quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conceito de Bhavana

Conceito de Bhavana

O conceito de Meditação em sânscrito – Bhavana – expressa diferentes tipos de práticas adotadas pelas mais diferentes tradições espirituais e religiosas, porém o que podemos encontrar de comum que todas elas buscam uma experiência direta com as mais profundas dimensões do Self.
A cada mais pessoas buscam a meditação ao redor do mundo, pelas mais inúmeras razões desde o modismo até a busca pela saúde e a paz mental, sem necessariamente terem se convertido à uma religião específica à prática meditativa. E isto acontece entre outras razões pelos inúmeros benefícios cientificamente  comprovados pelas pesquisas médicas que ocorrem ao redor do mundo em importantes universidades, e estes benefícios obtidos pela prática diária ocorrem no nível físico, emocional e mental. Entre tantos benefícios temos a redução dos níveis de stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, insônia, uso de drogas entre outros.
As múltiplas técnicas hoje conhecidas são adaptações influenciadas pelas religiões cristãs, judaicas, muçulmanas, budistas e hinduístas que desenvolveram muitas formas de praticar meditação. De acordo com Lama Yeshe e Zopa Rinpoche, o propósito da meditação é encontrar o caminho para a Iluminação, pois à medida que somos responsáveis pelos nossos sofrimentos também o somos pela cura.
Para o Mestre Vedanta Muktananda, meditação é o estado em que podemos desfazer as ilusões egóicas com as quais nos apegamos, como por exemplo: as noções de “eu sou isto ou eu sou aquilo”. Por sua vez, o afastamento destas sobreposições permite ao indivíduo a contemplação direta do seu Ser Interior. Segundo o Mestre não meditamos “apenas para relaxarmos um pouco e experimentarmos um pouco de paz. Meditamos para expandir nosso Ser Interior (pág. 38).
Na filosofia budista, a prática da meditação é considerada essencial ao caminho da Iluminação. De acordo com Lama Yeshe e com Zopa Rinpoche, o propósito da meditação é encontrar o caminho para a Iluminação, pois à medida que somos responsáveis pelo nosso sofrimento também o somos por nossa cura. Segundo Sogyal Rinpoche (1999) “a meditação é o caminho para trazer-nos de volta a nós mesmos, onde podemos realmente experimentar e provar nossa ser completo, além de todos os padrões habituais”. Meditar é dedicar um momento, uma pausa dentro do cotidiano da vida, deixando de lado nossas ações e comportamentos para criar um modo de comunicação com nossos conteúdos interiores, que se revelando a nós permite a expansão de nossa consciência.


Oficina de Meditação – toda quinta feira das 19h às 20h. Praticamos diferentes técnicas, para que o aluno escolha aquela com que se sente mais confortável e motivado para a prática diária e obtenção dos benefícios. Mais informações e valores: saliladeva@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário