MANTRA
De acordo com Ramana
Maharshi, a repetição de mantras (Japa) com atenção voltada para a origem do
som, envolve a mente completamente. Este é Tapas (penitência). A
fonte não está somente nas cordas vocais sozinho, mas também a ideia do som na
mente, cuja fonte é o Eu. Assim, a prática da repetição mântrica é mais do
que uma sugestão, um conselho ou uma idéia. É um meio de entrar em contato
com o nosso ser mais intimo.
Os Mantram podem ser
usados para o culto religioso, através do Japamala (repetição), para a cura,
para ajudar na evolução espiritual, para a purificação, para fazer oferendas e
em Mantra Yoga . Alguns mantras são apenas cânticos ou expressões de
proximidade com o divino. Mas alguns santos que foram inspirados pelo amor
divino e pela fé inabalável usaram esses mantras em sua prática espiritual e
seus seguidores depois começaram a usá-los também, chamando-os Mahamantras ou
mantras grandes.
Primeiramente, é a fé que
cria o efeito dos mantras. Entonação, melodia, pronúncia, se em silêncio ou em
voz alta, tudo é importante na recitação dos mantras. Além disso, o ciclo
de batida em que mantras são recitados é importante, mas ele muda de acordo com
o estado de consciência de quem está cantando. Um aumento na velocidade de
canto aumenta a velocidade de batimento cardíaco, mente e respiração. O
ciclo de batida dos mantras afeta as emoções.
A velocidade rápida, por
vezes, cria uma vibração contínua e quando é feito em grupo cria um bom efeito,
porque a mente funciona em sincronia com o ciclo de batida do coração e sem tem
tempo para fantasiar. Entoar os Mantram de forma rápida, esgota o coração,
mente e respiração e produz um longo relaxamento.
Retardar o ciclo de
batida de mantras também cria a mesma vibração contínua, mas ela diminui a
velocidade da mente, coração e respiração enquanto o entoar estiver
acontecendo. Ele induz um estado hipnótico, mas é bom apenas quando o
canto de mantras é feito de forma individual. Um ciclo de ritmo médio de
velocidade é bom para a entoação em grupos. Não perturbar o padrão de
batimentos cardíacos ou da respiração, torna a mente mais desperta, alerta e consciente.
O local de onde o som
emana influencia a sua qualidade "tonal. Tons profundos são
produzidos pelas cordas vocais em conjunto com a região abdominal, tons
medianos em conjunto com as regiões do coração, peito e pescoço e os tons de
alta freqüência, em conjunto com a região superior do corpo. Música
clássica indiana usa todas as três regiões em uma ordem gradual, mas a região
central é usada porque produz um maior impacto emocional sobre os ouvintes.
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