quinta-feira, 18 de abril de 2013



MANTRA

De acordo com Ramana Maharshi, a repetição de mantras (Japa) com atenção voltada para a origem do som, envolve a mente completamente. Este é Tapas (penitência). A fonte não está somente nas cordas vocais sozinho, mas também a ideia do som na mente, cuja fonte é o Eu. Assim, a prática da repetição mântrica é mais do que uma sugestão, um conselho ou uma idéia. É um meio de entrar em contato com o nosso ser mais intimo.

Os Mantram podem ser usados para o culto religioso, através do Japamala (repetição), para a cura, para ajudar na evolução espiritual, para a purificação, para fazer oferendas e em Mantra Yoga . Alguns mantras são apenas cânticos ou expressões de proximidade com o divino. Mas alguns santos que foram inspirados pelo amor divino e pela fé inabalável usaram esses mantras em sua prática espiritual e seus seguidores depois começaram a usá-los também, chamando-os Mahamantras ou mantras grandes.

Primeiramente, é a fé que cria o efeito dos mantras. Entonação, melodia, pronúncia, se em silêncio ou em voz alta, tudo é importante na recitação dos mantras. Além disso, o ciclo de batida em que mantras são recitados é importante, mas ele muda de acordo com o estado de consciência de quem está cantando. Um aumento na velocidade de canto aumenta a velocidade de batimento cardíaco, mente e respiração. O ciclo de batida dos mantras afeta as emoções.
A velocidade rápida, por vezes, cria uma vibração contínua e quando é feito em grupo cria um bom efeito, porque a mente funciona em sincronia com o ciclo de batida do coração e sem tem tempo para fantasiar. Entoar os Mantram de forma rápida, esgota o coração, mente e respiração e produz um longo relaxamento.

Retardar o ciclo de batida de mantras também cria a mesma vibração contínua, mas ela diminui a velocidade da mente, coração e respiração enquanto o entoar estiver acontecendo. Ele induz um estado hipnótico, mas é bom apenas quando o canto de mantras é feito de forma individual. Um ciclo de ritmo médio de velocidade é bom para a entoação em grupos. Não perturbar o padrão de batimentos cardíacos ou da respiração, torna a mente mais desperta, alerta e consciente.

O local de onde o som emana influencia a sua qualidade "tonal. Tons profundos são produzidos pelas cordas vocais em conjunto com a região abdominal, tons medianos em conjunto com as regiões do coração, peito e pescoço e os tons de alta freqüência, em conjunto com a região superior do corpo. Música clássica indiana usa todas as três regiões em uma ordem gradual, mas a região central é usada porque produz um maior impacto emocional sobre os ouvintes.

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