Meditação
Mindfulness
O discurso sobre os
Fundamentos da Atenção Plena, o Satipatthana
Sutta é o décimo discurso da coleção do Comprimento Médio (Majjhima Nikaya) dos discursos de
Buddha. Existe uma outra versão contida na Coleção de Discursos Longos (Digha Nikaya (22)), que difere apenas
por uma explicação mais detalhada sobre as Quatro Nobres Verdades.
Os Budistas de toda parte e principalmente os pertencentes à
Escola Theravada nunca se esquecem da importância do Satipatthana Sutta e da
prática do Dhamma. Os Budistas têm até mesmo a intenção de ouvir o discurso nos
últimos momentos de suas vidas, e em noites de lua cheia é comum ver os monges
recitando o discurso em voz alta enquanto praticantes do Budismo fazem suas
meditações. O texto escrito em Pali é normalmente colocado no altar, sendo
fonte de reverência pela Sabedoria nele contido. Aqui está um breve resumo, que
não tem a intenção de servir substituto para um estudo mais profundo para
aqueles que pretendem adquirir Sabedoria pelo conhecimento direto ou pelos
praticantes de meditação Mindfulness, mas de ser apenas um incentivo ao estudo
e à pratica da Meditação Anapanasati
(Mindfulness).
1.
Atenção Plena no Corpo
1.
Atenção
Plena na Respiração
Existem muitas variações neste exercício. O mais básico é a
concentração na sensação da respiração na ponta do nariz, mantendo-se
consciente de todo processo respiratório, a inspiração e a expiração devem ser
observados desde o inicio, o meio e o fim. Muitas vezes são indicados Mantram
de duas sílabas como “Bud – dho” como uma ajuda na concentração.
2.
Postura
do Corpo
São quatro as posturas básicas: Caminhando, em pé, sentado e
deitado. O exercício é simplesmente manter-se ciente em todos os momentos da
disposição do corpo.
3.
Clara
Compreensão – Sampajanna
·
Clara
compreensão do Propósito – Porque estou realizando esta ação?
·
Clara
compreensão da Adequação – Essa é uma ação adequada dadas as circunstâncias?
·
Clara
compreensão do domínio da técnica de meditação – Pode esta ação ser incorporada
à prática?
·
Clara
compreensão da realidade, observando as três características em todas as
atividades diárias – ou seja, observando a impermanência das coisas, o
sofrimento e o não – eu.
4.
Reflexão
sobre a Realidade desse corpo
Ver o corpo como um conjunto de
partes, algumas sólidas outras liquidas. A lista tradicional é composta de 32
partes.
5.
Reflexão
sobre os elementos materiais
Ver o corpo como um processo
físico. Segundo a tradição oriental a composição da matéria é composta de
quatro elementos: Terra (extensão, solidez), Água (Coesão, liquidez), Ar
(motilidade, espaço) e Fogo (energia, calor). Alternativamente, podem ser
utilizados os conceitos físico/químicos modernos.
6.
Contemplações
da morte
Estes exercícios utilizados para
obter a plena consciência da impermanência do corpo e quebrar a ilusão da
imortalidade deste. A lista dada pelo Budismo pode ser usada como técnica de
visualização, que vai da repulsa à tranqüilidade.
·
Corpo
apodrecido (poucos dias depois da morte);
·
O cadáver
sendo devorados por vermes, animais e aves;
·
O esqueleto
ainda com alguma carne, sangue e tendões restantes;
·
O esqueleto
ligado ainda por alguns tendões, sem carne mas manchado de sangue;
·
O esqueleto
ainda ligado por alguns tendões, sem nenhuma carne ou manchas de sangue;
·
Os ossos
soltos e espalhados;
·
Os ossos
branqueados pelo Sol;
·
Os ossos
amontoados em pilha um ano depois da morte;
·
Pó dos
ossos;
2. Contemplação dos Sentimentos
Os Sentimentos (Vedana)
não devem ser confundidos com as formações mentais mais complexas chamadas de –
emoções. Os Sentimentos aqui têm um sentido mais básico. E podem ser classificados de várias maneiras:
· Agradável, neutro e desagradável;
· Corporal ou mental;
· Mundano e não – mundano.
Como exemplos, a agradável
sensação de prazer ao fazer uma refeição, a agradável sensação de arrebatamento
ao experimentar uma experiência mística. A desagradável sensação de tristeza
pela perda de bens ou a desagradável sensação de desapontamento pelo lento
progresso na meditação.
É importante saber que sentimentos
agradáveis imperceptíveis levam ao desejo, sentimentos desagradáveis
imperceptíveis levam à má-vontade ou desejos negativos e os sentimentos neutros
imperceptíveis levam à ignorância. Conhecer seus sentimentos é o ponto chave da
Origem Dependente, onde o processo pode ser transcendido e a libertação
(Iluminação) alcançada.
3. Contemplação da Mente – Estados de
Consciência
Qual é o seu estado espiritual?
Você gosta de luxuria? Sente ódio ou não? Procura o autoconhecimento ou vive no
piloto automático (Estado ilusório)? Sente - se uma pessoa desenvolvida ou
subdesenvolvida? Sente-se disperso ou concentrado? É uma pessoa livre ou apegada? E outras
questões.
Estas questões se referem ao
“fundo” da mente, é importante conhecer se sua consciência está no nível básico
ou em um nível mais profundo, se vive no momento presente ou na depressão do
passado ou na ansiedade do futuro.
4. A Contemplação da Mente (Dhammas)
1. Os Cinco Obstáculos – estados
mentais que levam a extravios.
·
Sentido/desejo,
desejo, raiva, preguiça/torpor, preocupação /agitação, dúvida cética.
Que devem ser combatidas com:
·
Sentido/desejo
– Meditação tendo como objeto o corpo (por exemplo: Body Scan ou Meditações na
morte);
·
Raiva –
Benignidade (Meditação Metta Bhavana);
·
Preguiça/torpor
– Mudança de Postura diante dos fatos da vida ou percepção da Clara Luz da
Realidade;
·
Preocupação/Agitação
– Meditação Mindfulness (Atenção Plena na respiração);
·
Dúvida
cética – Participação em Grupos de estudos filosóficos, questionamentos em
processo terapêutico, participação em grupos religiosos com rituais, poojas
etc.
2. Cinco Agregados do Apego
Os cinco constituintes que
dissipam a idéia de uma auto-entidade – um “eu”:
· Forma;
· Sentimento;
· Percepção;
· Formações Mentais;
· Consciência.
3. Os Seis Sentidos Internos e
Externos
Toda consciência surge através de uma
destas portas:
· Olhos – Forma;
· Ouvidos – Som;
· Narinas – Odor;
· Língua – Paladar;
· Pele – Toque;
· Mente – Idéia.
4. Os Sete Fatores da Iluminação
· Investigação da Mente (Dhammas)
· Energia;
· Êxtase;
· Atenção Plena;
· Tranqüilidade;
· Concentração;
· Equanimidade.
As três primeiras precisam ser
desenvolvidas quando a mente está calma e as três últimas quando a mente está
agitada. A Meditação Mindfulness pode ser aplicada em todas as circunstâncias.
5. As Quatro Nobres Verdades
A base filosófica do Budismo está
contida nas Quatro Nobres Verdades. E o
apego é a causa da maioria das formas de sofrimento – as cinco categorias que
são objetos de apego (panc’upadana
kkhandha). Toda corporeidade, todos os sentimentos e sensações, todas as
nossas percepções, todas as formações mentais e todos os níveis de consciência,
são impermanentes, e são fonte de sofrimento. Porque são fenômenos
condicionados. É um ciclo repetitivo apego, desejo, ação, karma
·
A Nobre
Verdade do Sofrimento (nascimento, doença, velhice, morte, não conseguir
realizar os desejos, os Cinco Agregados influenciados pelo apego); Todo
sofrimento vem do desejo e a nossa própria existência está condicionada pelo
desejo, que são três: a ânsia por prazeres dos sentidos (kama tanha), o desejo da existência continuada e renovada (bhava tanha) e o desejo de aniquilação
após a morte (vibhava tanha). Esta é
a verdade da origem do sofrimento.
· A Nobre Verdade da Origem do
Sofrimento – Desejo;
· A Nobre Verdade da Cessação do
Sofrimento – A extinção do desejo – Nibbana - a obtenção da felicidade
perfeita, a quebra da cadeia de renascimentos e sofrimento através de Nibbana,
só é possível através da extirpação total das três formas de desejo. Está é a
verdade da cessação do sofrimento.
· A Nobre Verdade do Caminho que
conduz à cessação do sofrimento – O Caminho Óctuplo:
· Entendimento Correto,
· Pensamento Correto,
· Fala Correta,
· Ação Correta,
· Modo de Vida Correto,
· Esforço Correto,
· Atenção Plena Correta,
· Concentração Correta.
O Nobre Caminho Óctuplo é
composto por três tipos de treinamento resumido em: Conduta Virtuosa (Sila), concentração (Samadhi) e Sabedoria (Panna).
A Conduta Virtuosa expulsa a
luxuria. A calma da verdadeira concentração e a aquisição da cultura
intelectual vence a raiva/ódio. A Sabedoria vinda pela concentração correta ou
conhecimento direto resultante da meditação dissipa toda ilusão. Todos estes
três tipos de treinamento são possíveis somente através do cultivo constante da
Atenção Plena – Mindfulness (Sati).
Mindfulness é conhecida como um
corpo docente de controle (Indriya) e
um poder espiritual (Bala) e também é
o primeiro dos sete fatores da Iluminação (Satta
Bojihanga).
REFERÊNCIAS:
·
Os
Fundamentos da Atenção Plena – Satipatthana Sutta traduzido do Pali para o
inglês por Nyanasatta Thera
·
O Livro dos
Provérbios Kindred V – Samyutta Nikaya III PP 119-168
·
Discurso
sobre as aplicações de Mindfulness (Satipatthana
Sutta) – Provérbios Comprimento Médio, terceira edição pp 322-346
·
Criação de
Mindfulness (Maha-satipatthana Sutta) Diálogos
de Buddha traduzido pelo prof. Rhys Davids
·
The Heart of Buddhist Meditation –
Nyanaponika Thera. Buddhist Publication Society
Indicação – Programa de 8 semanas de Treinamento em Meditação Mindfulness, com
Saleela Devi. Maiores informações sobre formação de grupos, valores e datas e
sobre aplicação do programa em empresas e escolas entre em contato pelo Tel.
(11) 99463-5825 ou pelo e-mail: saliladeva@yahoo.com.br ou saleela.devi@gmail com. Para quem desejar o
programa pode ser oferecido em outro espaço ou cidade/estado.
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