sábado, 22 de agosto de 2015

MIndfulness e Compaixão - No Tratamento Psicológico de Refugiados e Traumatizados



Mindfulness e Loving Kindness (Metta Bhavana)
Para Refugiados e Traumatizados
Mindfulness (Atenção Plena) é uma técnica de meditação de origem budista que possui o nome de Shamatha (sânscrito) ou Anapanasati (Pali). Foi trazida para o Ocidente e tem sido amplamente pesquisada nos centros de pesquisas científicas de grandes Universidades por cientistas como Jon Kabat Zinn, Dr. Richard Davidson, Daniel Goleman, Sharon Salzberg, Sara Lazar, entre tantos outros que buscam desta forma conhecer a fundo os profundos benefícios que Mindfulness proporciona na saúde física, mental e emocional. Da neuroplasticidade, aumento da massa cinzenta do cérebro, melhora da memória e concentração, controle do stress, diminuição das dores crônicas, regulação e controle emocional, diminuição do stress e seus sintomas físicos e emocionais estão entre muitos resultados protocolados.
A prática de Mindfulness tem sido incentivada em diferentes casos, desde gestantes, pacientes oncológicos, crianças com TDH, pacientes psiquiátricos com diferentes transtornos: Alimentares, Obsessivos Compulsivos Impulsivos, Depressão e Ansiedade até na área de educação e grandes corporações. É uma técnica que pode ser realizada por pessoas de todas as idades, sexo e condições de saúde física e emocional, e em qualquer lugar o que facilita o incentivo, pois não necessita de ambiente, roupa música ou postura específica. É simples, sendo considerada uma técnica de meditação passiva com objeto, e para facilitar o professor aconselha que o objeto seja a respiração o que facilita a prática em qualquer momento do dia e em qualquer lugar ou situação depois que o aluno aprende a fazer.
Parece fácil, mas nem tanto – a grande maioria das pessoas tem dificuldade de manter a mente focada em um objeto por muito tempo; muitos não conseguem manter o foco mental por mais que alguns segundos sem que um pensamento surja ou uma distração qualquer tire a atenção. Acostumados e motivados a pensar, as pessoas normalmente possuem pensamentos ruminantes e ações automáticas. Atividades cotidianas simples são executadas automaticamente, estamos em muitos lugares ou no passado, ou futuro, tentando solucionar problemas, dialogando mentalmente e muito mais, mas dificilmente estamos inteiramente centrados no momento presente. Mindfulness tornou-se muito importante porque ela desenvolve a atenção plena e consciente no momento presente, sem julgamentos.
Os praticantes de meditação avançados sabem que a prática evolui, passando por nove estágios já estudados, não é preciso chegar ao ultimo para perceber as profundas mudanças pelo qual o praticante passa, e, neste processo evolucionário percebe-se uma mudança importante – o comportamento compassivo, ou seja, a Mindfulness evolui para outra técnica conhecida no Budismo como Metta Bhavana (Loving Kindness ou Bondade Amorosa, como se tornou conhecida no Ocidente). Desta evolução foi desenvolvida outra terapia – Terapia Focada na Compaixão (CFT), considerada como a terceira geração da Terapia Cognitiva.
Agora muitos cientistas da saúde mental como Paul Gilbert – Psicólogo Phd (Inglaterra) – Terapia Focada na Compaixão (CFT) e Mindfulness e, Paul Frewen – Psicólogo PhD (Canadá) – Mindfulness e Metta Trauma Therapy (MMTT) - estão aplicando estas duas técnicas como abordagens terapêuticas na saúde mental.
Isto significa utilizar a Mindfulness em conjunto com a Metta Bhavana (Bondade Amorosa) no tratamento de pacientes que sofrem com Traumas e distúrbios devido ao stress e seus sintomas. O uso da Compaixão e do Altruísmo no processo terapêutico proporciona a regulação e controle emocional (ajuda o paciente a lidar melhor com as emoções difíceis),
Princípios Básicos: A prática das meditações: Mindfulness e Metta Bhavana incluem – prática do Yoga (exercícios de alongamentos suaves), exercícios de respiração, exercícios de Body Scan (relação mente/corpo/sintomas e sensações), meditações guiadas (práticas sentadas), meditação com movimento (Caminhando ou durante a execução de atividades normais do cotidiano), devidamente ensinadas por um professor de meditação Mindfulness e Metta Bhavana ou pelo profissional que faz o acompanhamento do processo terapêutico.
Traumas – A ciência já conhece o processo fisiológico do stress que pode culminar nas doenças autoimunes. Desta forma o stress leva também a sérios problemas psicológicos causados por uma ou mais experiências traumáticas ou eventos com relacionamentos interpessoais. As definições destes eventos traumáticos são muito amplas, mas podem também serem bem específicas, mas o importante é que o dano que contínua influenciando a vida da pessoa ao longo de muitos anos. Como exemplo de traumas podemos apenas citar alguns:
·        Rejeições, abandonos, traições em relacionamentos amorosos ou interpessoais;
·        Luto, perdas de pessoas amadas, amigos, comunidades;
·        Agressões físicas ou sexuais, estupros, assaltos, sequestros e torturas;
·        Testemunho de agressões com outras pessoas ou vivencia de situações de guerra, conflitos armados, catástrofes naturais; acidentes (carro, trabalho, etc.)
·        Abusos verbais e/ou emocionais, intimidações (sexuais, físicas, políticas)
·        Conflitos emocionais como culpa, vergonha com danos físicos e/ou psicológicos.
Muitos dos sofrimentos infringidos pela tortura têm efeitos duradouros nos sobreviventes, o que se torna um problema de saúde pública uma vez que atinge não só os sobreviventes, mas também as suas famílias e comunidades. Atualmente são mais de 9 milhões de  refugiados e quase 10 milhões que requerem asilo (refugiados, deslocados internos, apátriados, e outras pessoas que passaram ou tiveram diante de altos riscos de violações dos direitos humanos) em vários países ao redor do mundo.
Pessoas traumatizadas têm muita dificuldade de se ajustarem a uma nova oportunidade de vida mesmo quando estão em suas próprias comunidades, mas os refugiados e asilados tem ainda mais reduzidas a capacidade de se reassentarem e integrarem a uma nova sociedade. Algumas pessoas são mais resilientes, outras, no entanto passam por grandes mudanças duradouras em suas personalidades. Por isto além de terem que ter supridas as suas necessidades básicas e ajuda no processo de readaptação como emprego, moradia e educação, eles podem necessitar de ajuda psicológica e/psiquiátrica.
Pessoas que passaram por uma experiência traumática podem ter memorias intrusivas, angústias, pensamentos ruminantes, dores crônicas, tics nervosos, percepções sensoriais, descontroles emocionais que podem culminar em transtornos como: ansiedade, depressão, déficit de atenção, dissociação. Não conseguem controlar o medo, preocupação e ansiedade o que dificulta relacionamentos pessoais e profissionais, ajustes a novas normas sociais no caso de refugiados, por exemplo, ou novas famílias (crianças e adolescentes). Algumas pessoas se sentem incapacitadas para retomar o controle de suas vidas, mesmo diante das atividades normais da vida cotidiana, muitas tentam esquecer o evento, mas não conseguem evitar as lembranças intrusivas e angustiantes, tendo assim muita dificuldade de manter a atenção e o centramento do que acontece no momento presente. Algumas chegam a passar pela experiência de estados alterados de consciência - distúrbios, alterações de sentido de tempo e espaço, relação mente corpo e emoções, flashbacks das experiências traumáticas, perda de noção do momento presente, sensação de aceleração ou desaceleração do tempo, além dos pensamentos ruminantes alguns declaram ouvir vozes, sensação de estarem fora do corpo, ou de perda de parte do corpo, ou de não estarem no próprio corpo, sensação de entorpecimento ou de não conseguirem mais experimentarem emoções nem positivas nem negativas, não conseguem mais se reconhecer, ou sentem-se divididas ou aparentemente separadas de si – mesmo.
Devido a algumas destas situações, muitas pessoas buscam refúgios tentando de alguma forma aprender a viver em outro país, levando consigo a experiência traumática enquanto se ajustam a uma nova cultura. Alguns conseguem um tratamento psicológico ou psiquiátrico para dar suporte a este reinicio, muitos tentam se ajustar sem um acompanhamento adequado.
A Mindfulness Therapy em conjunto com a Terapia Focada na Compaixão ou a Metta Bhavana Therapy ajudam as pessoas que passaram por experiências traumáticas a regularem e controlarem suas emoções, lidarem com os sentimentos difíceis, melhorarem a condição física e bem-estar geral, desenvolverem foco e atenção consciente, a cultivarem o desenvolvimento da autocompaixão, da bondade amorosa para consigo mesmo e com os outros, sem julgamentos ou críticas.  O processo intercalado de Mindfulness e Bondade Amorosa/Compaixão ajudam as pessoas com stress pós-traumático a se tornarem mais conscientes de si-mesmas e da vida cotidiana. Isto proporciona:
·        Qualidade de Presença – Aprendem a viver no momento presente, sem esquecerem-se do passado suas histórias, memórias e emoções, porém se relacionando com o presente de forma mais íntegra;
·        Desenvolvimento da Consciência – Aprendem a tornarem-se mais conscientes dos seus cinco sentidos, estados emocionais, a compreenderem e descreverem suas experiências, a manterem os “pés no chão”;
·        Deixar ir – Aprendem a reconhecer a hora de deixar “ir” o passado e suas experiências traumáticas, a ficarem menos conectados com emoções destrutivas e a não reagirem automaticamente a impulsos ou desejos prejudiciais;
·        Bondade Amorosa – Aprendem a sentir maior compaixão e altruísmo por si mesmo e pelos outros, o que contribui para aumento da autoestima e autoconfiança;
·        Centramento e Foco – Desenvolvimento do sentimento de segurança, maior conexão com o próprio corpo e as sensações e sintomas, tornarem-se capazes de sentir prazer e alegria com o corpo, com as pequenas conquistas diárias e a tolerarem melhor as dores físicas e as angustias emocionais;
·        Aceitação – Aprendem a aceitar as coisas como são, as quem podem ser mudadas e as que não podem, a tomar a atitude de provocar mudanças a partir de suas próprias ações.
A prática dos exercícios deve ser ensinada para que o paciente possa executá-la todos os dias, anotando em um diário todos os sintomas, pensamentos, emoções positivas ou destrutivas que tenha experimentado no momento. O profissional que o acompanha deve gravar meditações guiadas que o paciente ouvirá de modo a facilitar a prática da Mindfulness e da Metta Bhavana, deve também ensinar a substituir os pensamentos negativos, ilógicos, fantasiosos ou prejudiciais por outros mais equilibrados, positivos, construtivos, fundamentados ou adaptados. Deve ensinar exercícios de alongamentos simples, exercícios de respiração, a relação mente/corpo/emoções, e outros ligados a terapias corporais, incentivando-o a registrar os pensamentos automáticos, a reconhecer os obstáculos à prática e como solucioná-los de modo a ajuda-los e motivá-los na prática diária para que possam sentir as alterações, dificuldades e os benefícios, fazendo - o compreender que para que a técnica surta resultados benéficos e duradouros deve haver disciplina, perseverança e determinação. As práticas quando bem executadas tornam o paciente menos vulneráveis ao stress, depressão e ansiedade, o que contribui na recuperação dos sintomas traumáticos e sintomas do stress, ajudam também na adaptação da nova experiência de vida.

Esta composição de técnicas quando aplicadas à refugiados e minorias sociais resultam em maior flexibilidade emocional, atuam nos pensamentos automáticos, servem como técnicas de controle emocional, diminuem a perturbação somática, diminui o viés atencional á ameaça, faz parte de um novo modo de processamento adaptativo (que em conjunto com a CFT centra na flexibilidade psicológica).

Referencia:
·        Acceptance And Mindfulness Tecniques as Applied to Refugee And Ethnic Minority Populations With PTSD – Cognitive And Behavioral Practice – Vol 20 – Feb/2013;

·        MMTT – Mindfulness & Metta Based Trauma Therapy – Dr Paul Frewen Western University Canadá;

·        Loving – Kindness In The Treatment Of Traumatized Refugess And Minority – Journal Clinical Psychology -  VOL 69 – 2013

·        Treating Survivors of Torture and Refugee Trauma – Journal of Alternative And Complementary Medicine – 2008 Sep

·        Compassion Mindfulness – Paul Gilbert PhD

·        The Compassive Mind – Paul Gilbert PhD

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