos dos animais, ecofeminismo, pós-colonialismo, Foucault / Derrida, politicamente correto, movimentos de diversidade, as questões de direitos humanos, Ecopsicologia.
 10% da população, 15% de Poder. [Nota: este é de 10% da população mundial. Don Beck estima que cerca de 20-25% da população americana é verde.] 

Com a conclusão do Meme Verde, a consciência humana está pronta para um salto quântico em "pensamento de segunda ordem."
 Clare Graves refere a ele como um "salto importante", onde "um abismo de profundidade inacreditável de significado é atravessada". Em essência, com consciência de segunda ordem, pode-se pensar tanto vertical quanto horizontalmente, usando as duas hierarquias e heterarquias (ambos os ranking e a ligação). Pode-se, portanto, pela primeira vez, se apoderar vividamente de todo o espectro de desenvolvimento interior, e, assim, ver que cada nível, cada Meme, cada onda é de importância crucial para a saúde da espiral global. 

Como Ken Wilber diria, cada onda "transcende e inclui".
 Ou seja, cada onda vai além (ou transcende) o seu antecessor, e ainda inclui ou abraça em sua própria maquiagem. Por exemplo, uma célula transcende mas inclui moléculas, que transcendem mas incluem átomos. Para dizer que uma molécula vai além de um átomo não quer dizer que as moléculas odeiam os átomos, mas que elas os amam: elas os abraçá-los em sua própria maquiagem, que incluem, elas não os marginaliza. Só assim, cada onda de existência é um ingrediente fundamental de todas as ondas subsequentes, e, portanto, cada uma deve ser valorizada e ser abraçada. 

Além disso, cada onda pode ser ativada ou reativada como mandado de circunstâncias da vida. Em situações de emergência, podemos ativar as unidades de energia vermelha, em resposta ao caos, que talvez seja necessário ativar a ordem azul, em busca de um novo emprego, que pode precisar de unidades de realização laranja; no casamento e com os amigos, fazemos uma ligação verde. Todos esses Memes têm algo importante para contribuir.
 

Mas o que nenhuma das Memes da primeira linha pode fazer, por conta própria, é apreciar plenamente a existência das outras Memes.
 Cada uma das Memes de primeira linha acredita que sua visão de mundo é a perspectiva correta ou a melhor. Ela reage negativamente ser desafiada, ela ataca, usando suas próprias ferramentas, sempre que esteja ameaçada. A Ordem Azul é muito desconfortável com tanto impulsividade do vermelho e o individualismo laranja. Individualismo laranja acha que a onda azul é para otários e o igualitarismo verde é fraco.   O igualitarismo Verde não pode facilmente cumprir a excelência e valor dos rankings, das grandes imagens, hierarquias, ou qualquer coisa que pareça autoritário e, portanto, reage fortemente ao azul, laranja, e a qualquer coisa oposta.

Tudo isso começa a mudar com o pensamento de Segunda Ordem. Porque o segundo escalão da consciência está plenamente consciente dos estágios interiores de desenvolvimento - mesmo que não possa articulá-los de uma forma técnica - dá um passo para trás e agarra a imagem da onda inferior, portanto, o pensamento de segunda ordem valoriza o papel necessário que todos os Memes. A Segunda Ordem de consciência pensa em termos da espiral global da existência, e não apenas em termos de um nível qualquer.

Quando o Meme verde começa a entender os vários sistemas diferentes e os contextos pluralistas que existem em diferentes culturas (é por isso que é realmente a meme sensível, isto é, sensível à marginalização dos outros), o pensamento de segunda ordem dá um passo além.
 Ele olha para os contextos ricos nesse link e se junta a esses sistemas pluralistas e, portanto, tem esses sistemas separados e começa a abraçar incluir, e integrá-los em espirais holísticos e malhas integrais. Pensamento de segunda ordem, em outras palavras, é fundamental para passar do relativismo para o holismo, ou do pluralismo para o integralismo. 

A pesquisa extensiva de Graves, Beck e Cowan indica que há pelo menos duas grandes ondas a esta consciência de segunda linha integral:
 

7.
 Amarelo: Integrativa. A vida é um caleidoscópio de hierarquias naturais [holarquias], sistemas e formas. Flexibilidade, espontaneidade e funcionalidade têm a maior prioridade. Diferenças e pluralidades podem ser integradas interdependentes, fluxos naturais. Igualitarismo é complementado com graus naturais de classificação e de excelência. Conhecimento e competência deverão substituir o poder, status, ou a sensibilidade do grupo. A ordem mundial que prevalece é o resultado da existência de diferentes níveis de realidade (Memes) e os inevitáveis ​​padrões de movimento para cima e para baixo da espiral dinâmica. Um bom governo facilita o surgimento de entidades através dos níveis de complexidade crescente (hierarquia aninhada). 1% da população, de 5% de poder. 

8.
 Turquesa: Holística. Sistema holístico universal, hólons / ondas de energias integrativas; une sentimento com o conhecimento; múltiplos níveis interligados em um sistema consciente. Ordem universal, mas em uma vida, moda consciente, não baseado em regras externas (azul) ou obrigações de grupo (verde). A "grande unificação" ["teoria de tudo"] é possível, na teoria e na atualidade. Às vezes envolve a emergência de uma nova espiritualidade como uma malha de toda a existência. Pensamento turquesa usa a espiral inteira; vê vários níveis de interação; detecta harmônicos, as forças místicas e os estados - invasivos de fluxo que permeiam qualquer organização. 0,1% da população, 1% de poder. 

Com menos de 2 por cento da população em pensamento de segunda ordem (e apenas 0,1 por cento, a turquesa), a consciência de segunda ordem é relativamente rara, porque é agora a "vanguarda" da evolução humana coletiva.
 Como exemplos, Beck e Cowan mencionam itens que incluem noosfera de Teilhard de Chardin, caos e teorias da complexidade, sistemas universais de pensar, teorias integral-holísticas, Gandhi e integração pluralista de Mandela, e os memes ainda maiores ainda em à vista ...


Referências bibliográficas:
- Uma Teoria de Tudo – Ken Wilber
- Spiral Dynamics – Don Beck e Christopher Cowan



Maiores informações sobre cursos, workshops ou coacthing sobre a Spiral Dynamics entre  em contato com Saleela Devi

Nenhum comentário:

Postar um comentário