Meditação
Atenção Plena (Mindfulness)
A Meditação da
Atenção Plena é a essência de um programa de redução de estresse desenvolvido
inicialmente por Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts. O trabalho é
conhecidos pela siglas: MBSR Mindfulness Based Stress Reduction - Programa de
Redução de Estresse Baseado na Atenção Plena; SRP (Stress Reduction Program)
No Programa de
Redução de Estresse, corpo e mente são mobilizados para o aprendizado da
atenção plena. Entre as suas características singulares está a de ter nascido
dentro de um hospital universitário:
'MBSR foi
originalmente criado para o manejo da dor crônica e é agora utilizado amplamente para reduzir morbidade
psicológica associada a doenças crônicas, para tratar transtornos emocionais e
comportamentais" (Bishop et al, 2004, p.230).
O Programa de
Redução de Estresse
O SRP pode ser
entendido como uma intervenção educacional para pacientes clínicos, que se
baseia num treino intenso em meditação de atenção plena (mindfulness). Durante
o programa, os participantes aprendem uma série de técnicas formais e informais
de redução de estresse que devem ser praticadas diariamente, durante as oito
semanas do curso. As técnicas formais de meditação são: escaneamento do corpo,
meditação e uma forma adaptada de Hatha Yoga. Entre as técnicas informais,
citamos o comer, a reatividade ao estresse e as comunicações conflituosas
(Miller et al, 1995, p. 193).
Quando se
completa o programa, os pacientes são encorajados a praticarem as técnicas que
eles considerarem mais agradáveis ou benéficas. (Kabat-Zinn et al, 1986,
p.169).
A prática da
Meditação de Atenção Plena pode ser assim resumida: sustentar a atenção,
intencionalmente, no momento presente, sem julgar o que aparece na consciência.
Bishop e
colaboradores (2004) propõe dois componentes para a Atenção Plena. O primeiro é
adotar, na experiência, uma atitude particular de curiosidade, abertura e
aceitação ao que surge na consciência. O segundo é a ‘Auto-Regulação da
Atenção’, que tem como finalidade aumentar o reconhecimento dos eventos mentais
daquele momento. Regula-se o foco da atenção para se observar as mudanças nos
pensamentos, sentimentos e sensações, momento a momento. Isso conduz a uma
sensação de estar presente e atento à experiência. Para se conseguir esse
estado é necessário:
a) Sustentar a
atenção por um período prolongado de tempo em algum foco, como a respiração.
b) Mudar o
foco. Detectar e reconhecer os estímulos que surgem na consciência, como um
pensamento, sentimento ou sensação física.
c) Retornar ao
foco. Esse movimento de reconhecer o estímulo e retornar incessantemente ao
foco é a essência da meditação.
"A
auto-regulação da atenção e a mudança do foco envolvem uma experiência direta
dos eventos da mente e do corpo, evitando, porém, ruminações e elaborações
sobre a natureza desses eventos." (Bishop, 2004, p.232).
Como
enfatizado acima, o programa é composto por técnicas formais e informais. O
objetivo não é formar gurus, mas aplicar os recursos aprendidos nas técnicas
formais, nas situações de estresse (Kabat-Zinn, 1982).
"A
experiência acumulada ao longo dos anos sugere que, quanto mais uma pessoa
pratica formalmente em casa, em momentos de baixo estresse, mais ela pode
transferir essa habilidade para as situações de maior estresse" (Miller et
al, 1995, p. 197).
Referências bibiográficas
BISHOP, Scott et al. Mindfulness: a Proposed
Operational Definition. Clinical Psychology: Science and practice: V11 N 3. 2004
MILLER, John. FLETCHER, Ken. KABAT-Zinn, Jon.
Three-year follow-up and clinical implications of a Mindfulness
Meditation-Based Stress Reduction Intervention in the treatment of anxiety
disorders. General Hospital Psychiatry 17. 1995.
KABAT-ZINN, Jon et al. FOUR-YEAR FOLLOW-UP OF A
MEDITATION-BASED PROGRAM FOR THE SELF REGULATION OF CHRONIC PAIN: TREATMENT
OUTCOMES AND COMPLIANCE. The clinical journal of pain. Vol. 2. No 3. 1996.
KABAT-ZINN, Jon. An outpatient program in behavioral
medicine for chronic pain patients based on the practice of Mindfulness
Meditation. General
Hospital Psychiatry 4. 1982.
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