Sutra AnapanaSati
Meditação da Atenção Plena ou
Meditação Mindfulness
Anapana Sati, significando plena
consciência da
respiração ("sati" significa atenção plena”, anapana" refere-se
a respiração) é uma forma básica de meditação ensinada pelo Budha . De acordo
com o ensinamento do Budha no Sutra Anapana Sati, praticar a meditação da
consciência na respiração como uma parte do Nobre Caminho Óctuplo leva à remoção de todas as impurezas (Klesas) e, finalmente, a
realização de Nibbana .
O ensinamento de Budha é baseado em sua própria experiência na utilização de Anapana
Sati como parte de seus meios para alcançar sua própria iluminação. No entanto, a atenção plena na respiração deve ser praticada
junto com Metta Bhavana para assim não se retirar do mundo e perder a ligação
emocional e compaixão (Kamalashila 1996).
O Sutra Anapana Sati é
especificamente sobre a atenção plena na inspiração e expiração. Ele recomenda a prática da meditação
Anapanasati como meio de cultivar os sete fatores do despertar: atenção,
discernimento, persistência e, o que leva ao êxtase (piti), em seguida, para acalmar (sukha), que por sua vez leva à concentração e
depois à equanimidade (Santi). Por fim, o Budha ensinou que com esses fatores
desenvolvidos nesta progressão, a prática de Anapana Sati levaria a liberação
ou Nirvana.
A meditação Anapana Sati é normalmente praticada tanto em
conjunto com a Meditação Vipassana, com a Meditação Zazen, ou com a Meditação
Soto Zen (ver nossa postagem sobre a Tradição Zazen Shikantaza). No entanto,
antes do praticante poder usar a Meditação Vipassana, precisa primeiro desenvolver
concentração suficiente através do uso da Meditação Anapana Sati.
A
Prática
A prática da Meditação Mindfulness (como é conhecida no
Ocidente) varia. Normalmente, para começar, é preciso sentar-se em uma posição
confortável, com as costas e pescoço ereto. Também procure estar em um ambiente
confortável e tranqüilo.
Respire naturalmente, sem pretender alterar o comprimento ou
a profundidade da respiração. Se a respiração é curta, então, observar que a
respiração é curta. Se a respiração é longa, então, observar que a respiração é
longa.
Enquanto observa a respiração, o praticante treina a mente
para ser sensível, calma, atenta ou focada em várias coisas. Ao inspirar
observe todo o corpo, o êxtase, a mente ou os processos mentais, ao expirar
torne-se sensível ao objeto observado. Pode também focar na inconstância, no
desapego, cessação e renúncia e depois expire focando neste objeto. O treino na
respiração leva o meditador a firmar, satisfazer ou liberar a mente e depois ao
expirar firma, satisfaz ou libera a mente.
Uma mente não meditativa constantemente tem pensamentos que
interrompem a concentração. Como as ondas no oceano, pensamentos surgem e eles
caem lentamente ao longe. Ao desprezar os pensamentos, eles lentamente murcham
e desaparecem.
Na tradição Budista, existem dois tipos de pensamentos:
pensamentos do passado e pensamentos sobre o futuro. Diz-se que quando deixados
sozinhos, a mente flui de um pensamento para outro, vagando sem rumo. Há
pensamentos que trazem felicidade, e há pensamentos que trazem tristeza.
Os praticantes de meditação são ensinados a evitarem serem
interrompidos pela passagem de pensamentos e para voltarem o foco na
respiração, mais uma vez.
Os iniciantes na Meditação da Atenção Plena (Anapana Sati)
podem seguir quatro etapas:
1.
Contar
o sopro no final da expiração;
2.
Contar
o fôlego no inicio da inalação;
3.
Concentre-se
na respiração, sem contar;
4.
Concentre-se
apenas no local onde a respiração entra e sai da narina ou na área do lábio
superior. (Kamalashila, 1996)
Estágios
da Meditação Anapana Sati
Formalmente, existem 16 fases ou lições da meditação Anapana
Sati que são divididas em quatro tétrades. As quatro primeiras etapas envolvem
concentrar a mente na respiração, que é o corpo – condicionado (Kaya-sankhara
em Pali). O segundo envolve tétrade focando os sentimentos (Vedana), que é a
mente – condicionada (Citta – Sankhara). A terceira tétrade envolve a
concetração na própria mente (Citta) e a quarta tétrade concentra “a verdade”
(Dhamma).
Qualquer meditação usando Anapana Sati deve começar no
primeiro estágio, continuar com o segundo estado, e assim por diante, em
sequencia. Se a meditação terminar em uma determinada fase, em seguida, na
próxima meditação deve-se começar de novo a partir da primeira fase.
Fonte:
ü Kamalashila (1996) Meditação Budista: A Arte da
Tranquilidade e Insight. Birmingham: Windhorse Publicações
ü Mindfulness com a respiração por Buddhadasa Bhikkhu.
Sabedoria Publications, Boston, 1996
ü A cada respiração por Larry Rosenberg. Clássicos Shambhala,
Boston, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário