sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PSICOTERAPIA

Fazer ou não fazer? Eis a questão!


A Associação Americana de Psicologia fez uma revisão em grande escala de estudos da eficácia da psicoterapia, e observou que ela é real. Os impactos de um processo psicoterapêutico são muito positivos e quando feitas a longo prazo mais eficazes que as medicações, tanto para a psique como para o corpo. Participar de um processo psicoterapêutico alivia a angustia emocional, ensina o paciente a conhecer, regular/controlar suas emoções, reduz o stress e seus sintomas, limita os impactos da depressão e da ansiedade no corpo físico e no emocional, o paciente aprende a lidar com os conflitos internos e externos, melhora o nível de comunicação nas relações interpessoais, permite que ele conheça seus códigos mentais (Mindset) e a forma com que ele lida com suas crenças e comportamentos para alcançar suas metas e projetos,  muito mais.

Porém na ultima década, o uso da Psicoterapia como uma maneira de tratar as pessoas diminuíram. Por que?

Os dados revelam um uso maior de medicamentos para tratar de problemas emocionais, de acordo com os dados do governo americano e dos planos de saúde.  Segundo Melba JT Vasquez, PhD e ex-presidente da American Psychological “Todos os dias, os consumidores são bombardeados com anúncios de drogas como resposta aos seus problemas. Nosso objetivo é ajudar os consumidores a pesar essas mensagens com informação baseada em pesquisa sobre como a Psicoterapia pode fornecer um tratamento mais seguro, eficaz e duradouro, com uma profunda melhor a na saúde mental e física”.

Surge então uma necessidade de que as pessoas obtenham mais informações sobre o que é um processo terapêutico, como funciona, sua eficácia, habilidades do terapeuta, seus conhecimentos técnicos. Uma primeira hipotese seria a que não existe espaço suficiente na mídia e nos meios de comunicação para explicações sobre a terapia da conversa.

Uma segunda hipótese seria que muitas pessoas consideram a necessidade de buscar um terapeuta como um sinal de fraqueza, fracasso ou falha na vida. Então, educar as pessoas neste sentido torna-se também necessário, já que se as pessoas soubessem o quanto elas aprendem sobre si-mesmas, o que o autoconhecimento proporciona, elas procurariam um profissional especializado quando precisassem sem receio de críticas ou julgamentos.

É verdade que os medicamentos ajudam, proporcionam alivio rápido em qualquer desconforto, mas é também real que a terapia ajuda as pessoas a se sentirem melhor, capacitando-os para lidarem melhor com os desafios da vida. A lidarem com os altos e baixos do movimento que própria vida produz.

Os estudos da Associação Americana revelam algumas razões porque as pessoas deveriam procurar um terapeuta:

1.    A investigação demonstra que a terapia é eficaz para uma variedade de problemas de saúde mental e comportamental;

2.    Os efeitos médios da terapia são maiores do que os efeitos produzidos por drogas para reduzir os descontroles emocionais, as emoções destrutivas ou negativas como apego, raiva ansiedade etc.;

3.    A Psicoterapia reduz a deficiência emocional, cognitiva, comportamental e as internações hospitalares;

4.    O Processo terapêutico proporciona melhora nas relações de trabalho, liderança consciente, capacidade de lidar com os conflitos nos trabalho, a trabalhar em equipe, melhorar o desempenho profissional;

5.    A terapia ensina o paciente a encontrar dentro de si as habilidades para lidar com a vida cotidiana que são muito duradouras. Também ensina muitas maneiras de habilidades para reduzir a vulnerabilidade ao stress e seus sintomas como depressão, apegos, agressividade, medos e ansiedade. Os casais aprendem a ter uma melhor comunicação, resolver conflitos gerir raiva e outras emoções negativas. A Terapia familiar ensina a cada membro o seu papel, relacionamentos mais felizes e saudáveis;

6.    O que a terapia ensina é mais duradouro do que os tratamentos com drogas; não tem efeitos colaterais como agitação ou torpor emocional, ganho de peso, sonolência, entre muitos outros efeitos psicológicos negativos;

7.    Lógico de em muitos casos os medicamentos são necessários, mas quando a terapia é utilizada em conjunto os efeitos produzidos são muito melhores.

Estas são apenas algumas razões pelas quais uma pessoa deveria procurar um terapeuta. É muito mais seguro ter profissional especializado com um conjunto de habilidades que possam atender às suas expectativas como um bom profissional e que esteja apto para ouvir, trocar ideias, conversar imparcialmente, sem julgamentos e críticas e que através desta troca possa ensinar a pessoa a gerir seus conflitos internos e externos, controlar saudavelmente suas emoções, lidar com os pensamentos fantasiosos ou ruminantes, trabalhar a aceitação, a mudança de comportamentos e crenças limitantes. O processo pode ser muitas vezes doloroso, remover as camadas, olhar para dentro, descobrir ou descortinar as verdades sobre si-mesmo, modificar comportamentos pode não ser fácil, mas o resultado é eficaz, duradouro, um aprendizado para a vida.

Sonia A F Santos (Saleela Devi)
Blogs:
http://seratentomindfulnessterapias.blogspot.com.br/
saleeladeviterapias.blogspot.com.br
Facebook – Ser Atento
E-mail: saleela.devi@gmail.com

Atende de forma presencial ou On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário