As pesquisas sobre a prática de Mindfulness
(Atenção Plena) ainda estejam relativamente no inicio, um número crescente de
estudos têm demonstrado os benefícios potenciais da prática meditativa da
atenção plena (Mindfulness) para a saúde física, mental e emocional dos alunos,
além do bem-estar psicológico, habilidades sociais, desempenho acadêmico e
muito mais. Alguns estudos indicam ainda que a Atenção Plena pode ser eficaz
para reduzir o stress, a ansiedade e a síndrome de Burnout em Professores de
diversos níveis e também os profissionais da área administrativa.
Deixo abaixo uma relação de artigos pré
selecionados, com breves descrições de cada estudo e dos seus resultados,
fornecendo assim uma visão geral da pesquisa atual sobre a Atenção Plena na
Educação. Se você gostar e desejar levar o Programa de 8 Semanas para a sua
Escola (para alunos e/ou Professores/Administradores) ou uma Palestra Gratuita
sobre Mindfulness entre em contato comigo – Sonia A F Santos (Saleela Devi)
pelo e-mail: saleela.devi@gmail.com.
MINDFULNESS
PARA ESTUDANTES PROFESSORES e ADMINISTRADORES
Beauchemin,
J., Hutchins, TL,e Patterson, F. (2008). Meditação Mindfulness pode diminuir a
ansiedade, promover as competências sociais, e melhorar o desempenho acadêmico
entre os adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Saúde Complementar Prática Avaliação, 13, 34-45. – Os alunos
com dificuldade de aprendizagem (LD; definidas por desempenho acadêmico
comprometido) têm frequentemente níveis mais elevados de ansiedade, o stress
relacionado com a escola, e habilidades sociais menos ideais em comparação com
os seus pares com desenvolvimento típico. Pesquisa em saúde anterior indica que
a meditação e o treinamento de relaxamento podem ser eficazes na redução da
ansiedade e da promoção de competências sociais. Este estudo piloto utilizou um
desenho pré - pós no controle para analisar a viabilidade de atitudes em
relação e os resultados de uma intervenção de prática de meditação Mindfulness
de 5 semanas administrada a 34 adolescentes com diagnostico de LD. Respostas da
pesquisa pós-intervenção esmagadoramente expressou atitudes positivas para o
programa. Todas as medidas de resultados mostraram melhora significativa, com
os participantes que completaram o programa demonstrando diminuição do estado e
traço de ansiedade, habilidades sociais realçadas, e melhor desempenho
acadêmico.
Birdee, GS,
Yeh, GY, Wayne, PM, Philips, RS, Davis, RB, & Gardiner, P. (2009).
Aplicações Clínicas de Yoga para a população pediátrica: Uma revisão
sistemática Academic Pediatrics, 9
212-220... – Esta avaliação foi conduzida para avaliar a evidência para
aplicações clínicas de Yoga na população pediátrica (0-21 anos de idade).
trinta e quatro estudos controlados foram identificados publicados de 1979 a
2008 – áreas clínicas para as quais a Yoga tem sido estudadas incluem a aptidão
física, efeitos cardiorrespiratória, habilidades motoras/força, saúde mental e
distúrbios psicológicos, comportamento e desenvolvimento, Síndrome do Intestino
Irritável, e os resultados do parto acompanhado com Yoga pré-natal. Não foram
relatados eventos adversos em estudos revisados. Enquanto a grande maioria dos
estudos foram positivos, os resultados são preliminares com base em pouca quantidade
e qualidade dos ensaios. Mais pesquisas de Yoga para crianças, utilizando um
padrão mais elevado de metodologia e de informação garantido.
Biegel, GM,
Brown, KW, Shapiro, SL e Schubert, CM (2009). Redução do Stress baseado em
Mindfulness para o tratamento de pacientes psiquiátricos ambulatoriais
adolescentes: Um Ensaio Clínico randomizado Journal
of Consulting e Psicologia Clínica, 77, 855-866. – Este ensaio
clínico randomizado foi desenhado para avaliar o feito do Programa de Redução
de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) para 102 adolescentes em idade de 14 a
18 anos, com diferentes diagnósticos em uma clínica psiquiátrica ambulatorial.
Em relação ao grupo de controle de tratamento como de costume, aqueles que
recebem os sintomas reduzidos MBSR auto relatados de ansiedade, depressão e
angustia somática e, aumento de autoestima e qualidade do sono. Além disso, o
grupo MBSR demonstrou um maior percentual de melhoria de diagnóstico durante o
período de estudo de 5 meses e aumentos significativos na avaliação global de
escores de funcionamento relativos aos controles.
Bluth, K.,
Campo, RA, Pruteanu- Malinici, S., Reams, A., Mullarkey, M., e Broderick, PC
(2015). Um Estudo piloto de Mindfulness baseada na escola para adolescentes
etnicamente diversos em situação de risco. Mindfulness.
Avance publicação On Line: 10, 1007 /s12671 – 014 – 0376-1 - Os autores realizaram um estudo piloto
randomizado de um programa de atenção plena baseada na escola, aprendendo a
respirar, com diversidade étnica de adolescentes em situação de risco. 27
alunos foram aleatoriamente designados para uma classe de Mindfulness ou
substancia de controle de abuso que ocorreu durante 50 minutos, uma vez por
semana, ao longo de um semestre letivo. As reduções na depressão foram vistos
para estudantes na classe de Mindfulness em comparação aos controles.
Inicialmente, percebida a credibilidade da classe de atenção dos estudantes foi
menor do que a da classe de abuso de substancias. Ao longo do semestre, a
credibilidade percebida da classe de Mindfulness aumentou, enquanto o da classe
de abuso de substancias diminuiu. Medidas de aceitabilidade qualitativas
revelaram que a classe de Mindfulness ajudou a aliviar o stress e que os alunos
favorecidos continuaram a pratica.
Broderick,
PC, & Metz (2009). Aprender a Respirar: Um Estudo Piloto de um Curriculum
de Mindfulness para Adolescentes – Avanços na Escola de Promoção da Saúde
Mental 2 (1) 35-46. – Este estudo relata os resultados de um estudo piloto de
Aprendizagem de respiração, um curriculum de
Mindfulness para a adolescentes criado para uma sala de aula. O
principal objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento de competências de
regulação emocional através da prática da Atenção Plena. A classe total de 120
idosos a partir de uma escola para meninas privadas participaram como parte de
seu curriculum de saúde. Em relação aos controles, os participantes relataram
uma diminuição no afeto negativo e um aumento de sentimentos de calma,
relaxamento e auto aceitação. As melhorias na regulação da emoção e diminuições
em cansaço e dores foram significativas no grupo de tratamento na conclusão do
programa.
Davidson,
RJ, Dunne, J., Eccles, JS, Engle, A., Greenberg, M, Jennings, P., Vago, D.
(2012). Práticas Contemplativas e Treinamento Mental.: perspectivas Para a
Educação Americana – Criança Perspectivas
de Desenvolvimento, 6 (2) 146-153 – Este artigo baseia-se em Pesquisa em
Neurociência, Ciência Cognitiva, Psicologia do desenvolvimento e Educação.
Assim, com uma bolsa de estudos das tradições contemplativas em matéria de
cultivo de desenvolvimento positivo, paragrafo um destaca um conjunto de
habilidades mentais e disposições sócio emocionais no século 21. Estas habilidades incluem a
auto regulação das emoções e da atenção, as auto representações e disposições
pró sociais como a empatia e a compaixão. Deve ser possível fortalecer essas
qualidades positivas e disposições por meio de práticas contemplativas
sistemáticas, que induzem a mudanças plásticas na função e na estrutura
cerebral, de apoio comportamental e sucesso pró-sociais e acadêmicos em pessoas
jovens.
Felver, JC,
Frank, JL, e McEachern, AD (2014). Eficácia aceitabilidade e viabilidade em
salas com Intervenção na base de Mindfulness para alunos do ensino fundamental.
Mindfulness, 5 (5) 589-597 – Este artigo detalha um estudo piloto de
intervenção breve baseada em Mindfulness para alunos do Ensino Público
Fundamental. Três estudantes não
deficientes com altas taxas de comportamento off tarefa. Durante os períodos de
Educação geral selecionados com períodos de 20-30 minutos. Os resultados
obtidos através da Observação Direta do Comportamento dos Alunos em sala de
aula sugerem que a intervenção eficaz. Questionários aplicados com alunos e
professores sugeriram que a prática de Mindfulness é socialmente válida, e a
intervenção aceitável em Escolas Públicas.
Greenberg,
MT & Harris, AR (2012). Nutrir Mindfulness em crianças e jovens: Estado
Atual da Investigação – Criança Perspectivas
de Desenvolvimento, 6 (2), 161-166...- Este artigo analisa o estado
atual da investigação sobre as práticas contemplativas com crianças e jovens. Ele
analisa contexto das práticas contemplativas usadas tanto em ambientes de
tratamento e na prevenção ou de promoção da saúde, incluindo programas baseadas
na escola. As intervenções que nutrem atenção em crianças e jovens pode ser um
método viável e eficaz de criar resiliência em populações universais e no
tratamento de desordens clínicas em populações. esta avaliação sugere que a
meditação Mindfulness e a Yoga podem ser associadas a resultados benéficos para
crianças e jovens.
Mendelson,
T., Grenberg, MT, Dariotis, JK, Gould, LF, Rhoades, BL e Folha, PJ (2010).
Viabilidade e os resultados preliminares de uma intervenção de consciência plena
baseada na escola para a juventude urbana. Journal
of Abnormal Psychology Child, 38 (7\), 985-994 – Abordagens
baseadas em Mindfulness pode melhorar o ajustamento entre os jovens
cronicamente estressados e desfavorecidos através do reforço das capacidades de
auto regulação. Este artigo relata os resultados de um estudo piloto
randomizado e controlado avaliando a viabilidade, aceitabilidade, e os
resultados preliminares de uma prática de Mindfulness e Yoga em intervenção num
meio escolar. Quatro escolas públicas urbanas foram randomizadas para uma
intervenção ou condição de controle da lista de espera. Os resultados sugerem a
intervenção foi atraente para alunos, professores e administradores da escola e
que teve um impacto positivo sobre as respostas ao stress problemáticas
incluindo pensamentos ruminantes, pensamentos intrusivos e excitação emocional.
M. Thompson,
J. Gauntlett-Gilbert (2008). Mindfulness com Crianças e Adolescentes: Aplicação
Clínica Eficaz Criança Psicologia Clínica
e Psiquiatria, 13, 395-407 – Este artigo tem como objetivo fornecer uma
visão geral da atenção plena para os profissionais que trabalham com criança ou
adolescente. Inicialmente, proporciona alguma orientação e definições do campo,
antes de resumir a evidencia atual para a utilidade de abordagem. O artigo
recomenda modificações clínicas específicas para Mindfulness com crianças e
adolescentes, bem como, analisa como monitorar e melhorar o desenvolvimento
desta habilidade. Finalmente, destaca diferenças importantes entre Mindfulness,
relaxamento e outras técnicas de meditação.
Frank, JL,
D. Broderick, P., Cantrell & Metz (2015) A Eficácia da Redução do Efeito de
Base Mindfulness para Stress sobre o Stress do Educador e Bem-Estar: Resultados
de um estudo piloto – Mindfulness, 6 (2) 208-216 – Este estudo
avaliou a eficácia de um programa de redução de stress baseada em Mindfulness adaptado
(MBSR) sobre o stress do educador e bem-estar. O estudo incluiu 36 educadores
do ensino médio que participaram do Programa de 8 semanas, e um grupo controle
em lista de espera. Os resultados sugerem que os educadores que participaram do
MBSR relataram ganhos significativos de auto regulação, auto compaixão e atenção
plena relacionadas as habilidades (observação, não julgamento e não reação),
melhora significativa em múltiplas dimensões da qualidade de sono foram
encontradas também. Estes resultados fornecem evidências promissoras da
eficácia da MBSR como uma estratégia para promover o bem estar pessoal e
profissional do educador.
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