quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Meditação e Saúde


Este é um artigo para as pessoas que buscam caminhos para uma melhora na qualidade de vida, na saúde física e mental. Em muitas pesquisas científicas realizadas com praticantes disciplinados com práticas de longo prazo comprovam melhora na acuidade pessoal, aumento nos níveis de percepção e na função cognitiva, o que indica estabilização dos aspectos da consciência e da atenção. Juntamente com os aumentos observados em coerência EEG e os aspectos da função cerebral, tais mudanças são consistentes com o crescimento em direção a um estado de funcionamento total do cérebro, tais mudanças são consistentes com o crescimento em direção a um estado de funcionamento total do cérebro, ou seja, o desenvolvimento do potencial mental completo. E que são geralmente acompanhadas de melhoria dos parâmetros de saúde.

Estudos feitos com meditadores avançados e quaisquer estados avançados de meditação que a meditação pode proporcionar, indicam benefícios de longo prazo. Nos países do Sul da Ásia, como Índia e Tibet, a meditação é ainda amplamente considerada como o caminho para alcançar a meta mais elevada da vida humana – iluminação – que é um termo atualmente utilizado para descrever a estabilização de estados mais elevados de funcionamento da psicofisiologia do ser humano.

No mundo ocidental, os estudos com meditadores considerados avançados por praticarem de forma disciplinada à muito tempo e que têm uma vida profissional estressante demonstraram reduções significativas nas despesas com saúde em torno de 50% sobre todas as doenças cobertas e, em outros estudos foram observados uma diminuição de até 7% por ano para praticantes iniciais com problemas clínicos gerais. De particular importância foi a redução nos custos com doenças cardíacas. Assim a compreensão da prática de meditação de forma contínua e disciplinada com um bom orientador  pode produzir benefícios reais é de importância óbvia.

A maioria das técnicas tradicionais de meditação sejam elas passivas ou dinâmicas normalmente possuem uma relação mente – corpo, o que contribuem na manutenção da saúde física e mental. Muitas tradições indígenas de diversos países e, principalmente entre os índios da América do Norte utilizam técnicas meditativas em suas práticas medicinais.


Muitas técnicas mente – corpo utilizadas na medicina contemporânea tem como objetivo final um melhor funcionamento psicofisiológico semelhante, ou diretamente relacionados à Iluminação, tais como  as técnicas de meditação e as formas de Psicoterapia com base na Psicologia Transpessoal, Psicologia Budista ou Contemplativa, Programação Neolinguística, Terapia Focada na Compaixão e suas diversas consequências. Tradicionalmente, tanto o Oriente como no Ocidente, estes estados são realizados para melhorar radicalmente a saúde, mas são descritos e definidos em termos de aspectos subjetivos da percepção consciente, tais como mudanças na qualidade da atenção e estilo cognitivo. A ciência empírica não pode estudar diretamente as mudanças na consciência e na percepção subjetiva, mas deve primeiro determinar medidas objetivas que lhes estão associadas. Os cientistas têm como objetivo estudar e caracterizar essas mudanças e devem utilizar diversos testes psicológicos e fisiológicos, correlacionando-os com as mudanças subjetivamente experimentadas na consciência relatada pelos indivíduos investigados.

Sabemos que muitas pesquisas são realizadas por meditadores avançados, muitos estão sob orientação de Mestres Iluminados como o próprio Dalai Lama, que tem interesse de conhecer os resultados científicos das pesquisas. Os resultados não são simplesmente de interesse para aqueles interessados em mudanças trazidas pela meditação, ou da adesão persistente na busca de um caminho espiritual, mas, porque eles detêm a promessa de soluções para alguns dos problemas mais difíceis do mundo desenvolvido, para todos os interessados com as politicas médicas e sociais de um governo moderno.



Diferentes técnicas de meditação produzem diferentes resultados, mas o que já se sabe é que qualquer que seja a técnica escolhida pelo praticante sério, todas oferecem resultados comprováveis nos vários campos de estudos. Independente da idade, sexo ou crença religiosa, o mais importante é definir qual a melhor técnica para a pessoa, o acompanhamento de um instrutor de meditação, disciplina, perseverança e dedicação. Muito diferente dos livros de autoajuda, as técnicas de meditação não devem ser executadas em casa sem a correta instrução de um professor que deverá acompanhar a evolução do aluno e fazer os ajustes necessários. Principalmente se mais que a busca por um caminho espiritual houver a busca por uma técnica que proporcione qualidade de vida e melhora nas condições de saúde de pessoas que sofrem devido a uma doença diagnosticada como Fibromialgia, ou Câncer, Problemas Cardíacos entre outras arduamente pesquisadas, mas também por aqueles que sofrem sem terem um diagnostico preciso. Obviamente não aconselhamos que o indivíduo abandone outras formas de tratamento sejam psicoterápicos ou medicinais, a meditação assim como a técnica escolhida é mais um recurso a ser somado junto a outros previamente escolhidos. Muito embora a ciência venha avançando na busca pela compreensão dos efeitos da meditação, ainda não a considera uma ferramenta milagrosa de cura, mas um caminho arduamente percorrido com resultados benéficos para a integralidade do ser humano.

Referências:

- Higher Stages of Human Developmente: Perspectives on Adult Growth. NY Oxford University Press – Alexander CN. Langer EJ.

Cursos de Férias - Janeiro e Fevereiro

Cursos de Férias

  Autoconhecimento – Desenvolvimento – Equilíbrio Emocional
INSCRIÇÕES ABERTAS! – Reserve já a sua vaga!


Vamos iniciar o ano com  novos cursos,  workshops, grupos e oficinas:

1.       Dia 10 de Janeiro - teremos o Módulo I do Curso – Terapia Focada na Compaixão – Pesquisas realizadas no CCARE da Universidade revelam as evidencias cientificas que a bondade detém o poder de curar.  A Terapia Focada Compaixão foi desenvolvida pelo Prof. Paul Gilbert da Universidade de Derby, ela utiliza práticas contemporâneas para cultivar a compaixão e a atenção que têm suas raízes na Psicologia Budista. A Terapia Focada na Compaixão nos ajuda compreender os caminhos que as nossas emoções desequilibrar a nossa vida e como podemos a prender a trabalhar com os nossos sentimentos e dificuldades de forma mais compassiva. O curso vai ter dois módulos. Inscreva-se já e garanta a sua vaga – estão disponíveis apenas 10.

2.       Dia 20 de Janeiro – Começa o Programa de oito semanas de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – Terapia baseada em Mindfulness é um programa desenvolvido para ajudar as pessoas que sofrem de repetidas crises de depressão, stress, ansiedade, infelicidade e dores crônicas e muito mais. Ele combina as ideias de Terapia Cognitiva com as praticas meditativas e atitudes baseadas no cultivo da atenção plena. O coração deste trabalho reside em conhecer os modos da mente ou os transtornos de humor e ao mesmo tempo aprender a desenvolver uma nova relação com eles. A MBSR foi desenvolvida por Jon Kabat Zin, Zindel Segal, Mark williamns e John Teasdale,. Curso Apostilado!
3.       Dia 17 de Janeiro teremos o Workshop Oficina da Alma com Mandalas e YantrasVenha aprender as diversas formas de se utilizar as Mandalas e os Yantras: na Educação, nas Artes, nas Terapias, na Meditação, no Autoconhecimento, nos Recursos Humanos. Este encontro propõe a você desenhar e pintar Mandalas e Yantras, desenvolvendo a criatividade, abrindo o coração para a Intuição e o Amor e assim encontrando uma forma de conexão com o Self. Serão abertas 10 vagas. Inscreva-se já e garanta a sua.

4.       Dia 5 de Fevereiro começaremos a Quarta Oficina de Meditação e Saúde – Encontros semanais (toda a quinta feira) durante um ano, onde serão ensinadas diversas técnicas de meditação dinâmicas e passivas, exercícios de visualização, técnicas de respiração e de relaxamento. A Oficina tem o objetivo de incentivar a prática da meditação de forma diária e assim permitir que o aluno encontre aquela que mais atende às suas próprias características e assim possa usufruir dos amplos benefícios físicos, emocionais, mentais e até mesmo espirituais. Curso Apostilado!



5.       Dia 5 de Fevereiro iniciamos o Grupo de Estudos de Filosofia Oriental e Meditação Avançada – Para quem já pratica meditação e quer aprofundar a prática e/ou está procurando o autoconhecimento e desenvolvimento/expansão de consciência através dos estudos de textos canônicos e livros orientais, Mestres e seus ensinamentos. Se estiver buscando um local para estudar e ampliar seu conhecimento entre em contato.

6.       Mapa Astral BAZAI para 2015 – Já estamos aceitando encomendas para elaboração do Mapa Astral Chinês para 2015 – Este mapa se baseia na composição da sua estrutura energética segundo a Medicina Chinesa e a Astrologia Chinesa. Com o mapa você recebe sua Sinastria, Análise da Saúde, Biótipo e Guia de alimentação exclusiva, Guia de Profissão adequada à sua estrutura energética. Entregue encadernado para facilitar a consulta. Pode ser enviado para qualquer parte do país.




7.       Retorno do atendimento Psicoterapêutico a partir do dia 9 de Janeiro – com abertura de novos horários na Chácara Santo Antônio e agora também na Av. Paulista (Próximo Metro Trianon).  Para que 2015 não seja um continuam de 2014, comece o ano conhecendo e transformando suas crenças limitantes, trabalhando os pensamentos ruminantes, hábitos que impedem seu desenvolvimento. A Psicoterapia é um instrumento que além de levar à transformação, ao autoconhecimento também desenvolve e expande a consciência, permite que o indivíduo volte ao seu caminho natural em vez de trilhar atalhos impedem que ele chegue ao equilíbrio emocional e, harmonia consigo mesmo e com o Universo.

8.       Retiros para 2015 – Estamos aceitando as inscrições para os interessados em Retiro de Meditação e Silencio para 2015 (Abril, Maio, Setembro e Novemmbro).


Facilitadora: Sonia Ap. Fonseca Santos (Saleela Devi) – Analista Junguiana, Psicoterapeuta, Integral Therapist, Mindfulness Therapist, Spiritual and Life Coaching com mais de 15 anos de experiência. Atende com diversas técnicas: Terapia de Regressão, Hipnose Ericssoniana, Psicologia Contemplativa, Transe de Terceira Geração da Hipnose, Voice Dialogue, entre outras para desenvolver e expandir a consciência. Professora de Filosofia Oriental facilita e coordena cursos e grupos de estudos e retiros nas diversas dimensões do Ser, estudou com Mestres e Doutores como Terry Partner Phd. in Integral Psychology, Dra Tamara Russeell Phd Psychology of London College entre outros. Atende só com hora marcada.

CONTATO para inscrição e marcação de consulta:


Tel. (11) 9 9463 5825

Local: Rua Dona Eponina Afonseca, 130 Ch. Santo Antônio SP/SP ou Av Paulista (Próximo do Metro Trianon)

Todos cursos podem ser oferecidos em outras cidades e estados, espaços e empresas. Entre em contato e saiba mais.

Não praticamos Spam, estamos apenas divulgando nosso trabalho. Se desejar remover seu nome do nosso Mailing basta nos solicitar.


DIVULGUE, COMPARTILHE, CONVIDE OS AMIGOS

domingo, 28 de dezembro de 2014

Criando alternativas para mudar!

FAZENDO DE 2015 UM MARCO DE TRANSFORMAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO
Criando alternativas para mudar!
 
Um ano termina e a  maior parte das metas estabelecidas não foram alcançadas, outro ano começa e fazemos para nós mesmos uma série de novas promessas, estabelecemos muitas metas, e mal nos damos conta que não buscamos as transformações necessárias em nós mesmos para que estas metas possam ser realizadas.

Sim, para que muitas de nossas metas se tornem realizadas é preciso provocarmos as mudanças primeiro em nós. Qualquer que seja a sua profissão, sua forma de atuação no mundo, você deveria faze um Psicoterapia.

A Psicoterapia é uma poderosa ferramenta para nos conhecermos melhor, desconstruir crenças limitantes, hábitos permissivos, comportamentos inadequados, que simplesmente se transformam em obstáculos para a realização das nossas metas. Somos nós os responsáveis pela vida que levamos e não o mundo externo. A Psicoterapia tem métodos de investigação que buscam o significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias que produzimos e com o qual validamos nossa interpretação, assim facilmente ficamos estagnados, emperrados na vida.
A Psicoterapia proporciona ao individuo o autoconhecimento, e através dele vamos nos transformando, curando traumas, dores emocionais, compreendendo a composição das formações psíquicas mais complicadas, reduzindo os sintomas que provocam sofrimento e limitações.
Uma das principais funções da Psicoterapia se dá através da análise, de forma a buscar a origem dos sintomas ou dos comportamentos manifestos, ou do que a pessoa verbaliza mas não realiza. Para isto é importante que o indivíduo trabalhe  para vencer suas resistências que o impedem de acessar seu inconsciente.

Seja qual for a sua profissão: professor, executivo, advogado, medico, ou mesmo uma dona de casa ou mesmo um estudante buscando uma carreira profissional, ou qualquer profissão que lida com outras pessoas e seus sentimentos e emoções, angustias e tristezas, preocupações e com o cotidiano estressante deveria compreender antes de tudo a importância de olhar para si - mesmo, isto possibilita até mesmo uma melhor compreensão do outro!

Comece o ano de forma diferente, desta vez de fazer promessas, estabelecer uma série de metas sem nenhum planejamento antecipado, busque pela Psicoterapia, promova as transformações e o autoconhecimento primeiro. Não permita que a sua vida seja uma repetição de pensamentos ruminantes, fantasias, comportamentos e hábitos. Faça de 2015 um marco de transformação na sua vida, traçando novos caminhos, descobrindo novas maneiras e atitudes, desenvolvendo e expandindo sua consciência.

Saiba mais entrando em contato:
Sonia Ap. F. Santos (Saleela Devi) – Psicoterapeuta, Analista Junguiana, Mindfulness Therapist, Contemplative Therapist.
Blog: http://saleeladeviterapias.blogspot.com.br/





sábado, 27 de dezembro de 2014

PSICOTERAPIA E COMPETITIVIDADE


A Psicoterapia é uma das ferramentas da investigação da mente, do desenvolvimento e expansão da consciência e da transformação do comportamento. Sua função é contribuir para que as pessoas conheçam a si – mesmas e provoquem as mudanças necessárias nos seus hábitos, reconheçam suas crenças e comportamentos limitantes; lidem melhor com as pressões diárias e aprenda a se relacionar melhor em todos os ambientes, o que é muito importante dentro da liderança empresarial.

Atualmente, o que mais se observa é uma busca frenética pelo crescimento profissional rápido de forma a sustentar as ambições e cobranças sociais. Por isso os investimentos giram em torno de cursos de especialização, MBA’s, idiomas entre outros de forma que possibilite ao profissional ascender mais rápido os degraus dentro da estrutura organizacional. Mas um canal pouco explorado e que, no entanto pode ser extremamente importante no desenvolvimento pessoal e profissional é o do autoconhecimento.

Uma notícia excelente seria se as empresas incluíssem em seu programa de treinamento anual ou junto com a avaliação de desempenho a indicação da psicoterapia como uma técnica relevante para o aprimoramento profissional, o que poderia gerar um quadro de profissionais melhor qualificados em outros âmbitos além das habilidades profissionais, mas que influenciam no comprometimento, nas relações interpessoais, nas demandas em um trabalho de equipe, na excelência do serviço oferecido pelo profissional.

Muitas pessoas graduam-se em universidades ou cursos de alto nível, mas quando entram para a vida prática profissional não sabem lidar com as pressões do cotidiano, dos prazos curtos, competitividade, com personalidades conflitantes abalando a saúde mental/emocional o que eleva o nível de stress, gera ansiedade, causa insônia, provoca problemas cardiorrespiratórios, dores crônicas entre outras enfermidades.

Um verdadeiro líder antes de tudo conhece a si mesmo e desta forma aprende a lidar melhor com os outros. Uma das principais premissas que um profissional e uma empresa deveriam levar em consideração seria colocar a saúde mental entre os benefícios oferecidos ao seu quadro de profissionais.

Sonia Ap. Fonseca Santos (Saleela Devi) – Analista Junguiana, Psicoterapeuta, Integral Therapist, Mindfulness Therapist. Utiliza diversas técnicas no set terapêutico como: Psicologia Contemplativa, Voice Dialogue, Trance Therapy, Hipnose Ericssoniana e de Terceira Geração Preocupada em desenvolver e expandir a consciência coordena grupos de estudos de Filosofia Oriental e Meditação. Facilita cursos, oficinas e retiros nas diversas dimensões do Ser. Estudou com Mestres e Doutores como Terry Partner Phd. in Integral Psychology; Spiral Dynamics – Don Beck, Integral Therapy – Ken Wilber, MIndfulness Body in Mind – Dra Tamara Russell do King College London entre outros. Atende com hora marcada em consultório na Zona Sul região da Chácara Santo Antônio e na Av. Paulista.

CONTATO:
Tel. (11) 9 9463 5825

http://saleeladeviterapias.blogspot.com.br/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Retiro no Templo Taikanji - Tema - Terapia Focada na Autocompaixão

O Retiro Templo Taikanji aconteceu de 12 de dezembro de 2014 a 14 de Dezembro de 2014 na Serra da Cantareira no bairro Pedra Bela do Meio no Templo Taikanji dedicado à Deusa da Compaixão Kuan Yin, com a colaboração do Monge Enjo.

O tema abordado foi dentro da Terapia focada na Compaixão do CCARE da Universidade de Stanford demonstrando a importância da Autocompaixão com técnicas e exercícios dentro desta abordagem. Abaixo as fotos do evento.

Dentro do templo Taikanji - uma pausa entre as aulas e meditação!

SAMU - auxiliando na cozinha


O Retiro me proporcionou uma evolução de conhecimentos práticos e teóricos dos ensinamentos milenares do Budismo e da Compaixão. Tive a oportunidade de aprender a praticar as ferramentas para uma vida mais segura, saudável, feliz e fluida (leve). Realizar a Mindfulness: através da Body Scan, Meditação Metta Bhavana, Meditação da Bondade amorosa me proporcionou perceber melhor os meus sentimentos através do meu corpo, para que eu possa transmuta-los e curá-los sem sofrimentos ou rancores. O local é muito aconchegante e me proporcionou sensações deliciosas de perfumes, aromas  e vegetações exuberantes. O Templo da deusa Kuan Yin remete a leveza, ao silencio que potencializa a concentração das práticas de meditação!. -  Cristina M. Cotta

Monge Enjo é o cafezinho depois do almoço


Gostei muito do retiro. Foram dois dias de silencio que trouxeram introspecção e maior contato conosco mesmo. Gostei muito docarinho com que fomos recebidos e principalmente da comida que é feita com carinho que me gez sentir muito acolhida. O lugar tem tudo que precisamos, natureza a mor. Adorei a cerimonia da manhã com sino e tambor, me sentir leve e conectada com o Universo, além dos textos profundos e simples...” – Ana C V T Berntz



SAMU - ajudando a limpar a entrada do templo dos musgos ou matinhos.




Gostaria de iniciar agradecendo a todas vocês pelo acolhimento e por dividirem comigo um pouco da sabedoria de vocês. Saleela em especial por ter me proporcionado esta possibilidade. Apesar de ser a minha primeira vez em um Retiro, não tive nenhum estranhamento, muito pelo contrário, nestes dois dias pude entrar em contato com questões das quais farão toda a diferença em minha vida, percebi que o silenciar das palavras, faz com que possamos ouvir nosso EU interior, para assim ressignificarmos o que for necessário. Quanto ao Templo Taikanji, difícil não achar bons adjetivos para descrevê-lo. Pois o local transmite a paz necessária para a prática da meditação seja ela qual for...” -  Ioneis Fiel


Ultimo dia!


...Ir ao Templo Taikanji foi uma excelente oportunidade para entrar em contato com a natureza, com novos ensinamentos e principalmente com um modo de encarar o mundo e a mim mesma de uma outra perspectiva. O local é bonito, bem cuidado, agradável e nos convida a refletir e desejar ficar em silencio, voltados para nós mesmos...” -  Eliana Antonia dos Reis

Dentro do Templo, nossas aulas


Vista em frente ao Templo

Caminho de Lavanda

Porta do Templo com imagem da |Deusa

Aula de Meditação





                                                       Entrada do templo Taikanji