domingo, 24 de maio de 2015

Meditação nas Empresas


Leve a Meditação para uma sala da sua empresa – Saiba por que!

A s empresas estão continuamente buscando melhorar a produtividade, aumentar o lucro, cortar os gastos, conter as despesas, desta forma o local de trabalho pode ser um local bem estressante por mais que se ame o que se faça. Os funcionários vivem sobre constante pressão tanto na vida pessoal e principalmente na profissional; é por isto que grandes corporações estão nos últimos tempos  preocupadas em transformar esta situação, criando ambientes mais criativos e apropriados ao bom desempenho e abrindo salas apropriadas  para o relaxamento, com aulas técnicas de meditação, entre elas a Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) e a Meditação Zen.


Protocolos de estudos e pesquisas científicas de várias universidades americanas e europeias tem mostrado a vasta gama de benefícios da meditação, principalmente quando ela é feita de forma correta, disciplinada e diária. Uma prática bem executada de meditação tem efeitos diretos no stress, ansiedade, depressão, problemas cardiorrespiratórios, digestivos, circulatórios, dores crônicas, insônia. 

Além de contribuir no desenvolvimento da liderança consciente, foco, concentração, atenção plena, facilidade no trabalho em equipe, capacidade investigativa, além de aumentar os níveis de felicidade, autoestima e autoconfiança. Assim não é nenhuma surpresa que empresas com as citadas abaixo colocaram a meditação como parte da missão corporativa. Mais do que colocar uma academia de ginastica para atender as necessidades de atividades físicas como forma de relaxamento, as salas de meditação atuam não só a nível físico, mas também na saúde mental e emocional.
Meditação On The Job é mais que uma moda divulgada pela mídia, hoje é uma terapia complementar muito respeitada nos grandes centros médicos, que usam a técnica nos tratamentos das mais diversas áreas que vão desde a Oncologia, Neurociência, Psiquiatria e muito mais.  A prática meditativa quando aprendida corretamente e transformada em um hábito saudável tem influencia direta na saúde do praticante, o que diminui os gastos das empresas com assistência médica aos funcionários.

Veja abaixo as empresas que incentivam a prática da meditação no ambiente de trabalho:


1.     APPLE – Steve Jobs foi um grande incentivador e promotor das praticas meditativas na Apple, tendo ele mesmo participado de retiros de meditação, se casou em uma cerimônia Zen e manteve ao longo de sua vida amizade com vários monges. Muitos acreditam que o controle mental conquistado com práticas meditativas e contemplativas o ajudou na criação de novos e inovadores produtos que conquistaram o mundo. Seu amor e dedicação a esta pratica fez com que ele a difundisse na APPLE, permitindo que os funcionários meditassem por 30 minutos diariamente no ambiente de trabalho, proporcionando além das aulas de meditação, aulas de Yoga e uma sala especifica de meditação.

2.     EDITORA PRENTICE HALL – A Editora proporciona aos seus funcionários sala de meditação para que possam aprender a lidar com o stress, desenvolver foco e concentração. A sala na sede corporativa se chama apropriadamente – QUIET ROOM. Qualquer funcionário pode fazer uma pausa no trabalho e ir para a sala onde tem tempo para um momento de meditação ou outra forma de relaxamento mental, principalmente quando se sente particularmente estressado.

3.     GOOGLE – A empresa Google é mundialmente conhecida pelos benefícios inacreditáveis que oferece aos funcionários, mas nem por isso eles deixam de ter momentos de stress no trabalho. O Chefe de Crescimento Pessoal Chade Meng Tan levou para a empresa a pratica meditativa, como parte do Programa Search Inside Yourself, que já ajudou mais de 500 empregados a aprender a respirar corretamente, a ouvir os colegas de trabalho, melhorar os níveis de inteligência emocional. Com regularidade a empresa oferece espaço e cursos de meditação, pois acredita que isto ajudará a melhorar não só a saúde mental e o bem-estar dos seus funcionários de todos os níveis da organização.

4.     NIKE – A NIKE tem um lema, que podemos traduzir como – apenas fazê-lo – e isto se aplica também à meditação. Todos os seus funcionários tem acesso à sala de meditação no local de trabalho, que incluem aulas de meditação e yoga durante o horário de trabalho.

5.     AOL TIME WARNER – No ano de 2000, a AOL Time Warner reduziu suas vendas e marketing pessoal de 859 para 500 funcionários. Mesma quantidade de trabalho com menor número de funcionários, o que gerou um ambiente de maior stress. Então para ajudar os funcionários a lidar com o alto nível de stress, a AOL colocou aulas e sala de meditação diariamente, de forma que todos pudessem aprender a ter centramento, foco, relaxamento e até mesmo um refresco mental para os longos dias de trabalho.

6.     McKINSEY & Co. – McKinsey & Co., é uma empresa de consultoria que abraçou a prática de meditação como uma estratégia de Recursos Humanos para manter seus funcionários mais felizes e saudáveis. Michael Rennie, parceiro da empresa e meditador dedicado diz: “O que é bom para o espírito é bom para a linha de fundo!”, e desta forma tem levado sua experiência para outras corporações através de programas que desenvolvem a prática meditativa e a autoanálise. A certeza que o Programa de Meditação desenvolvido pela McKinsey funciona está no caso do cliente australiano que salvou um negocio de mais de US 20 milhões com a aplicação do Programa.

7.     YAHOO – A Yahoo tem se dedicado a reduzir o stress de seus funcionários no ambiente de trabalho. A Yahoo proporciona salas e aulas de meditação a todos os níveis da organização, além de momentos em que os funcionários podem compartilhar seus interesses; abrindo espaço para maior consciência e troca de habilidades.  

8.     DEUTSCHE BANK – Com a crise econômica global os sistemas financeiros passaram por anos estressantes, mas os funcionários do Deutsche Bank encontraram alívio no On The Job Meditation. As aulas de meditação e os espaços tranquilos criados no local de trabalho comprovaram a redução do stress, e mudanças positivas visíveis na forma de pensar dos funcionários.

9.     PROCTER & GAMBLE – O CEO AG Lafley da P & G permite que seus funcionários pratiquem a meditação, dizendo: “Você não pode sair de um problema, mas você pode meditar fora dele”. A empresa oferece vários programas de saúde que incluem aulas e espaços de meditação em seus principais escritórios corporativos.

10. HBO – A empresa oferece uma variedade de recursos para ajudar seus funcionários a permanecerem mental e fisicamente saudáveis, entre academias e aulas de Yoga, existem também as aulas de meditação no local de trabalho.

Mas não são somente estas empresas que estão abraçando as tradições orientais com suas técnicas meditativas ou contemplativas para beneficiar seus funcionários. No Vale do Silício nos Estados Unidos, a contemplação silenciosa tem sido vista como uma nova cafeína, um combustível que desbloqueia a produtividade e proporciona explosões de criatividade. Além da Google, a Twitter e o Facebook proporcionam praticas meditativas características chave de seus novos empreendimentos através da realização de sessões regulares de meditação, reorganização das rotinas de trabalho de forma a aplicar os conceitos e ensinamentos das aulas de meditação e assim maximizar seus efeitos.  Na Conferência Sabedoria 2.0 realizada em São Francisco encontravam-se os principais executivos da LinkedIn, Cisco e Ford encontravam-se entre os headliners.

Estas empresas estão fazendo mais do que aprender sobre as práticas budistas. Empresários e engenheiros estão buscando nas tradições milenares os princípios para remodelarem a orientação de seus objetivos com a finalidade de aumentarem o retorno dos investimentos, que as empresas de tecnologia da Califórnia estão fazendo no Vale do Silício. Para estes empresários a meditação não é uma oportunidade para refletir sobre a impermanência da existência, mas uma poderosa ferramenta para melhorar a si próprio e melhorar a produtividade.

Gostou? Quebre a resistência, experimente e leve a prática meditativa para a sua empresa. Saiba mais entrando em contato com facilitadora Sonia Ap F Santos (Saleela Devi) pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com

Referência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário